Biologia

Description

Breve histórico sobre a área de biologia e suas interfaces.
Cida da Silva Fonseca
Note by Cida da Silva Fonseca, updated more than 1 year ago
Cida da Silva Fonseca
Created by Cida da Silva Fonseca over 8 years ago
18
0

Resource summary

Page 1

Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal. É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável. Os ecossistemas são divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos.

Biologia é o estudo da vida. Trata do conhecimento sobre nós mesmos e sobre o mundo do qual fazemos parte e no qual atuamos. É uma palavra formada pelos termos gregos “bios” (vida) e “logos” (estudo) cujo significado literal é “estudo da vida”. É uma ciência natural que estuda a origem e as características dos seres vivos e suas interações com o ambiente. ~Os seres vivos são divididos em cinco grandes reinos, classificados de acordo com o número de células (unicelulares ou multicelulares), organização celular (procariontes ou eucariontes) e tipo de nutrição (autótrofos ou heterótrofos).~Reino Monera: organismos unicelulares e procariontes (células sem núcleo individual). Ex.: bactérias e algasReino Protista: organismos unicelulares e eucariontes (células com núcleo individual). Ex.: protozoários e algas unicelularesReino Fungi: organismos eucariontes e heterótrofos (não sintetizam o próprio alimento). Ex.: fungos, cogumelos, mofosReino Plantae (Metaphyta): organismos pluricelulares, eucariontes e autótrofos (fotossintetizantes). Ex.: plantasReino Animalia (Metazoa): organismos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos.A Biologia é subdividida em diferentes áreas para aprofundamento dos diversos e complexos aspectos relacionados aos seres vivos, sendo algumas delas: Anatomia, Biologia Evolutiva, Biologia Celular e Molecular, Botânica, Ecologia, Genética, Histologia, Zoologia.Alguns cientistas com relevantes contribuições em algumas áreas da Biologia foram: Alexander Fleming (médico britânico – descobriu a penicilina), Carlos Lineu (botânico sueco – pai da taxonomia moderna), Charles Darwin (naturalista britânico - teoria da evolução das espécies), Louis Pasteur (químico francês - inventor da pasteurização), entre outros.

A Biologia é uma profissão voltada para o estudo das diferentes formas de vida, sua origem, evolução, estrutura e funcionamento, das relações entre os seres vivos, organismos e o meio ambiente.Quem quiser seguir carreira na área de Biologia pode optar por dois caminhos: bacharelado ou licenciatura. No bacharelado, o profissional estará apto a atuar como biólogo em empresas públicas e privadas dos mais variados ramos, desde zoológicos e reservas naturais até a indústria da alimentos. Já quem faz licenciatura é formado para dar aulas nos ensinos fundamental e médio.

Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos