CO6 E - Aprendizagem, Modelagem, Comunicação em Todos os Níveis

Description

Anotações da Aula 6 (Específica), de Comunicação Organizacional - UNINTER
Gabriel Philipe
Note by Gabriel Philipe, updated more than 1 year ago
Gabriel Philipe
Created by Gabriel Philipe about 8 years ago
95
1

Resource summary

Page 1

Composto de Comunicação e Comunicação Integrada

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO consiste num conjunto de ferramentas que a empresa usa para comunicar-se com o seu público, podendo ser: propaganda, publicidade, promoção de vendas, venda pessoal, promoção de vendas, merchandising, marketing direto, atendimento a cliente e marketing digital.Veja cada uma das Ferramentas Comunicacionais e suas abordagens:

A COMUNICAÇÃO INTEGRADA é a junção da Comunicação Institucional, Interna e Mercadológica.Um dos grandes benefícios da Comunicação Integrada, é a da Redução de Custos. Como, agora, todos os processos comunicacionais estão integrados, fazem parte do mesmo ciclo, são evitados redundâncias e erros durante o processo de comunicação.Leia mais: Planejamento de Comunicação IntegradaPS: A Comunicação Mercadológica deve SEMPRE estar alinhada com os objetivos da empresa. Já imaginou se, por exemplo, é feito um Marketing voltado para um determinado produto e a empresa não está preparada para fabricar este produto?!

Page 2

Comunicação Institucional

Dentro da Comunicação Integrada, há um ponto muito importante que visa divulgar não um produto, mas a empresa: a COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL.O trabalho feita através da Comunicação Institucional, é fundamental para a empresa caso algo saia errado e, mais ainda, para a longevidade da organização. Tem como objetivo transmitir ao público a sua mensagem, ou seja, o porque da sua existência, suas intenções, valores e condutas.A COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA, também, fortalece a imagem da empresa na sociedade. Este processo de comunicação, requer o envolvimento das pessoas de uma comunidade, não apenas como receptoras, mas sim, como protagonistas das histórias!"[...] é por meio da comunicação institucional que as organizações conseguem estabelecer um posicionamento favorável perante toda a opinião pública, construindo desta maneira uma imagem de credibilidade" - KUNSCHEXEMPLO: Você compra Apple, por Apple é a Apple! - Resultado de um Bom Marketing InstitucionalEXEMPLO²: 90% das propagandas da Coca-cola, são ligados aos seus valores, e não ao seus produtos!EXEMPLO³: Permitir que pessoas da comunidade sejam beneficiadas através do trabalho da organização!

Page 3

Planejamento de Comunicação em Marketing

POR QUE PLANEJAR COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL?Porque sem planejamento, não há como estruturar e organizar as ações de Comunicação. Através do Planejamento é possível, também, o mapeamento dos elementos usados durante o processo de comunicação, permitindo a análise de cada um dos elementos deste processo, o que é muito importante!"Planejar implica o conhecimento da instituição enquanto estrutura, além das questões contextuais relativas ao ambiente e ao público, seja interno ou externo, o que nada mais é do que o diagnóstico da instituição" - VECCHIDIAGNÓSTICO COMUNICACIONALÉ por meio do Diagnóstico que será feito todos os contados (?), seguindo o norte deixado por ele. O Diagnóstico é feito através da coleta de informações sobre o Processo Comunicacional, facilitando, assim, a vida do profissional responsável (no caso EU! :D )Em um diagnóstico, deve se responder as perguntas: Qual o Público Alvo? Quais os Objetivos Comunicacionais? Qual a Mensagem Comunicacional? Quais os Canais de Comunicação? Como Mensurei os Dados? Vale ressaltar, que no diagnóstico poderá haver informações repetidas. Isso acontece quando temos mais de uma ação para alcançar um único objetivo, no caso das ações mercadológicas onde no lançamento de um produto, são realizadas várias ações mercadológicas.VEJA: Plano de Comunicação 2012-2013 - Projeto Envolva-te (Youtube)LEIA: Muitas Informações Sobre Comunicação, Planejamento de Comunicação e Diagnóstico de Comunicação (PDF)PESQUISE SOBRE:Como Elaborar um Plano de ComunicaçãoPlano de Comunicação Digital

Page 4

O Potencial da Comunicação Interna no Marketing

A COMUNICAÇÃO INTERNA - Endomarketing, é a parte do Marketing que tem 100% do foco no público interno de uma organização. O objetivo básico das ações de endomarketing, é a criação de um ambiente interno diferenciado, gerando comprometimento entre os colaboradores."[...] endomarketing trata-se de um conjunto de ações de marketing para o público interno. São ações que a empresa deve utilizar adequadamente para ‘vender’ sua imagem aos funcionários e seus familiares" - BRUMSob o ponto de vista comunicacional, Endomarketing consiste em estratégias que reforçam os valores da empresa e fazem com que os colaboradores fiquem por dentro dos acontecimentos da empresa. É preciso da participação do RH, pois, os objetivos finais são melhoria no ambiente, aumento da participação e produtividade.ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS PARA O PÚBLICO INTERNODividindo-se em meios formais e informais...Comunicação Interna FormalServem para troca de informação oficial, ou de alguma que necessite de registro formal. Não são adequadas para informações motivacionais. Ex.: E-mail, normas, relatórios...Comunicação Interna InformalNão existe determinação ou delimitação do que possa ser feito aqui, prevalecendo a criatividade para motivar os colaboradores. Algumas empresas fazem ações para os colaboradores, e se estende para os familiares. Assim, é criado um relacionamento extra para a empresa, e agregando valor a imagem da empresa e um vínculo com a comunidade.

Show full summary Hide full summary

Similar

As 22 consagradas leis do Marketing
Cristiano Bertul
Metodologia do Inbound marketing
Maria Mendonça
Comunicação Organizacional
Letícia Pagliarini
Conceito de Marketing
Raquel Sargento
Gestão e Comunicação - MOD1
Gabriel Philipe
Marketing de Serviços
Bárbara Linck
Teste de Marketing
carvalhocardim
Marketing digital nas redes sociais.
alexsandro_hitty
MKT Unidade 1 - parte 4 - Hierarquia do planejamento de Marketing
robybastos
10 passos para desenvolver marketing viral
gabrieledison
MARKETING 3.0
Micheli Lima