Exame Nacional de Matemática A 12° ano ( critérios gerais de classificação)

Description

Nota com os critérios gerais de classificação do exame nacional de Matemática A 12° ano.
miminoma
Note by miminoma, updated more than 1 year ago
miminoma
Created by miminoma about 10 years ago
16784
1

Resource summary

Page 1

Critérios gerais de classificação

Importante saber:

- A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item

- A ausência de indicação inequívoca da versão (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla.

- As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

- As grafias seguidas devem ser as que se encontram no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor).

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Itens de construção

Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho ou por etapas. A cada nível de desempenho ou a cada etapa corresponde uma dada pontuação.

Nos itens que impliquem a realização de cálculos, os examinandos têm de apresentar, de forma completa, os cálculos que efetuaram e têm de apresentar o valor exato dos resultados, exceto quando é pedida uma aproximação.

Nos itens de construção cuja resposta envolva o uso obrigatório das potencialidades gráficas da calculadora, o examinando deve reproduzir o gráfico da função ou os gráficos das funções visualizados na calculadora.

A classificação a atribuir a cada item estará sujeita a desvalorizações devido a erros de cálculo, à transcrição incorreta de dados, à utilização de simbologias ou expressões formalmente incorretas, à utilização de processos de resolução que não respeitem as instruções, à apresentação de elementos em excesso face ao solicitado.

É aceite e classificado qualquer processo de resolução, desde que enquadrado pelo Programa da disciplina; como tal, não são aceites, por exemplo, processos de resolução que envolvam a aplicação da regra de Cauchy, da regra de l’Hôpital ou de resultados da teoria de matrizes.

Nos itens que envolvam a produção de um texto, a classificação das respostas tem em conta a organização dos conteúdos e a utilização de linguagem científica adequada. A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Critérios gerais de classificação

Itens de seleção

Itens de construção

Show full summary Hide full summary

Similar

Tipos de Composição
miminoma
Prova Final de Matemática 9º Ano
miminoma
Plano de Revisão Geral
miminoma
Resumo global da matéria de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos)
miminoma
Resumo para o exame nacional - Fernando Pessoa Ortónimo, Alberto Caeiro , Ricardo Reis e Álvaro Campos
miminoma
Aprende a fazer uma boa composição em 5 passos
miminoma
Exame Nacional de Português - 12° ano
miminoma
Resumo global da matéria de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos)_2
Bruna Simaens
Dicas de Estudo para a Reta Final
miminoma
Símbolos Matemáticos, Equações & Fórmulas
miminoma
Economia A - Resumo global da matéria do 10.º ano
miminoma