quiz de história

Question 1 of 9

Medal-premium 1

O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo.

O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois

Select one of the following:

  • a) significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos.

  • b) representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.

  • c) significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos.

  • d) representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito.

Question 2 of 9

Medal-premium 1

Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.

Essa divisão europeia ficou conhecida como

Select one of the following:

  • a) Cortina de Ferro.

  • b) Muro de Berlim.

  • c) União Europeia

  • d) Convenção de Ramsar

Question 3 of 9

Medal-premium 1

O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução cultural: “É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsável e pensar politicamente diz respeito a todos, não é privilégio de uma minoria de iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das ideias, pois essa é a condição para a emergência de novas ideias. Os pais do regime devem compreender que autonomia não é uma palavra vã; ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza. Que ninguém tente rotular o movimento atual; ele não tem etiquetas e não precisa delas”.

(Journal de la comune étudiante. Textes et documents. Paris: Seuil, 1969 (adaptado)).

Os movimentos sociais, que marcaram o ano de 1968,

Select one of the following:

  • a) foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa.

  • b) restringiram-se às sociedades de países desenvolvidos, onde a industrialização avançada, a penetração dos meios de comunicação de massa e a alienação cultural que deles resultava eram mais evidentes.

  • c)tiveram baixa repercussão no plano político, apesar de seus fortes desdobramentos nos planos social e cultural, expressos na mudança de costumes e na contracultura.

  • d) inspiraram futuras mobilizações, como o pacifismo, o ambientalismo, a promoção da equidade de gêneros e a defesa dos direitos das minorias.

Question 4 of 9

Medal-premium 1

Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se

Select one of the following:

  • a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.

  • b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.

  • c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.

  • d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.

Question 5 of 9

Medal-premium 1

A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão

Select one of the following:

  • a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

  • b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.

  • c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

  • d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

Question 6 of 9

Medal-premium 1

O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que Carlos Lacerda, em uma batalha política ou jornalística, era um trator em ação, era um vendaval desencadeado não se sabe como, mas que era impossível parar fosse pelo método que fosse.
(Hélio Fernandes. Carlos Lacerda, a morte antes da missão cumprida. In: Tribuna da Imprensa, 22/5/2007 (com adaptações)).

Com base nas informações do texto acima e em aspectos relevantes da história brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicídio de Vargas (em grande medida, devido à pressão política exercida pelo próprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado interrompe a trajetória democrática do país, conclui-se que

Select one of the following:

  • A) a cassação do mandato parlamentar de Lacerda antecedeu a crise que levou Vargas à morte.

  • B) Lacerda e adeptos do getulismo, aparentemente opositores, expressavam a mesma posição político-ideológica.

  • C) a implantação do regime militar, em 1964, decorreu da crise surgida com a contestação à posse de Juscelino Kubitschek como presidente da República

  • D) Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

Question 7 of 9

Medal-premium 1

Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de "apaziguamento europeu", e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”
(Internet: (com adaptações)).

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que

Select one of the following:

  • a) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.

  • b) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.

  • c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de "apaziguamento europeu".

  • d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.

Question 8 of 9

Medal-premium 1

A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”
(Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações)).

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que

Select one of the following:

  • a) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.

  • b)a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.

  • c) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.

  • d)houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.

Question 9 of 9

Medal-premium 1

Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram-se separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados.

No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América Portuguesa

Select one of the following:

  • a)mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa.

  • b) foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa.

  • c)passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa.

  • d)resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.

Icon_fullscreen

quiz de história

Wesley Rodrigues5265
Quiz by , created over 1 year ago

este quiz foi desenvolvido para divertir o jogador e testar seus conhecimentos em relação ao conteúdo de história, o que vc esta esperando? venha testar seus conhecimentos! boa sorte!

Eye 91
Pin 4
Balloon-left 0
Tags
Wesley Rodrigues5265
Created by Wesley Rodrigues5265 over 1 year ago
Close