Como utilizar o Quiz como Suporte

Description

Como utilizar o Quiz como Suporte
Alessandra S.
Note by Alessandra S., updated more than 1 year ago More Less
Alessandra S.
Created by Alessandra S. over 10 years ago
Alessandra S.
Copied by Alessandra S. over 10 years ago
5188
12

Resource summary

Page 1

Baseado na pesquisa dos psicologos Henry L. Roediger III, Adam L. Putnam e Megan A. Smith os benefícios da aplicação de quiz como um recurso educacional em sala de aula e nos estudos em geral são inúmeros.

Para transformar a forma com que professores e alunos organizam e compartilham as informações o ExamTime criou a função de Quiz. Uma forma dinâmica de trabalhar testes com os alunos utilizando uma plataforma Online.

Ao navegar pelas próximas abas você descobrirá uma maneira eficaz de utilizar a função de Quiz, seja dentro ou fora da sala de aula. 

Boa leitura!

Bem Vindo ao Tutorial de Quiz do ExamTime. A seguir apresentaremos como você pode criar um Quiz de forma simples e utilizar todas as ferramentas disponíveis de forma fácil!

A seguir você verá as funções que podem ser aplicadas a qualquer Recurso disponível no ExamTime. Através dele ficará mais fácil você organizar seus recursos de estudo, compartilhar e estudar!

Para organizar os seus Recursos de Estudo utilize a opção "Mover" para direcionar para a Disciplina e Tópico correto o conteúdo. Dessa forma fica mais fácil localizar o conteúdo!

Se você iniciou um Recurso de Estudo e desejar deleta-lo utilize a opção "Eliminar". 

Você recebeu um Recurso de Estudo enviado por um amigo pelo ExamTime e deseja copiá-lo para estudar. Clique na opção "Tirar Cópia". Escolha a Disciplina e Tópico que deseja armazenar o Recurso. IMPORTANTE: Lembre-se que para que você possa editar o arquivo enviado ele deve ser compartilhado com a opção de "Permitir editar o arquivo. Não se preocupe pois isso editará a cópia e não o arquivo original!

Falamos muito em criar e compartilhar. Você encontra três opções para disponibilizar os recursos criados: Compartilhe com um amigo da sua lista Compartilhe com um Grupo. Pode ser com a classe no caso do professores ou um grupo de trabalho com os amigos. Compartilhe em Redes Sociais ou um link com seus amigos. (essa opção só funciona quando o recurso de estudo estiver no modo "Público"). IMPORTANTE: se copiar o link na barra de endereço e enviar não funcionará. Use o link que encontrar no Compartilhar/Inserir

Caso queria manter um recurso oculto até terminar ou se for algo confidencial clique no botão Tornar Privado (isso fará com que ninguém localize o material somente você ou com quem você compartilhar).Se desejar fazer com que ele se torne público clique no botão "Tornar Público", isso fará com que seu material seja localizado na pesquisa e que todos possam vizualizá-la. 

Complete as informações sobre o seu Recurso de Estudo. Isso fará com que ele seja localizado facilmente no mecanismo de pesquisa e garante organização do seu material.

Uma anotação pode ser muito mais versátil que muitos de nós imaginamos e pode ser útil além do organizar o material de sala de aula. Veja a seguir alguns modelos de trabalho:

PROFESSOR NA SALA DE AULA Sugerir como tarefa de casa, assim os alunos chegam já com o conteúdo da matéria em mente. O professor pode criar um Quiz Online com ExamTime e compartilhar com o grupo da aula. Faça um rápido Quiz como introdução da aula e avalie o resultado conjunto, essa é uma boa introdução para sua aula explanatória. Sugira uma atividade onde o aluno vá criar um quiz online para o colega como um desafio, essa atividade costuma ser dinâmica e ajuda a fixar rapidamente o conteúdo. Responda um quiz em conjunto com a sala, esse é um espaço  para discussão e troca de experiências.

PROFESSOR PARTICULARUm professor particular pode utilizar a plataforma com canal de contato com os alunos. Por exemplo: Criar os testes Online Avaliação do conhecimento prévio do aluno! Feedback da aula.

Os alunos também podem desfrutar do Quiz Online visto que seus benefícios são inúmeros, principalmente na fase em que o estudante está se preparando para as provas e exames finais, sejam eles na escola, ENEM, Vestibular, universidade ou qualquer outro exame!

Crie seu quiz para fazer uma revisão da matéria estudada em sala de aula. Os quizzes são ótima maneira de treinar para os exames pois quanto mais exercícios fizer mais segurança sobre as provas você terá. O quiz é uma ótima forma de identificar os pontos fracos e fortes e dessa forma saber onde deve-se focar os estudos. Peça ajuda dos seus colegas e testem uns aos outros.

BENEFÍCIOS

Teste o seu conhecimento onde estiver. Compartilhe com os colegas e professores de forma simples e rápida. Organize seu conteúdo online de forma que você edite e complete ele quando desejar. Crie uma biblioteca de quizzes ao longo dos meses. Na véspera da prova você terá muito material para ajudá-lo a estudar e se preparar para os exames finais.

Para começar é simples! Escolha no menu "Criar" a opção de Quiz e comece a criar o seu teste ou simulado. 

Insira um título para o seu Quiz. Dessa forma, assim como em todos os Recursos de Estudo ficará mais fácil de organizar todo o seu material.

1. Há diversas evidências de que realizar um quiz relacionado ao assunto estudado  durante a aula no mesmo dia ou semana torna mais provável a retenção do conteúdo para o longo prazo.2. O quiz identifica lacunas no conhecimento. Como um simulado, o teste prévio pode ajudar a identificar quais os pontos da matéria que precisam de reforço.3. Fixar uma matéria facilita que o aluno prepare o cérebro para o próximo conteúdo e assimile o mesmo com mais facilidade. Criar um quiz online no final de cada semana ou grupo de aulas é o exercício perfeito para maior efetividade e fixação do conteúdo, tornando o estudo relacionado mais produtivo.4. Criar quizzes online  possibilita melhor organização do conhecimento, ajudando o cérebro organizar o material em grupos para permitir uma melhor memorização e assimilação.5. Um quiz melhora a transferência de conhecimentos para novos contextos. Existem várias experiências referenciadas no papel onde os testes e simulados ajudam na  aplicação do conhecimento.

Para iniciar o Quiz clique em criar nova pergunta. Sugerimos sempre que a pergunta seja o mais simples possível e sem pegadinhas. Dica: Transforme uma dúvida ou anotação em pergunta para o Quiz

Ao adicionar uma nova pergunta você pode escolher entre duas opções: Pergunta com uma única resposta. Pergunta com múltiplas soluções.

Ao adicionar as resposta certifique-se de identificar qual é (são)  CORRETA(S) ou INCORRETA(S).Você pode também: Remover uma resposta que não acha adequada utilizando o botão abaixo de caixa de texto. Incluir mais opções de resposta. Basta clicar no link "adicionar uma resposta" abaixo da última caixa de texto.

Você tem ao final das resposta a opção de incluir uma explicação para a resposta correta. Recomendamos que utilizem isso para deixar mais completo o Quiz.

Ao terminar de inserir as resposta e explicação clique em SALVAR para finalizar a questão e inserir a próxima pergunta.

Ao retornar ao painel principal você verá a(s) pergunta(s) já adicionada e terá a opção de incluir um nova pergunta.

Ao terminar de criar o seu teste ou simulado clique em "Finalizado" e então você pode compartilhar o material com alunos ou colegas.

Clique no modo "Visualizar" para resolver o quiz. Recomendamos que coloque no modo de tela cheia (use o comando da barra inferior) para que o simulado fique em tela cheia e você possa se concentrar melhor.

6. Criar um quiz online pode fornecer mais informações sobre assuntos já trabalhados em sala de aula. Isso estimula a colaboração do aluno e a co-responsabilidade no processo de aprendizagem.7. Realizar quizzes  melhora monitoramento metacognitivo – possibilita ao aluno realizar auto-avaliações,  podendo assim avaliar melhor os seus conhecimentos e ser mais confiante sobre o que sabem e o que eles precisam saber.8. Criar um Quiz Online antes da aula. Essa técnica desperta o interesse do aluno pelo tema que será estudado. Dessa forma os professores preparam  os alunos e até mesmo a aula de acordo com o resultado obtido.9. Os quizzes são uma forma de feedback para instrutores e permite que eles saibam o que é aprendido ou que não é.10. O quiz freqüente incentiva os alunos a estudar. Tendo freqüente questionários e testes estudo motiva e reduz a procrastinação.

Introdução

Como Criar um Quiz

Funções e Atalhos

Aos Professores

Aos estudantes

Benefícios

Show full summary Hide full summary

Similar

GoConqr para Professores
Lilian Arruda
Tutorial de Mapas Mentais em GoConqr
Lilian Arruda
Ferramentas de Suporte aos Estudos
Alessandra S.
Comunidade de Aprendizagem Virtual: Crie a sua em 30 Minutos
Alessandra S.
Instalando o Moodle no WAMP (Parte 2)
Rodrigo gonzales2264
Tutorial Quiz GoConqr
Lilian Arruda
Recursos Principais
Rodrigo gonzales2264
GoConqr para Professores
Emmanuela Pimenta
Instalando o Moodle no WAMP (Parte 1)
Rodrigo gonzales2264
GoConqr para Professores
Colégio Auxiliadora
Criação de cursos (parte 1)
Rodrigo gonzales2264