Ásia

Description

¹ Aspectos naturais da Ásia ² Continente populoso e povoado ³ A agropecuária Asiática
Karine Pereira
Note by Karine Pereira, updated more than 1 year ago
Karine Pereira
Created by Karine Pereira almost 8 years ago
28
2

Resource summary

Page 1

¹ Aspectos Naturais da Ásia

A Ásia é o maior continente do planeta, com quase 44 milhões de km² e tem uma enorme diversidade de paisagens. É também o mais populoso, concentrando cerca de 4 bolhões de seres humanos.

Características do Relevo

Norte - cortada pelo Circo Polar Ártico, abriga a ampla Planície da Sibéria, na Rússia. O subsolo da região contém expressivas reservas de petróleo e gás natural. É drenada principalmente pelos rios Ienissei, Obi e Lena. Sul - composta pelas grandes cadeias montanhosas do Himalaia (formadas no Período Terciário). A cordilheira tem cerca de 40 montanhas com altitude superior a 7 mil metros. A maior parte dessas montanhas está no Nepal, China, Paquistão e Índia. Entre o Nepal e a China, destaca-se o pico do Everest. Ao sul do Himalaia, estão as planícies dos rios Indo e Ganges, relevo de formação sedimentar recente, com solos férteis, que favorecem a agricultura. Entre essas planícies localiza-se o Planalto do Decã, onde são explorados recursos minerais como e ferro e manganês. Sudeste/Leste - a parte continental do sudeste é constituída de montanhas que se formaram junto com o Himalaia e entremeadas por vales fluviais, com destaque para o vale do rio Mekong. A parte insular apresenta elevações de origem vulcânica, que se incluem no Círculo de Fogo do Pacífico. Na porção leste, a situação é semelhante: a parte insular, formada pelo Japão. também se inclui na instável zona do Círculo de Fogo do Pacífico, a parte continental, constituída principalmente pela China, apresenta fortes contrastes fortes contrastes altimétricos, pois contém um trecho da cordilheira do Himalaia e extensas planícies sedimentares, cortadas por grandes rios, como o Huang-Ho (amarelo) e o Yang Tsé-kiang (azul). Oeste/Sudoeste - na região conhecida como Oriente Médio, encontramos um relevo constituído por baixos planaltos de origem sedimentar antiga. As altitudes raramente superam 3.000 metros, embora haja alguns pontos elevados onde ocorrem as chamadas neves eternas. Nessas elevações nascem importantes rios, como o Tigre e o Eufrantes, que correm pela planície mais extensa e fértil da região: a da Mesopotâmia, no Iraque. Às margens do mar Cáspio, há uma depressão absoluta (abaixo do nível do mar), denominada Depressão Caspiona.

Aspectos Climáticos

Latitude - a latitude determina temperaturas altas ao sul e baixas ao norte. Altitude - quanto mais elevado é o local, mais baixas são as temperaturas atmosféricas. Maritimidade/continentalidade - em razão de sua extensa área, a Ásia sofre forte influência da continentalidade, contribuindo para grandes variações térmicas ao longo do ano. Correntes marítimas - diversas correntes marítimas passam pelo continente asiático, porém as duas mais importantes estão no Pacífico Norte e atingem o litoral do Japão: a Oya (fria) e a Kuro (quente). Oriente Médio - predominam os climas desérticos e semiáridos, e a cobertura vegetal escassa, geralmente constituída de estepes e alguns oásis. China - a influência da continentalidade e de presença do Himalaia no interior do pais ocasiona climas desérticos, como na região da Mongólia Interior (deserto de Gobi).

Page 2

² Continente populoso e povoado

Absoluta: total de habitantes de um lugar. Relativa: total de população por m² Os seis países concentravam (China, Índia, Indonésia e Paquistão), quase metade dos 7 bilhões de habitantes do planeta, em janeiro de 2012. Os dois países mais populoso do mundo, China e Índia, concentravam, em conjunto, mais de um terço da população mundial.

Page 3

³ A agropecuária Asiática

Show full summary Hide full summary

Similar

História da China
Vitor Gomes
Economia da China
Vitor Gomes
Ásia
Ricardo l.
Economia do Japão
Vitor Gomes
Aspectos físicos do Japão
Vitor Gomes
Aspectos humanos da China
Vitor Gomes
Crises econômicas no Japão
Vitor Gomes
Aspectos físicos da China
Vitor Gomes
Nova política econômica chinesa
Vitor Gomes