estudo SUMO SACERDOTI ELI - LIVRO DE 1Samuel-copia1

Description

conta a hitoria do sumo sacerdote eli, seus 40 de ministerio . a sua negligencia na correcao dos filhos ; filhos que viviam no pecado,
alfredo farias
Note by alfredo farias, updated more than 1 year ago
alfredo farias
Created by alfredo farias almost 7 years ago
25
0

Resource summary

Page 1

1 . INTRODUCAO:Era tempo dosjuízes em Israel. Eli era sacerdote ejuiz à época do nascimento deSamuel. Eli julgou Israel por 40 anos(1Sm 4:18). Ele tinha um procede rcorreto, porém seus filhos Hofni eFinéias (que também eramsacerdotes) eram pecadoresimpenitentes. Ao final, Eli e seusfilhos foram julgados por Deus etiveram um final trágico. Samuel então veio a tornar-se o último juizde Israel e aquele que ungiu oprimeiro rei: Saul.2 . Ele tinha um Ministério: Era dalinhagem sacerdotal.- Seu nome significa quem é comoDeus. Eli Julgou Israel por 40 anos sem queixas sobre seu ministério (haviam queixas dos filhos dele, mas dele não) 1 Sm 4:18

3. SEUS FILHOS NÃO ERAM CONVERTIDOS. - A parte deles na oferta tinham prioridade, eles a retiravam comantecedência!- Eram adulteros- faziam o povo pecar 1sm 2 : 24- nao mudaram seus procedimentos com as queixas do povo nem com arepreensao dos sues pais.

4. ELI FOI UM PAI CONIVENTE Ele reprendia os filhos, mas não os punia. Eli não disciplinava seus filhos. Não os tirou dosacerdócio. Sendo Eli o Sumo Sacerdote, essa responsabilidade lhe cabia. - Julgou a nação inteira, mas não julgou sua própria casa. Ensinou o ofício aos filhos, mas não lhes ensinou a ética .Ensinou Samuel, mas não ensinou seus filhos.

5. ELI NÃO OUVIA A VOZ DE DEUZ. ELE PRECISOU SER AVISADO DO JUÍZO DUAS VEZES POR PROFETAS 1-No início do capítulo é descrito que a Palavra de Deus era rara, ou seja, Deus quase não falava profeticamente.2-Quando Ana está no templo chorando pedindo a Deus um filho,Eli julga que ela estivesse bêbada,não discerniu a contrição e oração de Ana.

6 – A CONSEQUÊNCIA DOPECADO: MORTE - UMA HISTÓRIAQUE ACABOU EM TRAGÉDIA.1. Eli morreu por causa do pecadoda negligência.2 . Seus filhos Hofni e Finéias morreram3 . 30 mil homens de Israel morreram4 . A nora de Eli morre na hora doparto5. A Arca (onde a presença deDeus era revelada) foi levada6 . Seu neto recebeu o nome de ICABO (Foi-se a Gloria de Israel).

7. A FALTA DE INTIMIDADE DE ELI COM DEUS, GEROU UM OUTRO PROBLEMA – O AVISO DA IRA DE DEUS NÃO O LEVOU A UMA MUDANCA DE DIREÇÃO, NEM AO ARREPENDIMENTO.- Ouviu a mensagem de juízo pelaprimeira vez e não tomou umaatitude.- Ouviu a confirmação do juízo atravésdo garoto Samuel algum tempodepois, e não tomou uma atitude.- Sua resposta às profecias de juízo,que Ele é o Senhor, ele faz o que Elequer. 1 Sm 3:18.- Não decidiu por disciplinar seusfilhos. Tampouco tomou uma posiçãode interceder por eles .

8 – SE ELI TIVESSE MUDADO DE ATITUDEE INTERCEDIDO?.a . Eli era Sumo Sacerdote, portantoconhecia, ou devia conhecer a Deus.Ele deveria saber que mesmo que estejamos no caminho mais errado, senos arrependermos, mudarmos nossamente e nosso procedimento, Deus tem para nós uma nova história.

9 . Alguns exemplos bíblicos mostramo que Deus faz com aquele que searrepende, por pior pecador que seja.a- Deus enviou o profeta JONAS àNÍNIVE com uma mensagem dedestruição, em 40 dias, essa cidadeseria destruída. A cidade toda searrepende, do maior ao menor e Deusnão mais destruiu a cidade.b - Mas a situação que mostra demaneira mais contundente amisericórdia e graça de Deus é atrajetória de Manassés.b.1-Ele levantou altares a Baal,,,,....edificou altares em Jerusalém, fezpassar seu filho pelo fogo. Adivinhavapelas nuvens, era agoureiro...montou um ministério deadivinhação e feitiçaria. Fez pior queas nações em torno de Israel...Derramou muitíssimo sangueinocente e fez pecar a todo povo deJudá. Foi necessário um capítulointeiro para descrever seus.cont....9.1- cont...Porém o livro de IICRONICAS nos mostra seu final. Ele élevado cativo para Babilônia. Lá nocativeiro Manassés se humilha grandemente e genuinamente diantede Deus. O Senhor aplaca sua iradiante da contrição desse rei tão ímpio! O Senhor dá a ele uma segundachance, o faz retornar para Jerusalémcomo rei. Retornando à Jerusalém,Manassés retirou os deusesestranhos, reparou o altar do Senhor,ordenou ao povo que servisse aoSenhor.Sabe qual o final da narrativa sobre avida de Manassés? II Crônicas 33:18-19– relata o resto pois dos sucessos deManassés... sua oração ao seu Deus,eis que estão nos livros dos sucessosdos reis de Israel!Observe bem, restos dos sucessos,livros dos sucessos dos reis de Israel!Sua história não terminou nofracasso. Não foi registrada no livrodos fracassos dos reis de Israel, masnos livros dos sucessos!

10. FINALIZAÇÃOPRECISAMOS FAZER O QUE ELI NÃO FEZ:TIRAR OS HOFNIS E FINÉIAS DE NOSSASVIDAS – DEUS QUER ARREPENDIMENTOTodos nós temos áreas em nossasvidas que agimos como Hofni eFinéias. Àreas em que damosprioridade ao que achamos seremnossos direitos na oferta. Áreas emque tiramos de Deus o que lhe édevido.Existem também aquelas áreas emque louvamos a Deus, mas tambémdamos lugar ao mundo, e cometemosadultérios espirituais. Deus tem queser único no trono do nosso coração!Ter outros deuses diante de Deus, écometer adultério espiritual!Você tem vivido assim? Hoje é dia demudar! A vontade de Deus é que vocêfaça o que Eli não fez. Tome umaatitude, faça as correçõesnecessárias, interceda, supliqueperdão a Deus. Deus vai te perdoar emudar a sua história! Ele émisericordioso!

Page 2

Show full summary Hide full summary

Similar

Criminal Law
jesusreyes88
The SAT Test
philip.ellis
OCR AS Biology - Lipids
Chris Osmundse
Chemistry 3 Extracting Metals Core GCSE
Chloe Roberts
Know the principles of electricity
Vito Martino
Sociology- Family and Households Flashcards
Heloise Tudor
How did Hitler challenge and exploit the Treaty of Versailles 1933 - March 1938?
Leah Firmstone
The Rise of the Nazis
shann.w
Conocimiento General de Aeronaves
Adriana Forero
Účto Fífa 1/6
Bára Drahošová
Cuadro sinóptico de la función de la planeación
Elliot Anderson