Hardware

Description

Modo simplificado de componentes para montagem de um computador.
Fabricio Santos
Note by Fabricio Santos, updated more than 1 year ago
Fabricio Santos
Created by Fabricio Santos over 8 years ago
662
9

Resource summary

Page 1

Componentes ExternosMonitor:É o mais importante dispositivo de entrada e saída de dados do PC. Ele dá a você a situação imediata do que está acontecendo no computador. A informação que necessita ser apresentada visualmente é enviada ao monitor através da placa de vídeo que converte os sinais elétricos da CPU para minúsculos pontos de cor chamados: Pixels,eles formam a imagem na tela.

Teclado:É um periférico de entrada de dados, ou seja, através dele as informações inseridas no PC. É conhecido também comoconsole; Nos teclados mais antigos existe uma chave queseleciona as opções: AT ou XT. Existem vários padrões de teclado, entre eles o teclado padrão IBM/PC, que possui 101 teclas que se dividem em quatro grupos:Alfanumérico: Corresponde a maioria das teclas e é composto pelas teclas de caracteres alfabéticos, numéricos, de símbolos e especiais. As principais são: ESC, TAB, CAPSLOCK, SHIFT, CTRL, ALT, ENTER e BACK SPACE.Numérico: Localiza-se a direita do teclado; Além dos números também estão nesse grupo os caracteres: * ( multiplicação ), / ( divisão ), - ( subtração ), + ( adição ) e Num Lock.Controle de tela: Têm funções diferentes de acordo com o software ( programa ) que vai usar.São elas: Print Screen, Scroll Lock, Pause Break, Insert, Delete ( Del ), Home, End,Page Up, Page down, setas de direção.Funções: É composto pelas teclas de F1 até F12 e as funções das teclas muda de acordo com o programa que usar.

Mouse:É um periférico de entrada de dados. Funciona como um ponteiro na tela que chama-se:cursor. Antigamente o mouse era conectado a uma porta serial, mas hoje em dia já foi praticamente substituído pelas portas USB ou PS/2. O mouse de "bolinha"também está sendo substituído pelo mouse óptico, que além de ter uma precisão maior ainda acumula uma quantidade menor de sujeira; Outra coisa interessante nesses novos modelos é essa roda no meio ( wheel ), que permite a rolagem sobre as páginas.

Gabinete:É a estrutura onde são montados todos os componentes do micro: Fonte, placa-mãe, drivers, disco rígido,CD-ROM, etc. Geralmente o gabinete é confundido com a CPU Central Processing Unit (Unidade central de processamento, em português); CPU é apenas o Processador e no gabinete ficam guardados os componentes internos do micro que serão o próximo assunto a abordarmos.

Componentes Internos:Placa mãe:Acopla todos os componentes de um computador, ou seja, é onde todos os equipamentos se encaixam. É uma placa de circuitos composta de caminhos dedados (barramentos ) e lacunas para encaixar os equipamentos ( slots ).

Processador:É o "cérebro" do computador. Ele também é chamado de micro processador ou CPU e é responsável por processar as informações do PC. OS grandes fabricantes de processador são: Intel e AMD. A Freqüência "velocidade" do processador chama-se: Clock.

Memória: A função da memória é armazenar dados. Existem diversos tipos de memórias. Memórias permanentes e virtuais, cada uma com função definida: Principal (RAM e ROM) Auxiliar (Virtual e Cache) Secundária ( HD, Floppy, CD/DVD-ROM, etc. ) Memória RAM: (Memória de Acesso Aleatório ) é a mais importante. Só funciona com o computador ligado, por isso, é chamada de volátil. A CPU é que mais utiliza esse tipo de memória. O processador processa as informações, mas quem executa é a memória RAM. Ela também é chamada de "pente de memória" e pode ter diferentes capacidades: 64MB, 128MB, 256MB, 512MB, 1GB, 2GB, etc. Memória ROM: (Memória somente para Leitura ): Armazena dados importantes do fabricante do equipamento e não podem ser utilizadas pelo usuário. Nela estão todos os dados básicos para o PC funcionar. Ao conjunto formado pelas memórias RAM e ROM dá se o nome de Memória Principal. Memória Cache: Encontra-se no processador e trabalha em sincronia com a RAM, porém ela armazena dados mais rápidos, é um tipo de RAM estática: é uma SRAM. Sua função é armazenar os dados mais recentes requisitados pela RAM principal. Funciona assim:Quando a CPU requisita um dado à RAM, ele é copiado para a Cache para que, se for solicitado novamente, não seja necessário buscar na RAM outra vez. Sua desvantagem é que ela é muito menor que a RAM.

Fonte de Alimentação: É o módulo que fornece energia elétrica ao micro. As fontes de alimentação utilizadas hoje em dia são do tipo chaveada ( aumenta o rendimento e torna a fonte mais compacta ).

HD / Disco Rígido:É o local onde se instala o Sistema Operacional (Windows, Linux ), e onde armazenamos nossos arquivos ( word, Excel,pastas, fotos, vídeos, etc.). Nele se cria uma memória virtual quando necessário. Pode também ser chamado de Winchester.Fotos na sequência: HD IDE, HD SATA E HD SSD

Unidade de CD/ DVD:Faz a leitura e/ou gravação de mídias de CD e DVD. A capacidade de armazenamento do CD foi originalmente definida em 650MB, mas hoje é 700MB. Já o DVD tem uma capacidade de 4,7GB, ou seja quase 07 vezes a capacidade de um CD. Os tipos mais comuns de CDs e DVDs são:CD/DVD-ROM: disco que já vem gravado com informações de fábrica. É um cd/dvd somente para leitura.CD/DVD-R: é o cd/dvd virgem. Só pode ser gravado uma vez e significa cd/dvd gravável.CD/DVD-RW: é um cd/dvd regravável. Pode ser gravado sucessivas vezes.

Placa de Rede:É um dispositivo de entrada e saída de dados e permite a comunicação através da estrutura de cabeamentos.É também conhecida como: Adaptador de rede, NIC ( Placa de Interface de Rede ) ou Placa Ethernet ( por causa da arquitetura usada).

Placa de Som:É um dispositivo de entrada e saída de informaçõesque permite transformar as informações digitais dos programas ejogos em som stereo através das caixas de som. Sem ela não seriapossível ouvir os sons de jogos e programas, nem tão pouco ouvirmúsicas, ouvir o áudio de filmes, etc.

Placa de Vídeo:É um dispositivo de saída de dados que permite que os dados apareçam no monitor de vídeo do computador. Todos osdados que saem da CPU em direção ao monitor passam pela Placade Vídeo, que converte os sinais elétricos digitais em sinais RGB (cores primárias ). Existem também as placas de vídeo 3D (conhecidas como: Placas Aceleradoras ), elas trazem um processador próprio que realiza cálculos de ambientes tridimensionais. Todas as placas de vídeo possuem memória, a chamada Memória de Vídeo,que nada mais é que a memória DRAM utilizada apenas para armazenar os dados de imagem ( pixels e suas cores). Quanto mais memória de vídeo maior a sua resolução e mais cores a imagem do computador pode apresentar.Importante quem define a qualidade de imagem é a placa de vídeo e não o monitor como muita gente pensa.

Cooler:São pequenos ventiladores responsáveis pela refrigeração dos componentes do computador. Eles são fundamentais, tendo em vista que sem eles os componentes podem super-aquecer e queimar.

Show full summary Hide full summary

Similar

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Noções de Informática
Carlos Jr Uchôa
Informática Básica
Neylor Farias Ma
Informática de A a Z
fabianomotta
Informática - questões gerais
António Mordido
Introdução ao Microsoft Word
Roberto Becker
Informatica para Concursos - Hardware básico
Rômulo Santos