Desenho geométrico

Description

Estudo de geometria
Isabella Nannini Storti Barbosa
Note by Isabella Nannini Storti Barbosa, updated more than 1 year ago
Isabella Nannini Storti Barbosa
Created by Isabella Nannini Storti Barbosa almost 4 years ago
6
0

Resource summary

Page 1

​​​o ponto: ponto è o elemento básico da geometria. Representamos um ponto pela interseção de dois traços ou por uma pequena marca no papel. Os pontos são identificados por letras maiúsculas do nosso alfabeto. Lê-se ponto A, ponto B, ponto C, ponto D e etc. 

A linha: representamos a ideia de linha por figuras como estas (no livro). As linhas são identificadas por letras minúsculas o nosso alfabeto. Lê-se linha a, linha b, linha c, linha d e etc  

O plano:representamos a ideia de plano por meio de figuras como estas (no livro). Os planos são identificados por letras minúsculas do alfabeto grego, tais como (alfa) (beta) ( gama). Lê-se plano alfa, plano beta, plano gama. Em uma linha á infinitos pontos. Já em um plano há infinitas linhas e, consequente-mente, infinitos pontos.

As dimensões: dimensão: sentido em que se mede a extensão para avaliá-la; tamanho. Vamos avaliar o tamanho de um objeto. Por exemplo, um livro. Como podemos medi-lo? Um livro tem três dimensões: o comprimento, a largura e a espessura. Por essa razão, dizemos que ele è tridimensional (tri=três). Para avaliar o tamanho de uma das folhas de um livro, medimos seu comprimento e sua largura ( considerando uma folha bastante fina, desprezando  sua espessura): A folha possui duas dimensões; por isso, dizemos que ela è bidimensional (bi=dois). Dobrando uma folha de papel, o vinco dessa dobra nos da a ideia de linha. Para avaliar o tamanho da linha, medimos o seu comprimento (ela não tem largura nem espessura) como a linha possui apenas uma dimensão, dizemos que ela è unidimensional. Duas dobras na folha determinam duas linhas que, quando se cruzam, definem um ponto. O ponto não tem dimensões, dizemos que ele è adimensional (sem dimensão) 

As linhas: quando desenhamos, fazendo o lápis e deslocar sobre o papel, representamos a imagem gráfica de uma linha. As linhas podem ter vários formatos. Linhas curvas abertas, linhas curvas fechadas, linha reta, linhas poligonais abertas, linhas poligonais fechadas, linhas mistas, traços contínuos fraco médio e forte, tracejada, pontilhada, combinada de traço e ponto.

A reta: a figura a seguir è a representação gráfica de uma reta. (No livro). Caso fosse possível continuar prolongando a reta indefinidamente, ela teria uma extensão infinita. Uma reta è infinita e possui infinitos pontos. Por um ponto passam infinitas Retas

Show full summary Hide full summary

Similar

Tec. Vestuario_MArechal_rondon
Emmanuel Fonseca
Fases do desenho
Gabriela Scheer
Desenho Geométrico - Matéria da 1° etapa
Catarina Araújo
Desenho técnico
Leandro JG
Briefing Klass Design
kaisson medeiros
Introdução
arethamhalves
Fases do desenho na sua cabeça e quando desenha
Natália Barbosa
Programa de Necessidades
brunaseelent21
Character Design - O confronto dos deuses
Isaias Junior
Animação
Luci Silva