Farmacologia (prova 1)

Question 1 of 6

Medal-premium 10

Nos processos farmacocinéticos, o medicamento precisa se difundir pelas membranas biológicas. A relação entre a constante de dissociação (pKa) do fármaco e pH local no caso de ácidos e bases fracas não tem importância

Select one of the following:

  • True
  • False

Question 2 of 6

Medal-premium 10

Por que ocorre o fenômeno de redistribuição de um fármaco num organismo? Qual importância disso?

Select one or more of the following:

  • O termo distribuição se refere à transferência reversível do fármaco de um local a outro dentro do organismo. Informações precisas da distribuição de um fármaco requer seu doseamento a nível dos diferentes tecidos. Depois de absorvido ou injetado na corrente sanguínea o fármaco pode distribuir-se para os líquidos intersticial e celular. Os padrões de distribuição de um fármaco, refletem alguns fatores fisiológicos, como fluxo sanguíneo tecidual e características da membrana de transporte, bem como de suas propriedades físico-químicas.
    Quando as características do fármaco propiciam sua fácil passagem através da membrana endotelial, a velocidade de distribuição depende da taxa de perfusão. Assim os fármacos se distribuem mais rapidamente em tecidos altamente perfundidos, como o pulmão; o contrário ocorre nos de baixa perfusão, como o músculo em repouso.
    Se características do fármaco, como polaridade e grande peso molecular, dificultam seu transporte através da membrana celular, a velocidade de distribuição é limitada pela taxa de difusão. A distribuição também pode ser limitada pela ligação do fármaco às proteínas do plasma, em especial à albumina para fármacos ácidos e à a 1-glicoproteína ácida no caso de fármacos de característica básica. Uma substância ativa extensa e fortemente ligada à estas proteínas tem pouco acesso a locais de ação intracelulares e pode ser lentamente biotransformada e eliminada.
    Os fármacos podem acumular-se nos tecidos em concentrações maiores que as esperadas a partir do equilíbrio estável de difusão, como resultado dos gradientes de pH, da ligação a componentes intracelulares ou da distribuição nos lipídeos. O acumulo de um fármaco em determinado tecido, pode atuar como um reservatório que prolonga sua ação nesse mesmo tecido e em um local distante atingido pela circulação.

  • O termo distribuição se refere à transferência reversível do fármaco de um local a outro dentro do organismo. Informações precisas da distribuição de um fármaco requer seu doseamento a nível dos diferentes tecidos. Depois de absorvido ou injetado na corrente sanguínea o fármaco pode distribuir-se para os líquidos intersticial e celular.

Question 3 of 6

Medal-premium 10

Marque a(s) alternativa(s) correta(s) I:

Select one or more of the following:

  • Farmacologia: Estudo de substâncias chamadas fármacos, medicamentos, ou drogas, que são capazes de criar novas estruturas ou alteram funções nos organismos vivos.

  • Os medicamentos aplicados por qualquer via de administração irão passar pelo processo de difusão pelas membranas até chegar a circulação sistêmica.

  • A farmacocinética descreve o caminho do fármaco a partir do momento que ele entra no organismo até o momento em que ele sai. Esse trajeto é constituído de três processos: absorção, distribuição, metabolização e eliminação.

  • Todos os fármacos agem de forma específica para promover um efeito no organismo.

  • Os processos metabólicos alteram a estrutura química do fármaco, ele se torna de tamanho molecular maior, mais hidrossolúvel e mais polar, facilitando que seja eliminado. As principais vias de eliminação são pela urina e Bile.

  • Biodisponibilidade significa extensão de absorção do fármaco, quanto do fármaco foi absorvido e chegou na corrente sanguínea.

Question 4 of 6

Medal-premium 10

Marque a(s) alternativa(s) correta(s) II:

Select one or more of the following:

  • Na via intramuscular, pode-se alterar a velocidade de absorção por meio da adição de sais, aumentando a velocidade de absorção e efeito.

  • A via subcutânea é muito utilizada quando se precisa de uma absorção lenta, podendo ser administrado grandes quantidades de fármaco

  • Na eliminação pela bile ocorre transporte passivo de substâncias de alto peso molecular.

  • No leite materno são eliminadas substâncias de alto coeficiente de partição óleo /água e tamanho molecular pequeno.

  • No processo de filtração glomerular, somente fármaco livre e na forma molecular é filtrado

  • A reabsorção tubular para a corrente sanguínea ocorre dependendo do pH do túbulo, pka do fármaco, tamanho da molécula, e coeficiente de partição óleo/água.

  • Na secreção tubular ativa, os fármacos podem não ser eliminados se perderem a competição pela proteína transportadora.

Question 5 of 6

Medal-premium 10

Marque a(s) alternativa(s) incorreta(s) I:

Select one or more of the following:

  • No processo de absorção os fármacos vão atravessar várias barreiras, as membranas biológicas que são bicamadas lipídicas com camada de hidratação na superfície da membrana.

  • No processo de absorção de substâncias ácidas fracas

  • Para atravessar a membrana ele não terá que ter características lipossolúveis, devido à ausência de fosfolipídio e colesterol, então o fármaco não pode ser totalmente hidrossolúvel nem somente lipossolúvel, mas possuir as duas características.

  • Dependendo da estrutura química o fármaco pode ter uma característica mais hidrossolúvel ou mais lipossolúvel ou então anfipático. Nem todo fármaco tem o coeficiente de partição óleo e água que representa a capacidade de se diluir em óleo, ou seja, qual a característica dele apolar, e a característica hidrossolúvel, ou seja, a capacidade dele se diluir em água, a característica polar dele.

  • Os fármacos só atravessam as membranas quando estão na forma ionizada, quando estão dissociados na forma ionizada eles tem uma característica mais polar, e portanto mais hidrossolúvel, logo terão dificuldade em atravessar a membrana por difusão passiva.

  • Algumas substâncias não conseguem passar por difusão, podendo o transporte ser mediado por carreador, que é uma proteína que fica na parte externa e capta a substância para o meio interno. Pode fazer o transporte tanto no sentindo externo-interno quanto interno-externo.

  • Em uma competição pela proteína G, quem será carreado primeiro dependerá da afinidade com a PTN. Quem tiver maior afinidade ou estiver em maior concentração é carregado primeiro.

  • As glicoproteínas P estão em maior quantidade onde se tem maior transporte, em locais onde se tem grande processos de difusão, processos de eliminação, túbulos renais, barreira hematoencefálica e trato GI.

  • O processo será chamado de difusão facilitada quando for a favor do gradiente de concentração, ou ativo quando houver gasto de energia por ser contra o gradiente de concentração (ATP gerado pela bomba de sódio e potássio).

Question 6 of 6

Medal-premium 10

Marque a(s) alternativa incorreta(s) II:

Select one or more of the following:

  • No ciclo entero-hepático, ocorre o efeito de primeira passagem no fígado, uma pré-metabolização, sendo que parte do fármaco conjugado é eliminado na bile, sofre metabolização pelas bactérias intestinais, sendo absorvidos novamente e drenados para o fígado.

  • Na via sublingual, o medicamento se desintegra com a saliva e é absorvida por toda a mucosa, porém a região abaixo da língua é altamente irrigada por vasos sanguíneos, por isso é muito rápida a absorção e efeito, a drenagem é pela veia cava superior.

  • Alguns fármacos se forem administrados pela via oral podem ser degradados pelo pH ou pelas enzimas digestivas. Para evitar isso, são utilizados precursores desse fármaco que não sofrem efeito de enzimas ou do pH, conseguem ser absorvidos, e quando metabolizados, vão se tornar ativos.

  • Na via enteral, a absorção do medicamento ao longo de toda mucosa do trato GI depende do pKa do fármaco, pH do meio, sendo drenado diretamente pela veia cava inferior.

  • O débito cardíaco influencia a distribuição porque como o fármaco está sendo levado pela corrente sanguínea, se houver um volume menor de sangue passando por minuto, haverá uma menor quantidade de fármaco sendo distribuído também.

  • A albumina é a principal PTN plasmática, tanto pela sua maior quantidade e também por possuir o maior número de sítios de ligação. Por isso, tem afinidade por muitas substâncias diferentes, logo maior chance de competição.

  • Os principais locais de metabolização são o fígado, que tem uma grande concentração e variedade de enzimas; pulmões que são mais específicos para algumas substâncias, e intestino que possui enzimas tanto na membrana/mucosa quanto nas bactérias intestinais; os rins e o próprio plasma.

  • A redistribuição ocorre principalmente com fármacos de alto coeficiente de partição óleo/água, porque ficam acondicionados em tecido adiposo que possui alta perfusão sanguínea, retornando para a circulação sistêmica.

Icon_fullscreen

Farmacologia (prova 1)

Pet Biotec - quiz
Quiz by , created over 1 year ago

Quiz sobre a primeira prova de farmacologia geral.

Eye 201
Pin 0
Balloon-left 0
Tags
Pet Biotec - quiz
Created by Pet Biotec - quiz over 1 year ago
Close