A importância das tecnologias digitais na Educação

yuri fontella
Note by yuri fontella, updated more than 1 year ago
yuri fontella
Created by yuri fontella almost 4 years ago
7
0

Description

As tecnologias influenciaram significativamente nas mudanças em nossa sociedade na última década, mudanças que por sua vez ocorrem em uma velocidade cada vez maior. Desta maneira é importante que a unidade escolar acompanhe esse ritmo, e enfrente o desafio de inseri-las em seu dia a dia de forma a fazer o uso destas para melhorar a oferta de seus serviços.

Resource summary

Page 1

O mundo está vivendo enormes transformações tecnológicas. Conforme Tedesco (1995), estamos tendo novas formas de organização social, além da econômica e política, estamos vivendo a sociedade da informática. O papel que o conhecimento e a informação vêm desempenhando é o que há de mais novo neste processo; e devido às novas tecnologias de informação, a sociedade também vem sendo modificada: havendo o acúmulo de informações, velocidade em sua transmissão, superação das limitações espaciais, utilização de som e imagens. Há também a modificação no tempo e no espaço. Desta maneira, Bianconcini (2000) pontua que a tecnologia seguindo um percurso natural a tecnologia chegou aos muros da escola onde coloca que a primeira revolução tecnológica no aprendizado aconteceu com Cormenius ao transformar o livro impresso em ferramenta de ensino e de aprendizagem. Contudo, mesmo o emprego da tecnologia sendo fundamental para proporcionar o desenvolvimento, é interessante ressaltar que historicamente dentro da própria escola sempre existiu resistências ao emprego das novas tecnologias para que tivéssemos uma melhoria no processo ensino-aprendizagem. Por esse motivo, vários pesquisadores e educadores, conforme Carneiro (2002), analisam como utilizar o computador como ferramenta pedagógica, ou seja, a Informática na Educação. É necessário ver como acontece este processo de aprender frente ao computador e à internet, pois é importante que haja estímulos. Pensando nestes estímulos, é preciso que a educação pense e reconstrua o saber, remodelando conceitos, valores e hábitos, pois sem o conhecimento teremos dificuldade de sobrevivência, já que é a nossa atual matéria-prima, é o que pontua Tajra (2008).             Nesse contexto, as necessidades educacionais têm se tornado diferente. O sistema educacional baseado no professor e no livro já não dá mais certo, pois as tecnologias digitais penetraram no cotidiano das pessoas, modificando as exigências e expectativas dos jovens diante de um professor e da escola tradicional.  Essa nova estrutura sócio-tecnológica ocorre em toda a sociedade, mudando modelos e paradigmas, inclusive nas expectativas e nos relacionamentos educacionais. A tecnologia educacional é um novo instrumento de trabalho que pode propalar na sociedade e principalmente no âmbito escolar, a importância da interação, da pesquisa e da informação tecnológica em todo meio social. Até hoje, a maioria dos professores utiliza os recursos tecnológicos para reproduzir o modelo de aulas expositivas, simplesmente passando as informações aos alunos. Esse modelo de aula acontece porque os professores não recebem formação adequada para trabalharem as novas tecnologias com crianças e jovens que vivem em uma sociedade onde tudo muda rapidamente, ceifando seu pensamento criativo.

Page 2

Dentre as dificuldades enfrentadas pelo professor em relação às tecnologias digitais em sua prática pedagógica, as principais são: falta de capacitação continuada, ou seja, investimento para que estes profissionais sempre atualizem seus conhecimentos; laboratórios de informática com aparelhos desatualizados e com acesso lento a internet. Quanto ao desenvolvimento curricular podemos dizer que ele pode ser criado pelo próprio professor, integrando as tecnologias digitais em sua prática pedagógica, é possível, apesar das dificuldades que o mesmo enfrenta no seu trabalho e também da falta de domínio das mesmas por alguns educadores. O professor muitas vezes sente-se deslocado por não ter domínio de ferramentas tecnológicas tão bem quanto os alunos e, muitas vezes,  acha que não tem capacidade ou que ficou esquecido no tempo. Muitas vezes, existe o professor que revoga qualquer evolução da prática pedagógica, preferindo manter técnicas, que não atraem a atenção dos alunos, transformando a disciplina em uma obrigação. Há também aqueles profissionais que tentam aperfeiçoar, tentam utilizar novos recursos digitais, reformulam suas práticas, procuram estar sempre próximos dos alunos e entendem a realidade da comunidade escolar. Por estarem presentes em todo contexto social, as tecnologias digitais desempenham papel fundamental na educação, tornando-se importante recurso pedagógico e instrumento essencial no trabalho do supervisor educacional.

Show full summary Hide full summary

Similar

Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.