Como se preparar para OAB

Alessandra S.
Note by Alessandra S., updated more than 1 year ago
8076
7
0

Description

Como se preparar para OAB. Dicas para se preparar para o Exame Da Ordem.
Tags

Resource summary

Page 1

Devemos definir quais matérias iremos estudar, ou seja, as prioridades de estudo. Todas as matérias são de extrema importância de estudo, porém devemos ter um planejamento de qual iremos estudar, definindo também a quantidade de tempo para cada matéria, deixando visível a matéria e o conteúdo que será estudado a seguir.Em primeiro lugar lembre-se você não vai conseguir absorver em 3 ou 4 meses toda matéria de 5 anos, ou seja, é muita matéria para pouco tempo, pois na verdade a grande maioria dos alunos começam a se preparar  na véspera do Exame de Ordem.Vamos em frente, as dicas são apenas sugestões que podem fazer toda a diferença , é claro que cada pessoa tem sua estratégia de estudo, no entanto, percebemos que as pessoas que adotam nossas dicas de certa forma tem alcançado bons resultados. Bom pense bem se precisamos de 50 pontos o ideal é focar nos estudos inicialmente nas matérias que tem menos conteúdos e que irá nos garantir mais pontos. Vamos a elas:Direito tributário em média 10 pontos – Direito Administrativo em média 10 pontos – Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 15 pontos – Direito Constitucional em média 10 pontos – Ética e Legislação em média 10 pontos (essa com o menor conteúdo a ser estudado).Acreditamos que essas matérias acima citadas têm que ter profundidade e temos que tentar gabaritá-las. Essas matérias podem nos proporcionar uma alta pontuação , pois estaremos estudando para em média 55 pontos.É claro que direito civil processo civil, direito penal e processo penal também são fundamentais, no entanto, focar nessas matérias com grande conteúdo a ser estudado seria um erro.Então a dica é, focar com disciplina e  determinação nas matérias que mais pontuam e buscar acertar o máximo possível dessas matérias. Devemos sim estudar as outras matérias, pois vamos dar um exemplo, o aluno tem a prova com 100 questões, com foco nas principais que pontuam você acertou dos 55 pontos apenas 35 pontos, sendo assim, o aluno precisara apenas de mais 15 pontos para ser aprovado na 1ª fase, tendo assim as outras matérias para buscar os 15 pontos faltantes.Lembrando são apenas dicas, mas caso , o aluno tenha outra estratégia poderá aplicar , mas muito cuidado um estratégia errada pode causar a sua reprovação, por isso com calma vamos postar todas as dicas possíveis para que você seja aprovado.

É de extrema importância o estudo da letra da Lei. Devemos ter em mente que os conteúdos abordados e as matérias em geral estão completamente baseadas na letra da lei. Sabemos que muitos autores de livros e professores tem a sua estratégia e sua forma de ensino, porém é fato, que tudo o que é ensinado e  estudado é baseado na letra da elei. Então é importante a leitura dos artigos da lei.

Qual seria o ideal: a realização de um curso ou a leitura de doutrinas? Na verdade são dois métodos de estudo importantíssimos para a sua preparação. O que definirá o melhor método de ensino, é a quantidade de tempo que você terá disponível para estudos. É muito importante a leitura da doutrina, porém se você não possuir tempo suficiente reservado para a leitura de doutrina, o ideal é procurar um curso presencial ou até mesmo um curso online. É importante saber que não devemos dispensar o método de ensino de doutrinas pelos autores que elas produziram, pois são ferramentas essências para a sua preparação. Então você que possui uma quantidade de tempo maior e procura se preparar com uma antecedência considerável, o fundamental é a leitura de doutrina.

A resolução de questões é de fundamental importância para sua preparação. Este é um tópico que pode fazer toda a diferença em sua preparação, pois esta técnica de estudo lhe ajudará muito para o treinamento de provas objetivas.A resolução de questões pode ser encontrada em livros jurídicos, onde estas questões já se encontram resolvidas e comentadas pelos autores. Este método de estudo também pode ser encontrado na internet, por livros em pdf com as questões e os gabaritos.Com a resolução de questões você poderá perceber as técnicas dos examinadores, algumas pegadinhas que caíram na prova, alguns macetes típicas de prova e todas as demais características da banca examinadora. A resolução de questões trará a você uma segurança a mais para o momento decisivo, ou seja, no momento da prova.

a) Utilize acrônimosO acrônimo é utilizado para a memorização de palavras extensas e difíceis de memorizar. Para facilitar a memorização de palavras ou frases extensas, utilizamos siglas, que são formadas pelas primeiras letras ou silabas de cada palavra. Sabemos que os artigos das leis de direito são de difícil memorização, pois são muitas informações a serem guardadas em nossa mente. Por conta disso utilizamos os acrônimos para facilitar nosso entendimento com relação a essas palavras.Esta é uma técnica importante para você que prestara a OAB, pois sabemos que são muitas matérias e leis a serem estudadas e que dificilmente teremos capacidade de memorizar uma quantidade muito grande de informações fornecidas por cada lei. Então é ai que entra o acrônimo. Pegamos por exemplo a primeira silaba de cada palavra e formamos outra palavra que nos ajudara a guardar todas as informações referentes a tal tema.b) Cuidado com palavras generalizantesc) Cuidado com as exceções

Estratégia e planejamento de estudo

Estude a letra da lei

Realização de curso ou leitura de doutrina

Resolução de questões

Memorize

Show full summary Hide full summary

Suggestions

Estudar para Exame da Ordem: 8 passos
GoConqr suporte .
Estudar para Exame da Ordem: 8 passos
Alessandra S.
Dicas de como estudar para a OAB
Alessandra S.
15 matérias mais cobradas na OAB
GoConqr suporte .
Simulado OAB
Alessandra S.
O que estudar para a OAB
GoConqr suporte .
O QUE ESTUDAR PARA OAB
Alessandra S.
Guia de Estudos para OAB 1a Fase
Alessandra S.
15 matérias mais cobradas na OAB
Alessandra S.
9 Dicas sobre a Prova da OAB
GoConqr suporte .
Guia de Estudo para OAB
Alessandra S.
O QUE ESTUDAR PARA OAB
larissa.rr
Simulado OAB
Luiz Fernando
Guia de Estudos para a 1ª fase da OAB
Luiz Fernando
Sites de Conteúdo para a OAB
Alessandra S.
9 Dicas sobre a Prova da OAB
Alessandra S.
Direito Civil
GoConqr suporte .
Ética para OAB
Maria José
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa