HISTÓRIA

Description

Note on HISTÓRIA, created by jaine.ac on 28/04/2014.
jaine.ac
Note by jaine.ac, updated more than 1 year ago
jaine.ac
Created by jaine.ac almost 10 years ago
500
2

Resource summary

Page 1

Períodos

Pré-histórico: do surgimento do homem até a invenção da escrita ( Sumérios -> +/- 4.000 a.C) 

Período antigo: da invenção da escrita até a queda de Roma (476 d.C)

Período Medieval: da queda de Roma até a queda da Constantinopla (1453)

Período Moderno: da queda da Constantinopla até a revolução Francesa (1789)

Período contemporâneo: da revolução francesa até os dias de hoje.

*Períodos Brasil: Colonial; Imperial e Republicano.

Teoria da Evolução segundo Darwin

Procônsul: primatas que habitavam árvores, mas que também desciam ao solo. Andavam sobre 4 patas. Viveram a aproximadamente 14 e 22 milhões de anos atrás. Australophitecus: primeiro descendente que não era primata, apesar de ter semelhanças. Seus fósseis foram encontrados no sul da Africa,  sendo assim podemos afirmar que surgiram na Africa. Se alimentava de pequenos animais e principalmente de raízes, legumes, frutas e vegetais. Viveram entre certa de 3 milhões de anos a 1 milhão de anos. Homo Habilis: surgiu a cerca de 2,5 milhões de anos atrás e foi o primeiro hominídeo do gênero "homo". Possui o nome "Habilis" por ter sido o primeiro descente a ter "habilidade com as mãos" e usava ferramentas simples. Homo Erectus: primeiro ancestral a possuir a coluna ereta. Eles foram os primeiros a descobrirem o fogo e a fazer migrações devido a escassez de alimentos (migraram para Ásia e Europa). Além disso, eram ótimos caçadores. Suas ferramentas eram mais aprimoradas para caça e andavam em grupos, podendo assim se alimentar de animais maiores. Viveram entre 1,8 milhões de anos e 300 000 anos atrás.  Homo Neandertal: tem esse nome por ter sido encontrado na região de Neanderthal, na Alemanha. Surgiram a cerca de 300 mil anos atrás e desapareceram a cerca de 30 mil anos atrás. Eles eram os "homens da caverna", pois usavam cavernas como abrigos.Enterravam os mortos nas cavernas, com flores e objetos. Conviveu com os primeiros homens modernos e desapareceu por motivos até hoje desconhecidos. (Também são considerados Homo Sapiens pois possuíam sabedoria) Homo Sapiens Sapiens: descentes de Homo Erectus, surgiram a cerca de 150 mil anos atrás. São os homens modernos, possuem nossas características e possuíam maior sabedoria. Por fim, se tornaram a espécie dominante.

OBS: NÓS NÃO VIEMOS DO MACACO, E SIM DE UM ANCESTRAL SEMELHANTE AO MACACO

Períodos da Pré história

São eles: paleolítico, mesolítico e neolítico.

Paleolítico: vai de aproximadamente 2,5 milhões de anos atrás (surgimento do Homo Habilis) até 10.000 anos a.C. caracterizavam-se pela: caça, coleta, nomadismo e ferramentas simples (lascadas). A comunição era baseada na emissão de ruídos e pinturas rupestres. Mesolítico: é a fase entre o período Paleolítico e o Neolítico, um período de transição. Teve inicio há aproximadamente 10 mil anos atrás e terminou com o desenvolvimento da agricultura. Tem maior destaque o maior desenvolvimento da arte rupestre. Principais avanços do período Mesolítico: Domínio do fogo; domesticação dos animais (possibilitou garantir uma reserva de alimento para o momento que houvesse necessidade, eliminando a dependência da caça); desenvolvimento da agricultura. O período sofre alterações de região para região, mesmo na Europa: nos países nórdicos, por exemplo, ele teve fim com a adaptação da nova fauna após a era glacial; na região sul da Europa, termina a partir do momento que tribos portuguesas começam a se espalhar na região da França, contribuindo para a sociabilização humana, um dos grandes avanços do homem neolítico.Neolítico: teve seu começo aproximadamente 8000 a.C e seu fim aproximadamente 4.000 a.C. Durante esse período o homem se torna sedentário (graças ao avanço da pecuária e agricultura). Acaba-se  o nomadismo, e passam a viver em grupos e adotam um líder (o mais inteligente, o mais forte ou o mais velho, depende da tribo). Graças ao avanço da sociedade, surgem as cidades e impérios. Suas ferramentas são mais aprimoradas (polidas), veja o quadro abaixo:

Antiguidade Oriental

Os principais povos que se destacaram na antiguidade oriental foram: Mesopotâmia; Egito antigo; Hebreus; Persas; Fenícios.

Nós podemos dividir em duas partes: Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica. A antiguidade Oriental aborda, em geral, o continente asiático (com exceção do egito). Já a antiguidade Clássica o continente europeu.

1) Egito Antigo: desenvolveu-se no nordeste africano, nas margens do rio Nilo, entre o ano de  3.200 a.C e 32 a.C. A sociedade surgiu a partir de clãs que se agrupavam as margens do rio para cultivar e criar animais. Muitas evoluções foram promovidas por eles, como por exemplo, a escrita, religião, o governo centralizado, a arquitetura, entre outros. O Egito Antigo se divide em várias etapas. Segue Abaixo um esquema que visa explicar melhor essas etapas:

Cultura e Religião: politeísmo; antropozoomorfismo; ritual de mumificação

Amenófis: fez uma reforma religiosa, pois o poder dos sacerdotes estava ameaçando uma revolta contra o seu poder. Transformou o politeísmo e monoteísmo, mas durou apenas em seu reinado. Quando Tutancamon assumiu o governo decretou a volta do politeísmo

2) Mesopotâmia: a mesopotâmia é, na verdade, um conjunto de povos que se agruparam entre os rios Tigre e Eufrates. Os povos da mesopotâmia são: Sumérios, Acadios, Amoritas, Assírios e Caldeus.

a) Sumérios: a primeira população a se estabelecer nas regiões da Mesopotâmia e foi o primeiro povo a formar uma sociedade complexa. Se organizavam em cidades-estados (não tinham uma centralização política, algumas cidades são: Nippur, Ur, Kish, Uruk,  Lagash e Eridu) e sua religião era o politeísmo. Foram o primeiro povo a desenvolver a escrita, a escrita Cuneiforme.

b) Acadianos: Originam-se de tribos semitas que habitavam o norte da Mesopotâmia a partir de 2400 a.C.. Sob o reinado de Sargão, conquistam e unificam as cidades-estados sumérias.

c) Amoritas: vindos do deserto da Arábia, fixaram-se no norte da Mesopotâmia e foram expandindo os domínios aos poucos, até chegarem ao sul e conquistarem a Suméria, onde fundaram a grande cidade da Babilônia. Os povos que moravam na região da Babilônia, acabaram por ser chamados de babilônicos. Ao assimilarem os conhecimentos dos acádios e sumerianos, os babilônicos tiveram uma grande evolução cultural, econômica e cientifica. Foram eles que dividiram o tempo em horas, minutos e segundos. Primeiro povo a criar um sistema de leis, sendo ele o Código Hamurabi (olho por olho). 

d)Assírios: conquistaram os amoritas. Sua cultura era extremamente voltada para a guerra: saquear, massacrar e destruir. Tinham uma tecnologia militar muito bem desenvolvida. Tiveram uma grande expansão, chegando até o Egito. Não tinham como capital a babilônia, e sim Nínive. 

e) Caldeus: conquistaram os Assírios. Essa conquista só foi possivel graças a má admnistração dos territórios que os Assírios estavam expandindo. Apesar de serem grandes estrategistas bélicos e simpatizantes da guerra, os assírios eram fracos como governantes. Com toda a expansão da Babilônia, eles não sabiam como fazer para unificar todo o território, o que suscitou em inúmeras revoltas civis, facilitando a invasão do povo caldeu. Ambicioso pelo poder, Nabucodonosor (Rei do II império Babilônico) investiu no exército para conquistar os territórios do Egito e dos assírios em sua totalidade. Não satisfeito, expandiu a Fenícia e Arábia, que estavam mais despreparados para as invasões. Destaca-se a escravização dos Hebreus.

3) Hebreus: Tiveram origem na mesopotâmia, nas cidades de Uk e Uruk. Abraão fundou o judaísmo (monoteísmo), aqueles que acreditaram em abrãao peregrinaram junto a ele em busca da Terra prometida. Essa terra seria a região do Vale do rio Jordão e a Palestina. Com relação à atividade econômica os hebreus sustentavam-se por meio de trabalhos pastoris de caráter nômade, ou seja, o povo deslocava-se constantemente para regiões mais férteis.*O cristianismo e o islamismo são religiões derivadas do judaísmo*

4) Fenícios: considerados o "povo do mar", pois tinham grande experiencia marítima (comércio). Estabeleceram-se as margens do mar Mediterrâneo. Eram organizados em cidades-estados. Primeiro povo a desenvolver o alfabeto fonético.

5) Persas:  ocupavam a região da Pérsia (Atual Irã, Iraque e Turquia). Sua política se semelhava ao Egito, feita pelo imperador (rei), soberano absoluto que mandava e controlava tudo e todos. O rei era considerado uma espécie de deus na Terra, desta forma, o poder era considerado de direito divino. Em 539 a.C conquistaram a Babilônia. Sua religião era dualista: acreditavam no bem e no mal.

Introdução

1. Pré-história

Idade Antiga

Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes