5 passos para fazer o trabalho em equipe funcionar

Description

Dicas desenvolvidas para a disciplina de Gestão de Pessoas do TST
Liliane Tubino
Note by Liliane Tubino, updated more than 1 year ago
Liliane Tubino
Created by Liliane Tubino about 7 years ago
216
0

Resource summary

Page 1

Trabalho em equipe é uma necessidade para a grande maioria dos profissionais. Essa tarefa nem sempre é tão agradável quanto deveria ser. É fato que os introvertidos são os que mais costumam sofrer neste momento. Como explica o especialista Silvio Celestino, da Alliance Coaching, são eles que se sentem menos à vontade para expor ideias em um grupo, mesmo que tenham conhecimento aprofundado sobre algum tema.Por outro lado, trabalhar em grupo também é um desafio para aqueles que têm perfil mais extrovertido, ainda que essa situação não seja tão desgastante para eles. Eles podem ter certa dificuldade para manter o foco. A seguir, confira algumas dicas para fazer seu trabalho em equipe funcionar, seja qual for o seu perfil comportamental.

Page 2

Como fazer o trabalho em equipe dar certo?

1. Identifique seu perfil A primeira recomendação, para todo e qualquer profissional, é investir em identificar qual seu perfil comportamental preponderante e entender em que situações você costuma se sair melhor ou pior. “Apenas sabendo quais são os seus gaps é que você pode trabalhar para melhorá-los”, diz Silvio.Observe, por exemplo, se você costuma falar mais do que o necessário nessas horas, fazendo com que a reunião se prolongue e acabe menos centrada no que realmente importa. Observe também se, por outro lado, você se sente mais incomodado quando precisa falar para muitas pessoas ao mesmo tempo e se acaba deixando de passar informações importantes, pois se sente constrangido nessa situação.

Page 3

2. Respeite o perfil do colegaA segunda dica é essencial, embora possa parecer óbvia. Introvertidos e extrovertidos precisam se respeitar. “Normalmente, quando os dois perfis têm que trabalhar em equipe, um reclama do outro, mas nenhum dos dois se esforça para fazer a coisa funcionar”, diz Silvio. A cena mais comum é ter de um lado os introvertidos que não falam e, de outro, os extrovertidos que não param de falar.”

Page 4

3. Não seja prolixo Agora, especialmente para os mais extrovertidos, a recomendação é tentar ser menos prolixo no discurso e mais profundo na argumentação. “Essas pessoas gostam tanto de sociabilizar que muitas vezes acabam perdendo o foco e, claro, a produtividade.”

Page 5

4. Tenha um planejamento Uma boa estratégia para os extrovertidos trabalharem em grupo é estruturar o que deve ser feito e qual o prazo para cada atividade. Isso ajuda a manter o papo nos trilhos.

Page 6

5. Estruture o que vai falar Para os introvertidos, a dica é estruturar as falas com antecedência. “Pense quais informações você tem que passar, qual o propósito do trabalho, de que forma você pode ajudar”, explica Silvio. Com tudo isso organizado mentalmente, o risco de você ficar só observando – quando poderia estar contribuindo – é menor. Isso porque, como suas ideias já estarão estruturadas, sua comunicação poderá fluir mais facilmente.Fonte: http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/5-passos-para-fazer-o-trabalho-em-equipe-funcionar/ Acesso em 07 Fev. 2017

Show full summary Hide full summary

Similar

Liderança
Liliane Tubino
12 maiores atributos dos líderes
Liliane Tubino
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
OS 12 MAIORES ATRIBUTOS DA LIDERANÇA - Luiz Almeida Marins Filho
Elis e Gustavo L
Postura de líder/ gestor
Liliane Tubino
Liderança e Gestão de Equipes: Avaliação da Parte I
André Nascimento
8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional
Liliane Tubino
Comunicação Corporativa
claudemir.fiuman
10 Gerenciamento de comunicações
Clenia Paradela
ATRIBUTOS DE UM LÍDER
willian reis
ESTILOS DE LIDERANÇA
willian reis