1. Conceitos Básicos

Description

Concurso Público Sistemas Operacionais Note on 1. Conceitos Básicos, created by Isabelle Omena on 01/07/2016.
Isabelle Omena
Note by Isabelle Omena, updated more than 1 year ago
Isabelle Omena
Created by Isabelle Omena almost 8 years ago
29
1

Resource summary

Page 1

Conceito de SO

Segundo Tanenbaum, Sistema Operacional é um conjunto de softwares cujo objetivo é propiciar aos usuários um computador mais simples e mais intuitivo, facilitando o uso de todos os seus recursos.Quando nos referimos ao SO como um gerenciador e facilitador do uso dos recursos, estamos em uma visão bottom-up.O SO age como uma máquina estendida sobre o hardware, intermediando a comunicação com este. Neste sentido, nos referimos a uma visão top-down de Sistema Operacional.

Page 2

Tipos de SO

Quanto à quantidade de tarefas monotarefa; multitarefa. Quanto à quatidade de usuários monousuário; multiusuário. SO em LoteSO de Grande PorteSO PessoalSO EmbarcadoSO de Servidorpermite a gestão de grandes quantidades de recursos, impondo prioridades e limites sobre o uso dos recursos pelos usuários e seus aplicativos.SO de Rede permite compartilhar, aos usuários e às aplicações, recursos que estejam localizados em outros computadores da rede, como arquivos e impressoras; para o compartilhamento, o usuário precisa saber a localização dos recursos. SO Distribuídoos usuários consomem diversos recursos que estão geograficamente distribuídos, mas cuja localização é transparente para o usuário.

Page 3

Conceitos Relacionados

Programaé um conjunto de instruções escritas para resolver um problema, que é o objetivo final da computação.Tarefaé a execução sequencial das instruções de um programa, no decorrer de seu uso para resolver um problema real.Processo conjunto dos recursos alocados a uma tarefa para sua execução; é um programa em execução ou uma forma de gerenciar recursos. Thread formas colaborativas de dividir as tarefas para que possam ser executadas simultaneamente; colaborativos pois diferem de processos que são concorrentes; como não possuem recursos associados diretamente a elas, e sim aos processos, são tambem chamadas de processos leves; são úteis em sistemas com múltipos processadores, com real possibilidade de paralelismo. Tipos de Thread: threads de usuários threads de núcleo threads híbridas Escalonamento o Escalonador é quem decide a ordem de execução das tarefas prontas. é um dos componentes mais importantes do SO, e faz um uso de um algoritmo, chamado algoritmo de escalonamento. Multiprogramação o objetivo da multiprogramação é ter sempre algum processo em execução para maximizar a utilização da CPU. o conceito de multiprogramação está diretamente ligado ao do escalonamento. Compartilhamento de Recursosos recursos são escassos e podem ser compartilhados entre os processos, no tempo ou no espaço.Compartilhamento de Tempo (time sharing) cada tarefa recebe um limite de tempo de processamento, denominado quantum; esgotado seu quantum, a tarefa perde o processador e volta para uma fila de tarefas “prontas”; pseudoparalelismo. Compartilhamento de Espaço é feito quando o recurso pode ter mais de um utilizador por vez, como a memória ou disco, por exemplo.

Page 4

Funções do SO

a principal função do SO é o Gerenciamento de Recuros;é garantir o controle sobre quem usa o quê;Gerência de ProcessosGerência de MemóriaGerência de DispositivosGerência de Arquivos

Page 5

Partes do SO

KERNELTipos de Kernel monolítico: as funções privativas do kernel são copiadas para a RAM, dificultando a detecção de erros e o tratamento de programas anormais; micronúcleo: apenas as rotinas mais importantes rodam no modo núcleo (núcleo enxuto); nanonúcleo: ainda mais reduzido que o micronúcleo; exonúcleo: oferece uma interface mais baixo nível com o hardware, permite a alocação dos recursos e impede que outros sistemas os acessem. GERENCIADOR DE RECURSOS um SO pode ser visto de forma mais ampla como um gerenciador de recursos. ele é responsável pela alocação de vários recursos de diversos tipos. GERENCIADOR DE DISPOSITIVOSfacilitar a comunicação com cada dispositivo e criar modelos que permitam agrupar vários dispositivos distintos sob a mesma interface de acesso.GERENCIADOR DE MEMÓRIAGERENCIADOR DE PROCESSOSGERENCIADOR DE ARQUIVOS

Show full summary Hide full summary

Similar

QUESTIONÁRIO DE INFORMÁTICA: SISTEMAS OPERACIONAIS
anapaulabrasilam
Sistemas operacionais
Fabricio Santos
Escalonamento de CPU
Jesus Santos
Condições para o Deadlock
Isabelle Omena
SISTEMAS OPERACIONAIS
Hugo Deiró
Crise de 1929
Fernanda Espindo8030
Computadores
profmarcelasantos
SISTEMAS OPERACIONAIS
lorranz sousa
Sistema Computacional
profmarcelasantos
Quiz - Sistemas Operacionais
Deivson Santos
AVALIAÇÃO - SISTEMAS OPERACIONAIS
Leandro almeida