DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS

Description

DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS by Mellina Grolli Zarbielli Pinheiro.
Mellina Grolli Zarbielli Pinheiro
Note by Mellina Grolli Zarbielli Pinheiro, updated more than 1 year ago
Mellina Grolli Zarbielli Pinheiro
Created by Mellina Grolli Zarbielli Pinheiro almost 4 years ago
28
0

Resource summary

Page 1

O que é um microrganismo? É um pequeno organismo, muito pequeno, quase não é visível. Pode ser uma bactéria, vírus, fungo, protozoário. Possui uma célula, unicelular. O que é uma célula? É a menor unidade básica da vida, todos os seres vivos são formados por células. O que é uma célula procarionte? E uma célula eucarionte? Procarionte é o material genético solto. Eucarionte é o material genético dentro do núcleo. Nós somos EUcarionte. O que é um  organismo unicelular? E um organismo pluricelular? Unicelular, quer dizer que tem uma célula (bactérias, protozoários). E pluricelular tem mais de uma célula (seres humanos) O que é uma colônia? São bactérias que vivem juntas. PROTOZOÁRIOS: unicelular, eucarionte. FUNGOS: unicelular e pluricelular, eucarionte. BACTÉRIAS: unicelular, procarionte, em colônia. VÍRUS: acelular (não tem célula).

Page 2

PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS Lavar as mãos; Lenços descartáveis; Bebidas quentes; Alimentos com vitaminas; Máscaras de proteção; Sono de qualidade; Antissépticos (álcool em gel); Exercício. SINTOMAS DE DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS Tosse; Dor de cabeça; Dor de garganta; Espirro; Fadiga; Febre; Dor no corpo; Nariz escorrendo ou entupido.

Page 3

INFECÇÕES DO APARELHO DIGESTÓRIO Cárie: bactéria (unicelular, procarionte, em colônia). A prevenção é pelos hábitos de higiene básicos como escovar os dentes. Caxumba: vírus (acelular) transmitido pela saliva. Provoca inchaço das glândulas salivares e é combatida pela vacinação. Hepatites: vírus (acelular) que provoca infecções no fígado. Rotavírus: vírus (acelular) transmitido pelo contato com água e pessoas contaminadas. Pode ser prevenida pelos hábitos de higiene básicos e provoca diarreia. Salmonelose: bactéria(unicelular, procarionte, em colônia) Salmonella que é encontrada na casca do ovo e carnes de frango. Pode prevenir cozinhando bem esses alimentos e causa diarreia. Cólera: bactéria (unicelular, procarionte, em colônia) que pode desidratar alguém em horas porque provoca uma diarreia muito intensa. A transmissão ocorre por meio da água contaminada por fezes dos doentes. Amebíase: protozoário (unicelular, eucarionte) que se multiplicam no intestino e libera cistos nas fezes. Provocada por amebas. A transmissão ocorre por alimentos ou água contaminados.

Page 4

INFECÇÕES NA PELE Sarampo, catapora (varicela) e rubéola: são provocadas por vírus, transmitidas pelo ar e provocam manchas na pele. Entre elas, o sarampo é a mais contagiosa. As três doenças sã evitáveis por meio da vacinação. Micoses: causada por fungo que está no ar e ficam em lugares úmidos como entre os dedos do pé. O tratamento é longo porém a prevenção é simples, secar-se bem depois do banho e banhos de piscina. Leptospirose: provocada por uma bactéria encontrada na urina de ratos contaminados, que penetra na pele e se espalha pelo corpo. Pode evitar por hábitos básicos de higiene e evitar contato com a água de enchentes. INFECÇÕES DAS VIAS URINÁRIAS Cistite: causada por uma bactéria presente naturalmente no intestino, mas causa complicações se for para a bexiga. Pode ser prevenida pelos hábitos de higiene.

Page 5

DOENÇAS NEUROLÓGICAS Meningite: pode ser causada por vírus, bactéria e fungo (a mais perigosa é a bacteriana), atinge as meninges - membranas que protegem os órgãos do sistema nervoso. Causa dor de cabeça, febre e rigidez na nuca. Tétano, botulismo, raiva e poliomelite: afetam diretamente o sistema nervoso. A bactéria tétano entra no organismo através de cortes por algo contaminado, enrijece s músculos e a respiração. O botulismo é muito frequente em enlatados, por isso não é recomendado abrir recipientes estufados e ingerir, causado por bactéria.  A raiva é provocada por vírus que infecciona vários mamíferos e é transmitida pela saliva de animais contaminados e causa completa paralisia. A poliomelite também causa paralisia e é causada por vírus, é transmitida pela saliva e acontece somente em humanos, não registros da doença há algumas décadas pela vacinação aqui no Brasil. DOENÇAS SISTÊMICAS (atingem vários órgãos) Peste bubônica: foi uma epidemia que aconteceu na Europa, causada por uma bactéria presente na pulga do mamífero doente, provoca febres e manchas escuras. Antraz: causada por bactéria que provoca diferentes complicações dependendo do local afetado. Foi utilizada como bioterrorismo, em 2001, nos Estados Unidos. Febre maculosa: causada por bactéria, transmitida pelo carrapato-estrela contaminado. Os sintomas são febre, dores e vômitos, mas o desenvolvimento pode causar complicações.

Page 6

DOENÇAS SISTÊMICAS Aids: causada pelo vírus HIV, transmitido pelo sangue e contato sexual. A doença deixa a pessoa frágil, mais suscetível a infecções por outros microrganismos. Não existe uma cura, porém é controlada por um coquetel de remédios disponíveis gratuitamente pelo SUS. Dengue, zika e febre amarela: são doenças tropicais transmitidas por mosquitos, especialmente o Aedes aegypti. Podemos prevenir e impedir a propagação, evitando a água parada. Malária: causada por um protozoário que infecta hemácias do sangue, causando febres altas. É pela picada do mosquito Anopheles.

Page 7

LUTANDO CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS A melhor forma de lutar contra doenças infecciosas é prevenindo-as. Muitas são transmitidas por meio da água contaminada ou por insetos e animais. Por isso, o saneamento básico é tão importante para a saúde pública. Ele compreende o tratamento da água e do esgoto, mas também as medidas de escoamento de água das chuvas.  Outra forma de prevenir é pela vacinação ou antibióticos   O QUE SAÚDE?  Durante muito tempo, saúde foi definida apenas como um estado de ausência de doença. No entanto, esse conceito evoluiu e atualmente consideramos que saúde engloba bem-estar físico, mental e social.   SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) É um direito de todos os brasileiros. -tratar todos de forma particular. / -atender todos os brasileiros. / - implementar medidas de prevenção e educativas. O SUS é responsável pelo saneamento básico em pequenas cidades, pela vigilância sanitária e distribuição de vacinas.

Page 8

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE VACINA E SORO? Enquanto a vacina provoca a formação de anticorpos, "ensinando" o corpo a se defender dos patógenos, o soro contém anticorpos prontos. Ele é necessário em casos de episódios graves e súbitos, como picadas de cobras e outros animais venenosos, ou mordidas de animais com raiva.

Show full summary Hide full summary

Similar

Microrganismos, Vacina e Soro
Yuri Henrique
Principais temas para estudar em Biologia
Marina Faria
Principais temas para estudar em Biologia
GoConqr suporte .
Vírus
Alessandra S.
Glossário de Biologia Geral
Alessandra S.
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
Orgão Coração Humano
Alessandra S.
Glossário de Biologia Geral
Échelem Machado
Vírus
Chiara Cunha
Glossário de Biologia
isabella cabral