A importância das tecnologias digitais na Educação

Description

As tecnologias influenciaram significativamente nas mudanças em nossa sociedade na última década, mudanças que por sua vez ocorrem em uma velocidade cada vez maior. Desta maneira é importante que a unidade escolar acompanhe esse ritmo, e enfrente o desafio de inseri-las em seu dia a dia de forma a fazer o uso destas para melhorar a oferta de seus serviços.
yuri fontella
Note by yuri fontella, updated more than 1 year ago
yuri fontella
Created by yuri fontella almost 7 years ago
15
0

Resource summary

Page 1

O mundo está vivendo enormes transformações tecnológicas. Conforme Tedesco (1995), estamos tendo novas formas de organização social, além da econômica e política, estamos vivendo a sociedade da informática. O papel que o conhecimento e a informação vêm desempenhando é o que há de mais novo neste processo; e devido às novas tecnologias de informação, a sociedade também vem sendo modificada: havendo o acúmulo de informações, velocidade em sua transmissão, superação das limitações espaciais, utilização de som e imagens. Há também a modificação no tempo e no espaço. Desta maneira, Bianconcini (2000) pontua que a tecnologia seguindo um percurso natural a tecnologia chegou aos muros da escola onde coloca que a primeira revolução tecnológica no aprendizado aconteceu com Cormenius ao transformar o livro impresso em ferramenta de ensino e de aprendizagem. Contudo, mesmo o emprego da tecnologia sendo fundamental para proporcionar o desenvolvimento, é interessante ressaltar que historicamente dentro da própria escola sempre existiu resistências ao emprego das novas tecnologias para que tivéssemos uma melhoria no processo ensino-aprendizagem. Por esse motivo, vários pesquisadores e educadores, conforme Carneiro (2002), analisam como utilizar o computador como ferramenta pedagógica, ou seja, a Informática na Educação. É necessário ver como acontece este processo de aprender frente ao computador e à internet, pois é importante que haja estímulos. Pensando nestes estímulos, é preciso que a educação pense e reconstrua o saber, remodelando conceitos, valores e hábitos, pois sem o conhecimento teremos dificuldade de sobrevivência, já que é a nossa atual matéria-prima, é o que pontua Tajra (2008).             Nesse contexto, as necessidades educacionais têm se tornado diferente. O sistema educacional baseado no professor e no livro já não dá mais certo, pois as tecnologias digitais penetraram no cotidiano das pessoas, modificando as exigências e expectativas dos jovens diante de um professor e da escola tradicional.  Essa nova estrutura sócio-tecnológica ocorre em toda a sociedade, mudando modelos e paradigmas, inclusive nas expectativas e nos relacionamentos educacionais. A tecnologia educacional é um novo instrumento de trabalho que pode propalar na sociedade e principalmente no âmbito escolar, a importância da interação, da pesquisa e da informação tecnológica em todo meio social. Até hoje, a maioria dos professores utiliza os recursos tecnológicos para reproduzir o modelo de aulas expositivas, simplesmente passando as informações aos alunos. Esse modelo de aula acontece porque os professores não recebem formação adequada para trabalharem as novas tecnologias com crianças e jovens que vivem em uma sociedade onde tudo muda rapidamente, ceifando seu pensamento criativo.

Page 2

Dentre as dificuldades enfrentadas pelo professor em relação às tecnologias digitais em sua prática pedagógica, as principais são: falta de capacitação continuada, ou seja, investimento para que estes profissionais sempre atualizem seus conhecimentos; laboratórios de informática com aparelhos desatualizados e com acesso lento a internet. Quanto ao desenvolvimento curricular podemos dizer que ele pode ser criado pelo próprio professor, integrando as tecnologias digitais em sua prática pedagógica, é possível, apesar das dificuldades que o mesmo enfrenta no seu trabalho e também da falta de domínio das mesmas por alguns educadores. O professor muitas vezes sente-se deslocado por não ter domínio de ferramentas tecnológicas tão bem quanto os alunos e, muitas vezes,  acha que não tem capacidade ou que ficou esquecido no tempo. Muitas vezes, existe o professor que revoga qualquer evolução da prática pedagógica, preferindo manter técnicas, que não atraem a atenção dos alunos, transformando a disciplina em uma obrigação. Há também aqueles profissionais que tentam aperfeiçoar, tentam utilizar novos recursos digitais, reformulam suas práticas, procuram estar sempre próximos dos alunos e entendem a realidade da comunidade escolar. Por estarem presentes em todo contexto social, as tecnologias digitais desempenham papel fundamental na educação, tornando-se importante recurso pedagógico e instrumento essencial no trabalho do supervisor educacional.

Show full summary Hide full summary

Similar

Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes