Litoral Brasileiro

Description

2º ano Geografia Note on Litoral Brasileiro, created by Mirielly Ranny on 23/06/2020.
Mirielly Ranny
Note by Mirielly Ranny, updated more than 1 year ago
Mirielly Ranny
Created by Mirielly Ranny almost 4 years ago
33
0

Resource summary

Page 1

Características Gerais

Banhado por inteiro pelo Oceano Atlântico, partindo do Cabo Grande (AP) até o Arroio Chuí (RS) totalizando 7 367 Km. Área de concentração de cidades e população; presença massiva de aglomerados urbanos no eixo Rio-São Paulo. Território estratégico econômico: turismo, pesca, extração petrolífera, portos de exportação.

Page 2

Direito do Mar (1950)

Mar Territorial(22 Km da costa em direção ao mar): assegurada a soberania completa do país que tem costa nessa região Zona Contígua(22 Km do mar territorial em direção ao oceano): afere o poder de fiscalização dessa região ao país costeiro, contando que o mesmo não impeça a passagem de quaisquer embarcações inocentes nessa zona. Zona Econômica Exclusiva –ZEE (a extensão de 370 Km da costa em direção ao oceano): confere ao país costeiro a prioridade de quaisquer explorações econômicas, científicas, na zona. (Nos referimos a essa zona como Amazônia Azul.)

Page 3

Regiões Litorâneas Brasileiras

Costa Norte Ou Litoral Amazônico: costas baixas Facilmente inundável, propiciando o predomínio de manguezais (ambientes transitórios de águas salobras e rico em biodiversidade). Sedimentos trazidos para essa costa são argilosos (finos), propiciando terrenos lamacentos na Região Norte. À medida que nos aproximamos do Maranhão, os sedimento se tornaram mais arenosos até chegar nas primeiras formações de dunas. Portos Principais: Santana (AP), Belém (PA), Pontal da Madeira (MA). Atividade Econômica: pesca e comércio de camarão.

Litoral Nordestino: Costa Nordeste Setentrional: do litoral maranhense ao Rio Grande do Norte. GrupoBarreiras:iníciodalinhacosteiradefalésiasqueseestendeatéoRiodeJaneiro;paredões de rocha sedimentar em processo de erosão. Clima seco,priorizando o intemperismo químico e a erosão eólica (formação de dunas na costa). Produção de Sal: baixa incidência de chuvas e alta taxa de evaporação tornam os litorais do Rio Grande do Norte e Ceará perfeitos para implantações de salinas solares.

Litoral Nordestino: Costa Nordeste Oriental: do Rio Grande do Norte ao Recôncavo Baiano. Plataforma Continental Estreita: maior presença de recifes naturais(deposição de arenito), corais e ilhas Manguezais: têm presença em todo litoral brasileiro, com exceção da Costa Sul; todavia, nessa parte do país existe uma cultura íntima para como mangue, sendo usado como meio de sobrevivência para muitas populações periféricas.

Litoral ou Costa Leste: estende-se do Recôncavo Baiano até o norte do Espírito Santo. Costa de transição entre a Nordestina e a Sudestina. Continuação do Grupo Barreiras de falésias. Litoral arenoso, retilíneo, presença de lagunas criadas por cordões arenosos, e vegetação de restinga.

Litoral ou Costa Sudeste: do sul do Espírito Santo até Santa Catarina. Divide-se entre costões rochosos de rochas cristalinas antigas, como a Serra do Mar,e praias arenosas de restinga. Seção final do Grupo Barreiras de falésias. Presença de manguezais, lagunas,etc. Região de maior concentração populacional e industrial do país, com presença concentrada dos mais importantes portos de exportação e cabotagem do país.

Litoral ou Costa Sul: de Santa Catarina ao extremo sul brasileiro, Arroio Chuí. Litoral monótono, baixo, arenoso, com presença de restingas, lagunas e dunas. Única seção do litoral brasileiro que não possui mangues em suas fozes; há presença de gramíneas em seu lugar.

Page 4

Formações no Mar Brasileiro

Recifes: formações rochosas submersas,ou semi-seubmersas, pelo mar. Atol das Rocas: recife de 7 mil hectares, a 300 Km do Rio Grande do Norte. Santuário de inúmeras espécies animais e de pesquisas científicas marinhas. Composto por rochas carbonáticas (rocas) e duas ilhas, do Farol e do Cemitério.

Ilhas: têm origens das mais diversas (vulcanismo ou fragmentação); seu conjunto é denominado arquipélago. Seu isolamento geográfico as torna localidades de fauna e flora limitada. Arquipélago de Trindade e Martin Vaz: a 1200 km da costa do Espírito Santo, tem origem nos extravasamentos vulcânicos e resfriamento de magma no mar ocorridos com a abertura do Oceano Atlântico. Sua fauna e flora é objeto de estudos científicos. Ilhas de São Pedro e São Paulo: a 980 Km da costa do Rio Grande do Norte, abrigam estações meteorológicas e centros de estudo das dinâmicas das correntes marítimas. Arquipélago de Fernando de Noronha: a 350 Km de Pernambuco, é a formação marítima brasileira mais popular. Surgiu a partir da fragmentação do continente durante a separação da Pangeia e a abertura do Oceano Atlântico. São 20 ilhas que têm como principal atividade o turismo ecológico.

Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo