Aprendizagem Ativa

Hiram de Melo Gonçalves
Note by , created over 2 years ago

Profissionalizante Administração Note on Aprendizagem Ativa, created by Hiram de Melo Gonçalves on 03/21/2017.

27
1
0
Tags No tags specified
Hiram de Melo Gonçalves
Created by Hiram de Melo Gonçalves over 2 years ago
Direito - Direito Constitucional e Estado
Natanael Lima
FlashCards para apresentação da disciplina
Jizabely Atanasio
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
OCR AS Biology - Lipids
Chris Osmundse
A2 Organic Chemistry - Reactions
yannycollins
Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
Thiago Amério
ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
Nathalino Pachêco
Abordagens de Gestão
sa.sousa
O que você pode fazer com GoConqr
GoConqr suporte .
T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
Dayene Campos

Page 1

Conceito

Aprendizagem Ativa é uma metodologia de ensino baseada na participação, motivação e dedicação por parte dos alunos. Aqui, o aluno não é um mero receptor de conteúdo. Ele não apenas estuda o conteúdo e faz anotações. Na Aprendizagem Ativa, o estudante é diretamente responsável pela sua própria aprendizagem.Isso, no entanto, não exclui a importância do professor. No processo da Aprendizagem Ativa, os educadores são responsáveis por orientar os alunos para que eles possam alcançar as metas de aprendizagem específicas.Em um extenso estudo de 2009, entre cerca de 80 mil alunos de 80 escolas, em oito estados norte-americanos, pesquisadores descobriram que um aumento de 1% na no índice de participação do aluno foi associado com um aumento de 6% na realização de leitura e um aumento de 8% nas notas de matemática. Os resultados indicam claramente que um maior engajamento significa melhor desempenho dos alunos.

Page 2

Ferramentas

Então, quais ferramentas tecnológicas disponibilizaremos aos alunos de modo a criar o ambiente perfeito para a Aprendizagem Ativa? Realçando que o objetivo é disponibilizarmos um ambiente de estudo em que os alunos são incentivados a criar.A nossa plataforma oferece 5 ferramentas e várias funções adicionais para criar recursos de estudo envolventes, como Mapas Mentais, Flashcards, Slides, Quizzes e Notas online.Neste contexto, o trabalho de um professor é o de ajudar, orientar e motivar os alunos para que eles possam criar recursos de estudo relevantes para sua aprendizagem.Com os Grupos de Estudo on-line, os professores têm um ambiente ideal para motivar os alunos a criarem recursos e sugererir atividades realcionadas. Dessa forma, os estudantes podem assumir o controle do seu tempo de estudo e desenvolver os seus próprios materiais de estudo, sempre seguindo as orientações do professor.Uma vez que os alunos tenham dominado o assunto, o professor pode compartilhar um Quiz com o Grupo para testar o conhecimento da turma.Esse é apenas um exemplo de como podemos colocar um processo de aprendizagem ativa em prática, mas as possibilidades são infinitas. Na verdade, há um grande número de metodologias de ensino que incluem a aprendizagem ativa, de uma forma ou de outra, que também podem ser empregado usando conjunto de ferramentas de que colocaremos a disposição do aluno: Sala de Aula Invertida Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Aprendizagem Combinada

Page 3

Benefícios

Aqui estão três das principais vantagens que tornam a Aprendizagem Ativa um método de ensino que todos os professores devem considerar adotar em sala de aula:1. Retenção do ConhecimentoHá pesquisas que mostram que, envolver-se ativamente com as informações apreendidas – por exemplo através da criação de um recurso de estudo – permite aos alunos a retenção do conhecimento a longo prazo.2. Participação do AlunoEspecialistas indicam que os níveis de atenção dos alunos caem após cerca de 15 minutos na plataforma de ead. Assim, adotando atividades interativas e que promovam a criatividade – como a criação, realização e compartilhamento de recursos – iremos manter a atenção dos alunos por mais tempo e aumentar a participação na disciplina.3. Avaliação de AlunosAo assegurar que os alunos se envolvam na aula através de atividades e recursos, os professores têm a oportunidade de identificar as dificuldades de cada aluno e da turma e então adotar abordagens mais individualizadas.