Sequências de Pulso

Description

Note on Sequências de Pulso, created by bianca_lamarca on 10/05/2016.
bianca_lamarca
Note by bianca_lamarca, updated more than 1 year ago
bianca_lamarca
Created by bianca_lamarca almost 8 years ago
87
1

Resource summary

Page 1

Single Shot Turbo Spin Eco (SSTSE)

Esta sequência é bastante útil em pacientes não colaborativos e onde o movimento (especialmente o respiratório) não consegue ser compensado por apneia ou sincronia respiratória. Porém, é especialmente útil em exame de colangiopancreatografia por RM (Colangio RM). Dada a alta ponderação em T2 e uso de TE alto, o sinal de tecidos (fígado, pâncreas, gordura, músculo etc) desaparece e a imagem do líquido nos ductos hepáticos aparece hiperintensa.

Page 2

Fast Spin Eco (FSE)

Mesmos parâmetros do spin eco, exceto pelo uso de um fator turbo, o que resulta em um tempo de aquisição em cerca de 3 minutos, o qual é razoável para a rotina de exames de um hospital ou clínica.

Page 3

Gradiente Eco (GRE)

As sequências de pulso GRE vêm sendo usadas cada vez mais na prática clínica. A angiografia por RM utiliza aquisições rápidas GRE tanto para evidenciar o fenômeno de entrada de spins no corte e assim produzir um hipersinal do vaso em relação ao tecido estático saturado por RF (angiografia time-of-flight ou TOF) quando para capturar todo um volume tridimensional durante a passagem do bolus de meio de contraste a base de gadolínio para capturar a circulação arterial ou venosa de uma dada região do corpo.

Page 4

Imagem Eco Planar (EPI)

Atualmente a aquisição EPI é capaz de adquirir uma imagem bidimensional (2D) em tempos tão curtos quanto 20 milisegundos. Desta forma, desempenhou e continua a desempenhar papel fundamental para o desenvolvimento de aplicações como difusão, perfusão e ressonância magnética funcional (RMf). A sequência de pulso EPI se difere das sequências SE e GRE principalmente na forma como os gradientes de codificação de fase e frequência são aplicados.

Page 5

Spin Eco (SE)

Utilizado para boa avaliação anatômica e detalhamento de estruturas anatômicas, porém necessita de um tempo de exame maior.

Show full summary Hide full summary

Similar

Vocabulário Inglês Básico
miminoma
Circulatory System
bridget.watts97
GCSE Biology Quiz
joannaherbert
FCE Practice Fill In The Blank
Christine Sang
Enzymes and Respiration
I Turner
GCSE Chemistry C2 topic notes
imogen.shiels
Physics P1
Phoebe Drew
GCSE AQA Biology 1 Adaptations, Competition & Environmental Change
Lilac Potato
Latin Literature Exam Techniques
mouldybiscuit
The Periodic Table
asramanathan
1PR101 2.test - Část 3.
Nikola Truong