TP INTERINSTITUCIONAL – 2016/1 - Clique na página desejada

Description

Descrição do teste de progresso interinstitucional
Jorge Arevalo
Note by Jorge Arevalo, updated more than 1 year ago
Jorge Arevalo
Created by Jorge Arevalo over 7 years ago
72
0

Resource summary

Page 1

Este ano será realizado o quarto Teste de Progresso do CONSÓRCIO Rio de Janeiro / Espírito Santo juntamente com outras 8 faculdades (públicas e particulares) com apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). O Teste de Progresso é aplicado anualmente e visa quantificar o ganho de conhecimento ao longo do curso de Medicina. Consiste em 120 questões de múltipla escolha abrangendo as seis grandes áreas de conhecimento do curso médico. O mesmo teste é aplicado aos alunos de todos os períodos do curso de Medicina, simultaneamente, em todas as faculdades participantes. O exame será realizado no dia 01 de junho (quarta-feira), às 13h30, e terá a duração de 4 horas. Neste dia, não haverá atividades acadêmicas à tarde para os alunos do Curso de Medicina. A seguir, informações mais detalhadas sobre o Teste de Progresso Interinstitucional.

Page 2

O QUE É O TESTE DE PROGRESSO? É uma avaliação formativa, que tem como objetivo avaliar e acompanhar o desempenho cognitivo dos estudantes, bem como, aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, sem caráter de aprovação, reprovação ou classificação. EM QUE CONSISTE? Consiste numa prova de múltipla escolha com 120 questões, abrangendo 6 grandes áreas do conhecimento do curso de Medicina: Ciências básicas, Clínica médica, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde coletiva. Sua duração é de 4 horas. POR QUE TESTE “DE PROGRESSO”? Porque é aplicado anualmente, a todos os estudantes, do 1º ao 12º períodos, o que permite uma análise do desempenho ao longo do curso. A cada ano uma nova prova é elaborada, com o mesmo padrão e nível de dificuldade, a partir de uma matriz com os conteúdos considerados essenciais para o egresso de medicina.

Page 3

QUAIS OS GANHOS PARA O ESTUDANTE? - O Teste em si é uma oportunidade de aprendizagem, potencializada pelo oferecimento do caderno de provas para o estudante e pelo acesso ao gabarito comentado, com referências bibliográficas, de todas as questões da prova, no mesmo dia. - Cada estudante poderá comparar seu desempenho com as médias das notas de alunos do mesmo período ou de períodos diferentes do curso da própria escola e a média do CONSÓRCIO. Poderá ainda comparar seu próprio desempenho em relação ao ano anterior e com os próximos. - Conscientiza o estudante sobre a necessidade de continuamente avaliar o seu processo de aprendizagem, identificando fragilidades e pontos fortes, pessoais e do curso, e buscando ativamente seu próprio aprimoramento e o do Curso. - É uma oportunidade do estudante habituar-se a fazer provas. - Cada aluno receberá um certificado de participação. - Em alguns processos seletivos para residência médica é considerada a participação do teste progresso como critério para composição da nota da análise curricular. A tendência é que este reconhecimento aumente ao longo dos anos.- O aluno participante receberá 10 horas de atividade complementar.

Page 4

QUAL O IMPACTO PARA O CURSO? O próprio curso é avaliado. Podem-se detectar falhas pontuais em módulos específicos ou em áreas do conhecimento, que orientarão reformulações no conteúdo, na estrutura curricular ou na modalidade de ensino-aprendizagem. Fornece subsídios para se programar ações de melhoria contínua do estudante e do curso. QUANDO E ONDE FOI CRIADO O TESTE DE PROGRESSO? O Teste de Progresso foi idealizado na University of Missouri - Kansas City School of Medicine, em 1961 e, a seguir, adotado pela Maastricht University, na Holanda. Paulatinamente, outras escolas médicas passaram a adotá-lo na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a UNIFESP foi pioneira e implantou em 1997 o Teste de Progresso no Curso de Medicina, em 2004 em outros cursos da área da saúde e, em 2009, em cursos da área tecnológica. Alguns programas de Residência Médica também têm adotado o Teste de Progresso durante o curso.

Page 5

TESTE DE PROGRESSO INTERINSTITUCIONAL EM ESCOLAS MÉDICAS NO BRASIL Em 2007, a UNIFESP formou um “consórcio” com 8 escolas médicas de São Paulo e Paraná, e passaram a fazer um teste único _ o Teste de Progresso Interinstitucional. A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) tem estimulado e facilitado a formação de “consórcios” em todo o território nacional: 1- Unicamp, Unifesp, USP (FM Ribeirão Preto), Unesp (FM Botucatu), Famerp, UFSCar, Famema (Marília), Furb (Blumenau) e UEL (Universidade Estadual de Londrina); 2- PUC Goiás, Faculdade de Medicina do ABC, Faculdade de Medicina de Jundiaí, PUC-SP, Faculdade de Medicina de Catanduva e PUC Campinas; 3- Consórcio Nordestino: UPE, UFPE, UFRN, UFPB, Uncisal; 4- Consórcio da Região Centro-Oeste (UFMS, UFGD, UNIDERP, UFG, UnB, ESCS, UFMT, UNIEVANGÉLICA, UNIVERSIDADE DE CUIABÁ, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); 5- Consórcio Rio de Janeiro / Espírito Santo: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), UNIGRANRIO (Universidade Grande Rio), FMP (Faculdade de Medicina de Petrópolis), UNIFoa (Centro Universitário de Volta Redonda), UNESC (Centro Universitário do Espírito Santo), MULTIVIX- Vitória. A MultivixVitória, assim como outras instituições, realizava o Teste de Progresso individualmente antes da fundação do consórcio.

Page 6

TESTE DE PROGRESSO INTERINSTITUCIONAL – CONSÓRCIO RJ / ES Este consórcio foi criado em maio de 2012, a partir de um projeto da ABEM. Tem 1 coordenador geral do consórcio e 1 coordenador de cada escola médica. Cada escola médica tem 1 representante de cada uma das 6 áreas do conhecimento (Clínica médica, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Saúde coletiva e Ciências básicas). QUAIS AS FACULDADES PARTICIPANTES DO TESTE DE PROGRESSO 2016? UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), UNIGRANRIO (Universidade Grande Rio), FMP (Faculdade de Medicina de Petrópolis), UNIG (Universidade de Iguaçu), MULTIVIX- Vitória, UNESC (Centro Universitário do Espírito Santo), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), UVV (Universidade de Vila Velha),

Page 7

COMO FOI ELABORADA A PROVA? Foram realizadas oficinas com os representantes de todas as escolas para a elaboração da matriz de conteúdos e para o treinamento na elaboração de questões de múltipla escolha. Houve vários encontros para a elaboração e discussão das questões e dos gabaritos comentados, e também para a seleção das questões da prova. COMO É FEITA A CORREÇÃO DA PROVA E A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS? A prova é corrigida pela leitura ótica dos cartões de resposta e os resultados e algumas análises estatísticas são acessadas, mediante uma senha, no site da empresa responsável pelo suporte técnico ao Teste. Todos têm acesso às médias, porém cada aluno só tem acesso à sua própria nota, da mesma forma que cada escola tem acesso apenas à sua própria nota.QUAIS AS VANTAGENS DO TESTE DE PROGRESSO INTERINSTITUCIONAL? - O contato entre professores de diversas instituições, públicas e privadas, permite a troca de experiências e induz à criação de vínculos afetivos e de colaboração profissional. - Coloca os docentes em contato com outros projetos politico pedagógicos. - Coloca o estudante em contato com formulações de questões diferentes das que está acostumado em sua própria escola. - Permite a cada escola a comparação do desempenho global no Teste ou em determinadas áreas do conhecimento, mantendo a confidencialidade dos resultados individuais.

Page 8

QUAIS SÃO AS NORMAS PARA O TESTE DE PROGRESSO INTERINSTITUCIONAL 2016? 1. Local – Bloco 3. As salas de cada turma serão divulgadas na semana do Teste. 2. Atraso - Tolerância de 30 minutos para entrada. 3. Estudante elegível para análise - O tempo mínimo de permanência para que a presença seja computada e que o estudante possa levar seu caderno de questões é de 2 horas. 4. Estudante não elegível - O estudante só poderá entregar a prova após 30 minutos, e seu cartão deverá ser marcado e separado dos demais, pois não entrará na análise estatística. 5. Identificação do estudante - O estudante deverá apresentar documentação de identificação com foto e que contenha o número do CPF. 6. Material escolar para prova - O aluno só poderá entrar na sala de aula com caneta esferográfica preta ou azul, lápis preto e borracha. Entretanto, o preenchimento do cartão é exclusivamente com caneta. 7. Segurança - Não será permitida a entrada e uso de quaisquer aparelhos eletroeletrônicos, bonés, gorros e afins. - Não será permitido o empréstimo de material escolar durante o teste. - Não será permitida a troca de informações de qualquer ordem durante o teste. - O acesso ao banheiro será permitido sob supervisão do fiscal do teste. 8. Cartão - resposta - Não será permitida nenhum tipo rasura ou uso de corretivos nos cartões de resposta. Preencha totalmente as respostas, pois do contrário não ocorrerá a leitura óptica adequada. 9. Conforto - Será permitido consumo de água e pequenos lanches durante a realização do teste. Cada aluno tem acesso apenas à sua própria nota e à média dos demais participantes.

Show full summary Hide full summary

Similar

Criando Cursos On-Line com Qualidade
David Venancio
Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane
Tutoria em EaD
Wirlanda Josino
TUTORIA EM EaD
Wirlanda Josino
Introdução ao EAD
Ricardo Oliveira
Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EAD
ROSANE ARAGÃO ARANTES
Apresentação do Curso
Wirlanda Josino
Docente EAD
Daniela Cherobin6085
TUTORIA EM EAD
Carlos Henrique Lima
Mapa conceitual em EAD
Janja
EAD em FlahsCards
Wirlanda Josino