Como Transformar Mapas Mentais em Suporte

Description

Como cria mapas mentais. Guia completo para professores e estudantes. Dicas e benefícios de estudo.
Alessandra S.
Note by Alessandra S., updated more than 1 year ago More Less
Alessandra S.
Created by Alessandra S. over 10 years ago
Alessandra S.
Copied by Alessandra S. over 10 years ago
Alessandra S.
Copied by Alessandra S. over 10 years ago
5023
15

Resource summary

Page 1

Um mapa mental é um diagrama que representam ideias e conceitos que são baseados em uma ideia principal. Para este fim, em um ponto ou nó central de que as ideias se ligam, palavras e desenhos relacionados. Além disso, estes são ramos secundários, pode adicionar tantos nós como necessário para refletir de uma maneira gráfica todas as nossas reflexões relacionados com a ideia central.

Um dos precursores dos mapas mentais é Tony Buzan, em seu livro “Use Your Head” incentivados a fazer e usar mapas mentais como uma técnica para melhorar a aprendizagem. Hoje mapas mentais são amplamente reconhecidos como um método eficaz para melhorar a compreensão e memorização, organizando idéias graficamente.

Pensando nisso o ExamTime incluiu na plataforma a ferramenta para criar Mapas Mentais.Ao navegar pelas próximas abas você descobrirá uma maneira eficaz de utilizar a ferramenta, seja dentro ou fora da sala de aula. Descubra uma maneira fácil, rápida e eficiente de organizar seu conteúdo.

Boa leitura!

Bem Vindo ao Tutorial de Mapas Mentais do ExamTime. A seguir apresentaremos como você pode criar seu Mapa Mental e utilizar todas as ferramentas disponíveis de forma fácil!

A seguir você verá as funções que podem ser aplicadas a qualquer Recurso disponível no ExamTime. Através dele ficará mais fácil você organizar seus recursos de estudo, compartilhar e estudar!

Para organizar os seus Recursos de Estudo utilize a opção "Mover" para direcionar para a Disciplina e Tópico correto o conteúdo. Dessa forma fica mais fácil localizar o conteúdo!

Se você iniciou um Recurso de Estudo e desejar deleta-lo utilize a opção "Eliminar". 

Você recebeu um Recurso de Estudo enviado por um amigo pelo ExamTime e deseja copiá-lo para estudar. Clique na opção "Tirar Cópia". Escolha a Disciplina e Tópico que deseja armazenar o Recurso. IMPORTANTE: Lembre-se que para que você possa editar o arquivo enviado ele deve ser compartilhado com a opção de "Permitir editar o arquivo. Não se preocupe pois isso editará a cópia e não o arquivo original!

Se for necessário disponibilizamos também a opção para imprimir. Mas recomendamos que todos utilizem os recursos e compartilhem ele online. Vamos pensar em salvar as árvores.

Falamos muito em criar e compartilhar. Você encontra três opções para disponibilizar os recursos criados: Compartilhe com um amigo da sua lista Compartilhe com um Grupo. Pode ser com a classe no caso do professores ou um grupo de trabalho com os amigos. Compartilhe em Redes Sociais ou um link com seus amigos. (essa opção só funciona quando o recurso de estudo estiver no modo "Público"). IMPORTANTE: se copiar o link na barra de endereço e enviar não funcionará. Use o link que encontrar no Compartilhar/Inserir

Caso queria manter um recurso oculto até terminar ou se for algo confidencial clique no botão Tornar Privado (isso fará com que ninguém localize o material somente você ou com quem você compartilhar).Se desejar fazer com que ele se torne público clique no botão "Tornar Público", isso fará com que seu material seja localizado na pesquisa e que todos possam vizualizá-la. 

Complete as informações sobre o seu Recurso de Estudo. Isso fará com que ele seja localizado facilmente no mecanismo de pesquisa e garante organização do seu material.

Clique no Modo visualizar para reproduzir o seu recurso de estudo. Escolha a opção de tela cheia se desejar.Para FlashCards você encontra a opção de misturar as cartas, virar, e dizer se você sabe ou não, utilizando os botões no rodapé da tela do modo visualizar.

Um FlashCard pode ser um grande aliado em sala de aula. Além de ser uma atividade diferente, esse método irá ajudar a melhorar a forma com que os alunos "decoram" as coisas e estimulará eles a memorizar e sintetizar as informações. Vejas algumas atividades que podem ser desenvolvidas:

PROFESSOR NA SALA DE AULA OU PARTICULAR Planeje o conteúdo de aula e compartilhe previamente com os alunos. Isso estimulará eles a prestarem atenção e ajudará a fazer assimilações. Apresente no início do curso a maneira com que a matéria será abordada e apresentada ao longo do período, isso minimiza a ansiedade dos alunos que se sentem mais confiantes. Crie uma aula. Para deixar o momento mais dinâmico, utilize o mapa mental como suporte a aula. Utilize o modo de rep

BENEFÍCIOS

Estimule a memória dos alunos. Utilize como jogo em sala de aula. Prepare FlashCards como material de suporte aos estudos e revisão.

Para os estudantes entendemos que Mapas Mentais podem ser uma alternativa muito interessante para estudar, fazer resumos, preparar apresentações, etc. Confiram abaixo maneiras diferentes para aproveitar o potencial de um mapa mental:

Organize suas ideias de forma visual e descubra uma nova maneira de pensar!

Transforme seu Mapa Mental em uma anotação. Dessa forma você pode incluir mais informações, links e vídeos.

Salve o seu Mapa Mental como uma imagem para inserir em documentos, anotações, apresentações, etc.

Assista ao vídeo ao lado para ter uma ideia de como começar seus mapas mentais. Depois acompanhe abaixo o passo a passo e confira o nosso guia completo de Mapas Mentais.

Os mapas mentais trazem inúmeros benefícios para seus usuários. Conheça alguns deles:Benefícios Materiais1.  Redução significativa do volume físico de papel relativo a notas e material de estudo.2. Redução significativa do tempo de planejamento, elaboração e revisão de tarefas escritas.3. Redução significativa do tempo requerido para planejamento, elaboração e preparação de apresentações.4. Facilidade excepcional para reestruturar qualquer grupo de informações interligadas.5. Em geral, possibilitam um aumento da produtividade e da competência.  

Emocionais1.  Reduzem ou eliminam o Stresse causado por excesso de informação e de atividades, e pela sua desorganização.2. Por serem visuais e coloridos, são mais atraentes e despertam maior interesse, em particular dos mais jovens, tornando-os mais receptivos e cooperativos.3. Mantém a pessoa no controle dos seus processos criativos e analíticos e de grandes quantidades de informação, com conseqüente maior previsibilidade dos resultados.4. Como decorrência, expandem em geral na pessoa o grau de segurança e tranqüilidade, a auto-estima, autoconfiança e senso de capacidade, com conseqüente e natural aceitação de desafios maiores. Efeito nas decisões1. Maior flexibilidade, devido à visão mais ampla e completa de um assunto ou situação e à percepção de mais alternativas.2. As decisões se tornam mais precisas e estáveis, pela consideração de mais aspectos e possibilidades. 

Benefícios Intelectuais1. Facilitam a memorização e a lembrança por serem organizados, conter imagens e somente idéias essenciais.2.  Desenvolvem a busca e a percepção de múltiplos aspectos do um assunto ou situação.3. Estimulam a visão de uma idéia em um contexto mais amplo, ao invés de isolada, proporcionando uma compreensão mais abrangente.4. Desenvolvem a objetividade, filtrando idéias que não se encaixam no todo ou que não são essenciais.5. Desenvolvem a habilidade de organizar conhecimentos, que é crítica face à quantidade com que temos que lidar.6.  Facilitam a aplicação do conhecimento, por serem uma representação mais próxima da que é utilizada mentalmente.7. Fornecem uma estrutura organizada para integração de novos conhecimentos.8. Desenvolvem as habilidades tanto de síntese quanto de análise, incluindo a estruturação de tópicos em categorias.9. Desenvolve a habilidade de pensar por relações, uma das bases do pensamento sistêmico.10. Estimula a liberdade de pensamento e consequentemente a criatividade, porque o brainstorm, ou livre fluxo de idéias, é parte da cultura dos mapas mentais e é previsto pelos programas de mapas mentais.11. Fornecem uma estrutura para o não-saber, ou seja, as partes estruturais do mapa (variáveis) que ainda não tem conteúdo, definindo para a pessoa com precisão o que ela sabe e o que não sabe.

Benefícios para times, grupos e turmas1. Facilitam a comunicação em grupos, dando um foco de concordância ou divergência e colocando todas as contribuições em um contexto.2. Treinamentos se tornam mais efetivos, seja pela boa estruturação do conteúdo, pela facilidade de estudo e revisão, seja pela melhor comunicação do instrutor.3. Facilitam a coordenação dos integrantes por meio de melhor e mais fácil divisão de tarefas, dentro de uma visão global, aumentando a probabilidade de que as metas do grupo sejam atingidas. Benefícios Gerais1.  Facilitam o compartilhamento de conhecimento, pela distribuição de mapas mentais.2.  A mudança de atitudes individuais proporcionada pelos mapas mentais, em longo prazo e por efeitos sistêmicos acelerados pela internet, pode impactar significativamente todo um país, na medida em que uma massa crítica de pessoas em casa, nas escolas e nas empresas incorporar às suas capacidades novas formas de perceber, pensar e decidir, conduzidas e apoiadas por essa poderosa ferramenta.

Organize o conteúdo da aula. A medida que o professor faz a explicação faça anotações de palavras chave. Prepare a apresentação de um trabalho em grupo. Organize uma redação. Cada tópico do mapa mental será um parágrafo, coloque as palavras chaves que devem ser abordadas, lembrando da estrutura da redação, introdução, argumentação, defesa, conclusão. Prepare um resumo da matéria para revisão.

Fonte: Organizesuavida.com.br

Para começar a criar o seu Mapa Mental dê um duplo clique no tópico central e inclua o título do seu Recurso de Estudo!

Para começar a construir as suas ideias e inclui-las no Mapas clique no símbolo "+" e arraste na direção que desejar. Para incluir o texto basta seguir o primeiro passo.Se desejar deletar o tópico basta clicar no símbolo "x".

Seguindo a lógica dos mapas mentais, cada tópico deve ter uma cor para diferenciar os tópicos do seu raciocínio.Para mudar a cor basta clicar no botão colorido abaixo da caixa e deslizar através da palheta de cores.ATENÇÃO: Os tópicos seguintes conectados terão a mesma cor do principal só que em tons mais claros, isso significa que eles estão conectados mas a tonalidade indica o nível da informação.

Você pode também configurar o texto do seu mapa. Clicando no símbolo "T" você pode deixar o texto: Negrito Itálico Maior ou Menor Mudar a cor

Para deixar as informações mais completas, você pode conectar a um tópico do seu Mapa Mental um outro Recurso de Estudo, por exemplo, uma nota, quiz ou flashcard por exemplo. Clique no símbolo de "clipes" e complemente o seu Mapa Mental.

Para deixar o seu para ainda mais visual, inclua imagens nele. no canto inferior esquerdo da tela você deve clicar no botão "Inserir Imagem". Selecione a imagem do seu computador e insira no Mapa mental.

CLIQUE AQUI PARA VER UM EXEMPLO DE UM MAPA MENTAL E CONHECER OS BENEFÍCIOS DE ESTUDAR COM ELES

Introdução

Como Criar um Mapa Mental

Funções e Atalhos

Aos Professores

Aos estudantes

Benefícios

Show full summary Hide full summary

Similar

Como criar um Mapa Mental
GoConqr suporte .
Como criar um Mapa Mental
Alex Farias
Mapa Mental de GoConqr
GoConqr suporte .
Condução de Reunião
macedo.evelyn
Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
3 Canais do Youtube para Estudar para Concursos com Mapas Mentais
Luiz Fernando
Aplicações do Mapa Mental
Alessandra S.
8 Benefícios dos Mapas Mentais
Alessandra S.
MAPA MENTAL
luciano.silva
Mapa Mental Profissional
Sidnei Dias