HISTÓRIA - Iluminismo

Description

Rene Descartes, Isaac Newton, Baruch de Espinosa e um resumo do que foi o movimento Iluminista.
gabi.ss
Note by gabi.ss, updated more than 1 year ago
gabi.ss
Created by gabi.ss almost 10 years ago
447
5

Resource summary

Page 1

O Iluminismo foi um movimento iniciado no final do seculo XVII. Esse movimento tinha como objetivo derrotar o absolutismo e libertar a populacao da ignorancia com base na razao. Dessa forma, o ser humano seria capaz de iluminar as suas ideias perante os acontecimentos politicos, economicos e sociais.

Ate o comeco do seculo XVII, o clero dominou as mentes da populacao enchendo-as de medos e fantasias. O governo era absolutista, isto e, o poder era todo centralizado nas maos do rei. Mas, existiam pessoas que discordavam de tudo nessa epoca, e queriam mostrar que estavam certos.

Curiosidade: O iluminismo ficou conhecido tambem por Seculo das luzes, em contraposicao com a idade media (idade das trevas).

Muitas ideias iluministas sao defendidas ate hoje, enquanto outras sao completamente negadas

Entre os mutos pensadores que contribuiram para a formacao do movimento ilumista, os mais importantes sao Rene Descartes, Isaac Newton e Baruch de Espinosa

Rene Descartes: O matematico frances Rene Descartes afirmava que o ser humano poderia alcancar a verdade  por meio de duas habilidades: Duvidar e refletir. Assim, ele podia destinguir o certo do errado, e isto ele deu o nome de razao. Isaac Newton: Pucas decadas depois, Por meio de seus experimentos e observacoes, o fisico Isaac Newton concluiu que nao bastava apenas duvidar e refletir. Para decifrar como se oorganiza o mundo, deve se observar e fazer experimentos.   Baruch de Espinosa: O filosofo holandes demonstrou que o universo e inteligivel, e criticou o irracionalismo e a superticao do clero, da politica e mesmo da filosofia. ele afirmou por meio de estudos da bibilia que as escrituras devem ser interpretadas de maneira racional e nao como um instrumento feito pela ispiracao de Deus.

Nova página

Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
ILUMINISMO (FRAN)
gabriela_c.andra
Capitais do Mundo e curiosidades
Luiz Fernando
Atualidades Vestibular Enem 2
GoConqr suporte .
Atualidades Enem e Vestibular - 1
GoConqr suporte .
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
CEJA VIRTUAL - ENCARE O DESAFIO - FASCÍCULO 7
Elisabete Anacleto
um século de mudanças: o século XVIII - o iluminismo
manuel cabeça
Questões 2ºEM História "Século das Luzes"
Marluce Marcondes
QUIZ IRLANDA - GO INTERCÂMBIO
raquelsouza.rp
Tecnologias de Informação e Comunicação
luccianafprado