Quiz - Simulado ExamTime

Question 1 of 6

Medal-premium 1

O metanol é utilizado como um solvente orgânico industrial, como combustível alternativo e está disponível comercialmente em uma ampla variedade de produtos. O envenenamento por metanol, através da metabolização celular, promove toxicidade severa sobre o sistema nervoso e constitui um problema de saúde em todo o mundo. Uma estratégia imediata para conter a intoxicação é a administração, via oral, de bebida alcoólica (etanol).

Essa estratégia é recomendada porque

Select one of the following:

  • o etanol e o metanol competem pela mesma enzima de metabolização.

  • a interação do metanol com a enzima de metabolização forma um complexo enzima-substrato.

  • a metabolização do etanol desacelera o funcionamento do sistema nervoso.

  • o etanol é metabolizado dentro da célula no compartimento citosólico

  • a energia de ativação utilizada na metabolização do metanol aumenta

Question 2 of 6

Medal-premium 1

"Estamos voando a sete mil metros de altitude [...]. É de manhã cedo. Lá embaixo a sombra do 747 desliza na névoa outonal. Pelo visor, parece circundada por um arco-íris, como um pássaro etéreo em alça de mira celestial. A névoa se dissipa
e revela o escudo arqueano gasto e carcomido de Minas Gerais e uma confusão de cumes que se entrecruzam distribuídos pela Serra do Espinhaço. A oeste, córregos marrons serpenteiam preguiçosos rumo ao seu encontro com o rio São Francisco. A leste, corredeiras se precipitam para o Rio Doce e o Oceano Atlântico. É uma paisagem cicatrizada pelo trabalho humano. No horizonte azul-escuro distinguem-se vagamente os grandes reservatórios das barragens de Furnas e Três Marias. No primeiro plano, estendem-se as voçorocas alaranjadas e gredosas, incisões talhadas por séculos de mineração, agricultura e pecuária imprevidentes. Em terrenos planos de aluvião aqui e acolá, o cultivo persiste. Em campos recém-arados pode-se distinguir o tom vermelho tijolo dos solos férteis e ricos em ferro. Os pastos das montanhas ainda estão verdes por causa das chuvas de verão [...]. Cidades se amontoam nos vales, cintilando ao sol claro da manhã como jóias desgastadas à beira do caminho."
(Warren Dean. A ferro e a fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. Apud Boligian & Alves. Geografia – espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2004. p. 22.)
O autor descreve a paisagem de parte do Estado de Minas Gerais. Assinale a alternativa correta.

Select one of the following:

  • O escudo arqueano decorre de falhamentos e dobramentos ocorridos no Cenozóico terciário, reflexo do processo de ruptura do continente da Gondwana e abertura do oceano Atlântico.

  • Na área, há ocorrência de importantes depósitos metalíferos, com destaque para as produções de ferro e bauxita obtidas no Quadrilátero Ferrífero e no Maciço de Urucum, cuja produção destina-se ao abastecimento do mercado interno.

  • As barragens de Furnas e de Três Marias são localizadas, respectivamente, no rio Grande e no rio São Francisco, responsáveis por parte da geração de energia elétrica da região.

  • Os solos férteis, porém ácidos pela presença de metais, têm sido utilizados para a expansão da produção de soja, o que coloca o Estado de Minas Gerais como segundo maior produtor nacional do grão, atrás do Mato Grosso.

  • Os pastos da área em destaque são ocupados pela criação bovina de corte, em sistema extensivo, sendo que importantes frigoríficos localizados em Uberlândia são responsáveis pela exportação de carne de alta qualidade com o selo ?boi verde?.

Question 3 of 6

Medal-premium 1

Após a chamada “Revolução de 30”, o governo Vargas foi marcado por disputas ideológicas e movimentos políticos, envolvendo facções de São Paulo, tenentes, comunistas e integralistas. Até o golpe do Estado Novo, em 1937, os
acontecimentos mais expressivos foram a Revolta de 1932, a convocação da Constituinte de 1934 e a Intentona Comunista, de 1935.

A respeito desse contexto, marque a alternativa INCORRETA.

Select one of the following:

  • A AIB (Aliança Integralista Brasileira), comandada por Plínio Salgado, constituiu um movimento suprapartidário nacionalista, contrário ao liberalismo e ao socialismo, defendendo um Estado forte e autoritário. Esta organização foi atraída por Vargas e incorporada ao governo logo depois de apoiar o Golpe de 1937.

  • Em 1932 eclodiu em São Paulo a chamada Revolução Constitucionalista, liderada pela oligarquia cafeeira paulista e pelo Partido Democrático, exigindo a convocação da Assembléia Constituinte a fim de limitar os poderes da presidência e restaurar a autonomia dos Estados. Apesar da derrota dos rebeldes, o governo convocou a Constituinte.

  • A Constituição de 1934 manteve o princípio da Federação, incorporou direitos trabalhistas, criou o serviço militar obrigatório, o ensino primário gratuito e a extensão do direito de voto às mulheres.

  • A ANL (Aliança Nacional Libertadora), liderada por Luís Carlos Prestes, aglutinava alguns tenentes, operários, intelectuais, membros da classe média, entre outros, combatendo o nazifascismo. Na tentativa de tomar o poder pelas armas, organizou a Intentona Comunista, em 1935. Derrotada, a rebelião serviu de pretexto para a instauração do estado de sítio e para a preparação do golpe de 1937.

  • Nenhuma das alternativas anteriores

Question 4 of 6

Medal-premium 1

O fator que destaca as personagens do romance Mão de Cavalo, de Daniel Galera, como contemporâneas é a

Select one of the following:

  • certeza quando ao curso do destino.

  • proximidade com a realidade da época retratada.

  • ausência de caracterizações físicas.

  • consciência de seu papel no mundo.

  • acentuação das sensções em relação à reflexão.

Question 5 of 6

Medal-premium 1

Na última eleição para diretor de um clube, na qual 11% dos sócios votaram em branco e 13% anularam o voto, o vencedor obteve 52% dos votos válidos. Não são considerados válidos os votos em brancos e os votos nulos. Todos os sócios votaram. Nestas condições o vencedor, de fato, obteve de todos os sócios um percentual de votos da ordem de

Select one of the following:

  • 38,02 %

  • 39,52 %

  • 40,50 %

  • 41,05 %

  • n.d.a.

Question 6 of 6

Medal-premium 1

Entre dunas e voçorocas

01 Em menos de duas décadas o minério começou a rarear e
a ocupação desordenada das terras, os grandes desmatamentos,
queimadas e pecuária extensiva causaram um enorme
desequilíbrio ambiental.

05 Todos esses fatores associados ao frágil solo da região e
as oscilações climáticas levaram Gilbués à total decadência,
deixando um rastro de destruição de proporções alarmantes.
Segundo o agrônomo Adeodato Salviano, pesquisador da
Universidade Federal do Piauí e especialista em solos, a
10 desertificação já atinge dois terços do município, o que significa
dizer que 796 mil hectares de terras antes produtivas estão
completamente degradadas.[...]

SIMAN, Simone. Gilbués, a cidade que pode sumir do mapa. Revista
Terra. São Paulo: Editora Peixes, ano 14, n. 174, outubro, 2006, p. 75.

Analise as proposições a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
A expressão “Em menos de duas décadas” (l. 1)

( ) inicia uma oração subordinada ao enunciado posterior, exercendo uma função circunstancial temporal.
( ) faz referência a um marco temporal, evidenciando um processo de sucessão de fatos.
( ) indica imprecisão temporal nos termos usados e estabelece um efeito de subjetividade.
( ) apresenta adequação de uso no que se refere às regras de concordância nominal.

Assinale a seqüência CORRETA.

Select one of the following:

  • F V V F

  • V V F V

  • F F V V

  • F V F V

  • F F F V

Icon_fullscreen

Quiz - Simulado ExamTime

miminoma
Quiz by , created about 3 years ago

Simulado ExamTime para Preparar para o ENEM

Eye 416
Pin 0
Balloon-left 0
Tags
Alessandra S.
Created by Alessandra S. about 3 years ago
miminoma
Copied by miminoma about 3 years ago
Close