7 - Orações subordinadas adverbiais (Condicionais, temporais, causais, conformativas, comparativas,consecutivas, concessivas, proporcionais e finais.

Description

Capítulo XI: as orações subordinadas adverbiais; as conjunções subordinativas adverbiais e seus valores semânticos.
Daniele Braga
Note by Daniele Braga, updated more than 1 year ago
Daniele Braga
Created by Daniele Braga almost 7 years ago
213
2

Resource summary

Page 1

As orações subordinadas adverbiais desempenharão função sintática de adjunto adverbial e serão introduzidas por conjunções subordinativas adverbiais. Relacionam-se a uma oração denominada principal e atribuem-lhe valores circunstanciais.Observações: A vírgula indica que a oração principal é a segunda. A vírgula revela que a adverbial antecipou a principal.       1) CONDICIONAIS: se, caso, desde que, contanto que, conquanto que, sem que, a menos que. * "conquanto que" ( é condicional, porém se tirar o "que" não serve). * o "desde que" pode ter outro valor além do condicional, irá depender do contexto.             2) TEMPORAIS: quando, assim que, no momento em que, mal, desde que, tão logo, antes que, depois que, apenas. * QUANDO?DICA:         Desde que > temporal = quando (substituo por quando) Desde que > condicional = caso ( substituo por caso)     3) CAUSAIS: pois, já que, porque, visto que, como, na medida em que, uma vez que, porquanto, por. * Acontece anterior a ideia central ou ao mesmo tempo. * Não confunda "na medida em que" que é causal, com "á medida que" que tem valor de proporção e não de causa. * "Como" só é casual quando vem a frente. (cuidado, isso não quer dizer que todo "como" que estiver na frente é casual). Ex: Como era inteligente, sabia tudo. (casual)       4) COMPARATIVAS: como, tal qual ( ou tal quais, se estiver no plural), feito, que, do que, tanto quanto. * O verbo da comparativa tende a ser o mesmo verbo da oração principal. * Normalmente o verbo da comparativa não aparece, a tendência é que ele fique elíptico. * zeugma: é uma figura de linguagem que omite o que já fora citado.         5) CONFORMATIVAS: conforme, consoante, segundo, do modo que, como. * expressa conformidade, que é um misto de previsibilidade com pré- determinação.         6) CONSECUTIVAS: que * Só tem uma conjunção e não admite inversão. * Consequencia á oração principal. *Consecutivo = adj.; que se segue imediatamente; seguinte; imediatoDICA: Se couber "em consequência disso", nunca vai dar errado, vai ser consecutiva.         7) CONCESSIVAS: apesar de, ainda que, conquanto, em que pese, posto que, embora, por mais que, por menos que, mesmo que, a despeito de, malgrado, não obstante. * Remete a idéia de extraordinário * Se parece um pouco com a adversativa. * Se choca com a expectativa gerada pela antecedente. * Dá aquela vontade de falar: ué? rsrsr         8) PROPORCIONAIS: à proporção que, à medida que, quanto mais... mais, quanto menos... menos. * "á medida que" é diferente "na medida em que" (casual)         9) FINAIS: a fim de, para que, porque, que: DICA: Se couber o "para que" é final.              

Page 2

CONDICIONAIS: Expressam uma condição para que se realize o que se expressa na oração principal. Seus principais conectivos são:se amocaso desde que me amecontanto que me faça felizconquanto que me fala rirsem que ninguém nos perturbea menos que se for para nos dar dindin A vida do homem pareceria mais fácil se ele se dedicasse mais à família. Contanto que se estabeleçam limites, a criança terá liberdade de ação.

Page 3

TEMPORAIS: Expressam valor circunstancial de tempo. Revelam quando a ideia expressa na principal acontece. Seus principais conectivos são:quando eu acordoassim que amanhecetão logo te beijono momento em que saio para trabalharmal vejo a hora de voltardepois que vc saiapenas uma msgdesde que seja simplesantes que o dia acabe A mulher sorriu quando o homem se aproximou dela com galanteios. Logo que se viu só, chamou pelos pais

Page 4

CAUSAIS: Expressam valor de causa. Revelam o porquê da ideia expressa na oração principal. Seus principais conectores são porque eu estudovisto que eu quero passar no concursona medida em que eu mais estudocomo eu aprendouma vez que já decidiporquanto tempopor apresndizjá que é horapois de ser feliz A vida hoje me parece mais simples porque optei pela solidão libertadora. Como as ruas estavam frias e desertas, preferiu ficar em casa.

Page 5

COMPARATIVAS: Expressam valor circunstancial de comparação. Estabelecem analogia com a oração principal e têm, normalmente, seu verbo implícito. Seus principais conectores são:como tal qual feito que do que tanto quanto As tuas promessas são vazias como o teu cérebro. Há mais profundidade nas palavras de uma criança do que nas de muitos adultos.

Page 6

  CONFORMATIVAS: Expressam valor circunstancial de conformidade. Denotam previsibilidade ou predeterminação à oração principal. * Se couber "do modo que" é conformativa. Seus principais conectores são: conforme a corsa anseia por águascomo a terra seca precisa da chuvado modo que preciso de Ti ....meu Deus...meu Deusconsoante a corsa anseia por águassegundo a terra seca precisa da chuva As crianças procedem conforme os pais determinam. Segundo se preconizara, o presidente americano foi reeleito.  

Page 7

CONSECUTIVAS: Expressam valor circunstancial de consecução ou consequência à oração principal. Seu principal conector é:que O cliente era tão chato que os atendentes ignoravam sua presença. Havia tanta dor em suas palavras que nos comoveu a todos.DICA: Se couber "em consequência disso", nunca vai dar errado, vai ser consecutiva.

Page 8

CONCESSIVAS: Expressam valor de concessão. Contrapõem-se à expectativa gerada pela ideia expressa na oração principal, ainda que não impeçam sua realização.   * remete ideia de extraordinariedade * se parece um pouco com a  oração coordenadas sindética adversativa. * se choca com a expectativa  gerada pela antecedente. Seus principais conectores são:apesar de não gostar de vcainda que trabalhamos juntosconquanto não sou obrigadaem que pese te aturarposto que não é meu chefeembora ache que épor mais que desejepor menos que aconteçamesmo que te promovam Era desejada por muitos homens apesar de não ter atributos apreciáveis. Ainda que se ausentasse por meses, não era esquecido por ninguém.

Page 9

  PROPORCIONAIS: Expressam ideia de proporção. Seus principais conectores são:quanto mais... mais eu conheço ao Senhorà medida que me envolvo mais e mais com teu amorà proporção que me aproximo com temor do teu altar .....Quase posso Te tocar....quanto menos... menos Acumulam-se conhecimentos à proporção que se lê.Quanto mais conheço as pessoas, mais cresce minha afeição pelos animais.  

Page 10

FINAIS: Expressam finalidade, propósito, fim à oração principal. Seus principais conectores são:a fim de para que porque que Dedicava seus dias aos estudos para que obtivesse êxito nos concursos. Porque não fosse julgado como fraco, agia como um guerreiro.DICA: Se couber o "para que" é final.

Show full summary Hide full summary

Similar

B1 Biology
Emily Needham
AS Pure Core 1 Maths (AQA)
jamesmikecampbell
Cory & Manuel_1
Prudensiano Manu
Databases
Dean Whittle
C2.1 Structure and Bonding
elzzie
Key Biology Definitions/Terms
jane zulu
PMP Formulas
Krunk!
Germany 1918-39
Cam Burke
PSBD TEST # 3_1
yog thapa
Leaving Cert Poetry 2017
Mark O'M
1PR101 2.test - Část 13.
Nikola Truong