Orações Coordenadas - Teoria

Description

Orações Coordenadas - Teoria
Luciana Braga
Note by Luciana Braga, updated more than 1 year ago
Luciana Braga
Created by Luciana Braga over 7 years ago
96
1

Resource summary

Page 1

O que são?

As sentenças coordenadas (ou orações coordenadas) são as orações que, como a própria nomeação sugere, se unem umas as outras, de forma justaposta ou por intermédio de uma conjunção.

A referida ordenação tem por finalidade a composição de um período composto. Sob esse aspecto, cada sentença mantém a sua independência sintática, uma vez que uma não funciona como termo integrante da outra. Com o objetivo de clarear esse conceito, propõe-se a leitura deste trecho do romance A menina que roubava livros, do escritor australiano Markus Zusak: Era o fim de maio de 1939, e a noite tinha sido como quase todas as outras. Mamãe sacudira seu punho de ferro. Papai havia saído. Liesel limpara a porta da frente e observara o céu da Rua Himmel. (p. 45).A princípio, é pertinente lembrar que se concebe como período, a frase organizada em oração (período simples) ou orações (período composto). O primeiro e último períodos do trecho acima se compõem de duas orações, a saber:Primeiro Período: Oração 1: Era o fim de maio de 1939. Oração 2: A noite tinha sido como quase todas as outras. Último Período: Oração 1: Liesel limpara a porta da frente. Oração 2: Observara (referência à Liesel de maneira subentendida) o céu da Rua Himmel. Constate que se trata de duas orações independentes entre si, inseridas em seu respectivo período. Cabe elucidar que, apesar de terem o sentido ligado por meio da conjunção “e”, mantêm-se fiéis a sua estrutura sintática original. Vale relembrar que a “conjunção” tem o propósito de conectar duas orações, como nos períodos analisados; ou duas palavras de função equivalente na oração: “A alegria e a ansiedade tomaram conta do seu coração.”. Observe que “e” une dois substantivos (núcleos) que constituem o sujeito da oração.

Page 2

Sindéticas e Assindéticas

As orações coordenadas se dividem em: sindéticas e assindéticas. Veja a diferença:

Observe: Luiz Fernando compareceu ao evento no horário confirmado. Luiz Fernando compareceu ao evento e não se atrasou. Perceba que não há conjunção no primeiro período. Nesse caso, tem-se uma oração coordenada assindética, isto é, que não apresenta conjunção. O “a” exprime a ideia de negação, como, por exemplo, em “assintomático” (sem sintomas). Em contrapartida, no segundo período, as duas orações são interligadas por meio da conjunção “e”. Por isso, trata-se de uma oração coordenada sindética.

Page 3

Tipos das Sindéticas

As orações coordenadas sindéticas dividem-se em cinco tipos, conforme a ideia estabelecida, por meio da conjunção, entre as orações, a saber:

AditivaNo geral, expressa a ideia de adição: AdversidadeExprime ideias que se opõem: ExplicativaApresenta uma justificativa: AlternativaSinaliza uma opção/alternativa: ConclusivaIndica uma conclusão É pertinente mencionar que um mesmo período pode ser composto por orações coordenadas sindéticas de diferentes tipos. Constate:Marcos estudou para a prova e fez todos os trabalhos, porém não conseguiu a média na disciplina.Note que o período se compõe de três orações, integradas pela conjunção aditiva “e” e pela conjunção adversativa “porém”.Para finalizar: As sentenças coordenadas são as orações que se unem, por intermédio ou não de uma conjunção, compondo períodos. Tratam-se de orações independentes entre si, apesar de serem instauradas novas relações de sentido.

Show full summary Hide full summary

Similar

Português para Vestibular
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Gramática - Fonologia: Quiz II
tiago meira de almeida
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Simulado Inglês
Marina Faria
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues