Artes

Description

roteiro para trabalho
Nião ~
Note by Nião ~, updated more than 1 year ago
Nião ~
Created by Nião ~ almost 7 years ago
12
0

Resource summary

Page 1

Abstracionismo

É uma forma de Arte que consiste no livre uso de formas, cores, linhas e superfícies, de maneira que arte visual não represente nenhum conceito ou ideia, e sim, seja livre para o artista expressá-la  forma original e muitas vezes misteriosa, também dando liberdade ao observador de interpretá-la da forma como bem entender, não sentindo-se preso a um único conceito, uma única explicação. Esta forma de arte teve início no século XX e pode ser dividida entre dois tipos: O Abstracionismo Lírico/ Informal, que é inspirado pelo intelecto, a intuição do artista, de seu inconsciente, criando uma arte imaginária que ligue com seu "interior", foi fortemente inspirada pelo Expressionismo, caracterizada também pelo uso de cores fortes e formas orgânicas. Sua outra forma é o Abstracionismo geométrico, influenciado por movimentos como o Cubismo e Futurismo, na qual são utilizadas formas geométricas, com a intenção de representarem a razão, dependente da análise científica e intelectual. Alguns dos artistas abstracionistas conhecidos são Wassily Kandinsky, Alfredo Volpi e Piet Mondrian.

Page 2

Pop Art

É um movimento artístico que consiste na utilização de cores saturadas, desenhos simplificados e muitas vezes de objetos e ações comuns ao cotidiano das pessoas. Iniciou-se na década de 50, sendo considerado o movimento Independent Group(IG) na Inglaterra seu precursor e posteriormente sendo utilizado nos Estados Unidos. É uma forma de arte que costuma ser bastante utilizada como meios de propaganda no geral, em embalagens de produtos, revistas, e murais. Um de seus principais objetivos era poder atingir às grandes massas com os métodos utilizadas na produção artística. Representavam principalmente objetos da cultura popular, como celebridades, bebidas ou outras figuras artísticas, e do ambiente urbano no geral.  Um dos artistas brasileiros mais conhecidos do Pop Art é o artista Lobo, que possui um estilo muito colorido e peculiar em suas obras.

Page 3

Op Art

Também conhecida como arte óptica, é uma forma artística que consiste na utilização de formas e traçados com elementos gráficos, multidimensões, , que façam com que os observadores usem principalmente o intelecto ao interpretarem as obras. Possui uma grande influência da ciência e em estudos da psicologia, pois visam explorar o cérebro e as falhas que o olho humano possui. É uma arte que consiste em dar a impressão de movimento, deformações, clarões ou até vibrações em suas obras, dependendo do ângulo ou proximidade. O uso das cores em obras de arte óptica visam também participar da ilusão que o observador recebe ao visualizá-la, ajudando no processo de transmitir ilusões ópticas ao observador. Esta arte passou a tornar-se conhecida à partir da década de 60, onde vários artistas como Victor Vasarely e Richard Anusziewicz apresentaram obras no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Page 5

Frida Kahlo

Conhecida no mundo inteiro pelo pseudônimo artístico Frida Kahlo, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón foi e ainda é uma das pintoras mais famosas do México e conhecida mundialmente. Nascida em 6 de Julho de 1907 na cidade de Coyoacán, sua vida foi marcada por inúmeras tragédias e períodos decorrentes das crises e acontecimentos que a pintora passou, resultando na criação de suas obras inesquecíveis. Em decorrência do acidente de ônibus causado quando tinha 18, Frida teve que passar o resto de sua vida utilizando corpetes, devido ao impacto que o mesmo causou em sua coluna e pernas, impossibilitando até mesmo da pintora ter filhos, suas obras emitiam sinais e traços do que isso causou na autora das pinturas, como o sangue que a mesma perdeu, o estado de seus membros, a forma como ficou consequentemente, o aborto que sofrera, entre outros temas e acontecimentos. Frida utilizava de seu tempo deitada na cama em recuperação para pintar e expressar suas angústias, frustrações, sentimentos do que estava passando e tudo o que mais pensava, graças à família e principalmente ao pai, que fez com que a pintora pudesse usufruir de sua arte preferida mesmo em condições vultuosas. Frida foi e ainda é um grande exemplo também, da força das mulheres e combate ao machismo, pois a mesma não se deixava levar pela opinião dos homens e nem de ninguém, falava o que pensava e expressava o que quisesse aonde quer que fosse, era contra os padrões de beleza e agia da forma que bem entendesse, não se colocando à mercê de dezenas que pessoas que seguiam ordens apenas para se manterem na normalidade da sociedade. Frida desconstruía barreiras impostas pela sociedade, pintava o queria e dizia o que queria, além de ser também muito patriota, sentia-se orgulhosa por ter nascido mexicana e não era apegada a costumes estrangeiros, tendo até os ridicularizado. Em sua vida romântica, Kahlo teve encontros e desencontros com Diego Rivera, também pintos e renomado no México e posteriormente em outros países, no entanto, Rivera tinha fama de ser galanteador com as mulheres e sempre estava traindo Frida, mesmo que ela soubesse, chegando ao ponto de até mesmo trair com a própria irmã da pintora, fator que desencadeou na separação dos dois, mas que após algum tempo, reconciliaram-se e ficaram juntos até a morte de Frida, em 16 de julho de 1954, na mesma cidade em que nascera. Mesmo que os tempos passem, 110 anos após seu nascimento, Frida é e ainda será um exemplo imenso da força feminina seja na arte, quanto na sociedade em si, por ser uma mulher batalhadora, que não tinha medo de mostrar seu verdadeiro modo de pensar, e que era mais do que talentosa com os pincéis, suas obras coloridas, impactantes e filosóficas continuarão sendo sinônimo de sentimentos, emoções, pensamentos, e principalmente,  liberdade de expressão.

Page 6

Desenho Surrealista

Show full summary Hide full summary

Similar

Arte Românica
Pedro Harzer
Arte Romana
vithor lavor
Racionais MC's
Rian Sperling
EDUCAÇÃO AMBIENTAL -LEI 9.265 - ES
MARIA BERNARDETE GUIMARAES
Intensivo UEL
Otavio Ferreira
Resumo do filme "Com Amor, Van Gogh" — Artes/Segundo Bimestre
Giovana Figueiredo
teste de artes
sousavitoria033
9º ano - Publicidade - Arte e o mundo dos negócios
Pedro Correia
Impressionismo
Laryssa Valencise
Arte Gótica
Naiana Bruna