Formação e Desenvolvimento de Coleções

Description

Concurso Público Formação e Desenvolvimento de Coleções (Esquema) Note on Formação e Desenvolvimento de Coleções, created by Bárbara Costa on 15/07/2016.
Bárbara  Costa
Note by Bárbara Costa, updated more than 1 year ago
Bárbara  Costa
Created by Bárbara Costa almost 8 years ago
42
4

Resource summary

Page 1

FORCOL

MISSÃO DA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

FORMAÇÃO: Envolve, ocasionalmente, a seleção e aquisição de materiais para o acervo inicial da biblioteca, mas, em muitos casos, pode significar o planejamento e o desenvolvimento sistemático da coleção existente.DESENVOLVIMENTO: Processo de identificação dos pontos fortes e fracos do acervo da biblioteca em termos de necessidade dos usuários e recursos da comunidade.É verificado através de constantes avaliações das fontes da biblioteca, bem como através de frequentes estudos das necessidades dos usuários e das mudanças da comunidade de que atende.PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES: Descreve todas as atividades de seleção, aquisição e manutenção de coleções em uso. Estas atividades precisam ser tratadas como partes inter-relacionadas de um complexo programa de administração de coleções.

MODELOS TEÓRICOS: Abordagem estruturalista de Baughman. Abordagem Sistêmica de Evans.

ETAPAS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

* Prestar atenção conforme a questão pedir porque em alguns casos o estudo da comunidade vem antes (Abordagem Sistêmica de Evans) da Política de Desenvolvimento. No entanto, Vergueiro coloca as políticas antes do estudo de comunidade.

ELEMENTOS

SELEÇÃOProcesso que busca decidir que materiais devem ser adquiridos para a coleção da biblioteca. Pode envolver decisão sobre itens que fornecem informação sobre o mesmo assunto, ou decidir se um item é de interesse para uso se for recebido. Em essência, é a determinação sistemática de qualidade e valor dos materiais em aquisição.* Teoria da seleção - emergiu nos anos 1930, com Francis Drury, Helen Haines e Ranganathan- Conforme a comunidade aumenta, aumenta o grau de divergência da necessidade de informação (cada indivíduo é único, logo, quanto mais indivíduos, mais assuntos diferentes interessarão a cada um deles).- Conforme aumenta o grau de divergência, a necessidade por programas de cooperação e compartilhamento de materiais de informação entre bibliotecas e centros de informação também aumenta.- Jamais será possível satisfazer TODAS as necessidades de informação, seja de um indivíduo ou seja de um grupo.Seleção positiva: é a que seleciona livros que irão compôr o acervo da biblioteca.Seleção negativa: é aquela que seleciona livros para serem tirados da biblioteca: descarte.Crescimento zero: significa que a biblioteca adquiriu o mesmo número de materiais que descartou.* Critérios para Alocação de Recursos Estabelecer uma proporção para coleção de referência e geral Materiais correntes versus retrospectivo Reposição de obras perdidas Duplicação de exemplares Obras esgotadas Edições mais recentes Novas assinaturas de títulos de periódicos (compromissos anuais) Outros materiais impressos ou em outros suportes ORGANIZANDO O PROCESSO DE SELEÇÃODesiderata: Lista de materiais que a biblioteca deseja adquirir.Demanda reprimida: títulos procurados pelos usuários e não existentes na biblioteca.Lista de sugestões: Listas de títulos que foram sugeridos para aquisição, normalmente compostas por indicações dos usuáriosA organização do processo de seleção implica definir:1. Os responsáveis pela seleção2. Os mecanismos para identificação, avaliação e registro3. A política de seleçãoQuem seleciona?1. Existência de comissão de seleção, de caráter deliberativo, da qual o bibliotecário participa como membro.2. Existência de uma comissão de seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela seleção.3. O bibliotecário faz a seleção dos materiais.Mecanismos para identificação, avaliação e registro1. Elaborar formulários adequados para cada tipo de biblioteca, de modo a identificar satisfatoriamente tanto a procedência da indicação (usuário? corpo técnico da biblioteca?)2. Definir os instrumentos auxiliares a serem utilizados na seleção (catálogos de editoras, resenhas, bibliografias gerais e especializadas, guias de literatura, cadernos especiais encartados em jornais, listas dos mais vendidos, sugestões de usuários, internet, etc.).

SELEÇÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOSA s categorizações mais importantes são: Acesso Aparência Outras características especiais (recursos das ferramentas de busca, uso de propagandas, qualidade das páginas apontadas ao original e estratégia de impressão). Outros critérios: Autoridade Atualidade Cobertura/conteúdo Objetividade Precisão SELEÇÃO E CENSURAPode-se dizer que, basicamente, existem três tipos de censura: a) legal ou governamental; b) pressão individual ou de grupo;c) autocensura.

Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria do Crime
Carolina Fernanda Silva
Teoria do Crime
Letícia Proença
Vanguardas Europeias
yasmin_belo
ORIGEM DOS SERES VIVOS
T&M Educação
Teoria geral do crime (em construção)
Fernando Odnanref
PRIMEIROS SERES VIVOS: OS PROCARIONTES
T&M Educação
SURGIMENTOS DOS PRIMEIROS EUCARIONTES
T&M Educação
SURGIMENTO DOS MULTICELULARES
T&M Educação
TEMPO GEOLÓGICO DA TERRA
T&M Educação
HIPÓTESE HETEROTRÓFICA
T&M Educação
HIPÓTESE AUTOTRÓFICA
T&M Educação