DIÁRIO DE BORDO

Description

Conteúdo sobre o diário de bordo na escola
Jorge Arevalo
Note by Jorge Arevalo, updated more than 1 year ago
Jorge Arevalo
Created by Jorge Arevalo over 7 years ago
112
0

Resource summary

Page 2

O QUE É UM DIÁRIO DE BORDOO Diário de Bordo é um caderno ou pasta no qual o estudante registra as etapas que realiza no desenvolvimento do projeto. Este registro deve ser detalhado e preciso, indicando datas e locais de todos os fatos, passos, descobertas e indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e respectivas análises. Como o próprio nome diz, este é um Diário que será preenchido ao longo de todo o trabalho, trazendo as anotações, rascunhos, e qualquer ideia que possa ter surgido no decorrer do desenvolvimento do projeto. O Diário não precisa ser realizado no computador, e as anotações podem ser feitas em um caderno de capa dura.

Page 3

O QUE DEVE CONTER NO DIÁRIO DE BORDOO Diário de Bordo deve conter: o registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas e das novas indagações; o registro das datas e locais das investigações; o registro dos testes e resultados alcançados; as entrevistas conduzidas etc.

Page 4

COMO SE FAZ UM DIÁRIO DE BORDO O diário de bordo é um meio de os estudante registrarem as suas atividades, reflexões, comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolveu.se em grupo ou individualmente se processou. É uma forma privilegiada de o seu autor descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de os superar. O registro escrito permite criar o hábito de pensar as práticas, de se pensar a própria aprendizagem.

Page 5

O que se registra no diário de bordo? Sendo o diário de bordo o relato de uma atividade, de uma sessão de trabalho, pode-se afirmar que é um instrumento de registro diário (daí a sua designação!). Deves anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que fez individualmente ou em grupo. O registro tem de terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como decorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.Se, por exemplo, for fazer uma consulta à biblioteca registre: o local, dia, hora, o livro (ou outro material) que consultou, o resultado da pesquisa e a forma de registro. Termine a entrada no diário de bordo com o balanço da tarefa dando uma reflexão crítica. Para se fazer um registro não é necessário que a atividade seja bem sucedida: por exemplo, quando se dirige a uma instituição ou local para recolher material e não consegue: deve fazer este registro e escrever as suasconclusões sobre o sucedido. No diário de bordo pode também registrar-se as questões que quer colocar ao seu professor, reflexões sobre a forma como o seu grupo está trabalhando. Podem ser dadas indicações adicionais no contexto da sua turma, do projeto que está a desenvolver. Não há um formulário específico para fazer o registro. Deve usar, contudo, um formulário simples que lhe ajudará a organizar o diário de bordo que irá fazer parte integrante do seu portfólio.

Page 6

Vantagens do diário de bordoAs vantagens do diário de bordo são várias, o que justifica a sua utilização por muitos professores de outras disciplinas. Vamos apenas referir algumas delas: documentas o seu trabalho:o diário de bordo é um dos testemunhos das atividades que desenvolve; organiza as suas reflexões pessoais sobre as iniciativas, sobre o seu trabalho; ajuda-lhe a fazer a auto-avaliação ao longo do desenvolvimento do projeto; promove hábitos de reflexão crítica e de escrita; dá ao professor uma perspectiva do trabalho que desenvolve, da sua aprendizagem, torna-o um bom instrumento de avaliação.

Page 7

Um bom registroPode-se perguntar: o que é um bom registro de um diário de bordo? É o registro que:faz uma descrição rigorosa da atividade; respeita as referências requeridas: dia, hora, local, recursos; centra a descrição nos seus aspectos essenciais; inclui uma reflexão crítica e comentários significativos. É importante a apresentação e a forma como está redigido. O cumprimento de prazos e o número de entradas são fatores de valorização.

MONTEIRO, Manuela Matos. (2007). Área de Projecto Guia do Aluno - 12º ano, Porto: Porto Editora

Page 8

A NOSSA EXPERIÊNCIANossa experiência na FAMENE no internato tem como fator positivo o registro oficial diário de todas as atividades que o interno realiza nos campos de estágio assinadas pelo preceptor. Este, por sua vez, tem um parâmetro objetivo, junto com a observação das atividades dos alunos com as atividades com seus pacientes, para determinar uma avaliação coadjuvante com as outras ferramentas de avaliação. O interno, por sua vez, passa a ter a compreensão do que aprendeu, o que precisa aprender ou o que está em desacordo.Como ponto fraco observa-se, por vezes, pouco compromisso do preceptor com esta ferramenta.Em sala de aula pode servir para o professor observar e analisar o desempenho temporal do seu aluno, sob a perspectivava da visão do aluno, uma vez que o registro deve ser informal colocando suas reflexões diárias sobre o aprendido ou do que não gostou na aula ou nas atividades diversas na escola. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de avaliação diagnóstica e formativa.

Page 9

FIM DA FERRAMENTA DIÁRIO DE BORDO

Show full summary Hide full summary

Similar

Criando Cursos On-Line com Qualidade
David Venancio
Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane
Tutoria em EaD
Wirlanda Josino
TUTORIA EM EaD
Wirlanda Josino
Introdução ao EAD
Ricardo Oliveira
Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EAD
ROSANE ARAGÃO ARANTES
Apresentação do Curso
Wirlanda Josino
Docente EAD
Daniela Cherobin6085
TUTORIA EM EAD
Carlos Henrique Lima
Mapa conceitual em EAD
Janja
EAD em FlahsCards
Wirlanda Josino