Temas de Educação Floripa 2014

Question 1 of 16

Medal-premium 1

A Constituição Federal, no capítulo referente à Educação, prevê que os recursos públicos serão destinados a:

Select one of the following:

  • Às escolas públicas e a escolas privadas de caráter filantrópico quando houver a garantia de retorno de investimentos públicos a partir da concessão de bolsas de estudos e acompanhamento socioeconômico dos estudantes bolsistas.

  • A todas as escolas brasileiras sem distinção de natureza, clientela ou natureza de inserção nas comunidades. A iniciativa pública ou privada destina-se ao atendimento das necessidades básicas da população, sendo a educação uma delas.

  • Às escolas públicas, preferencialmente. As escolas comunitárias poderão ser contempladas com recursos públicos desde que atendam à legislação vigente e sejam eminentemente de caráter não lucrativo.

  • Exclusivamente a escolas públicas que sejam circunscritas a qualquer um dos níveis do pacto federativo, ou seja, municipais, estaduais e federais, além das escolas isoladas, reunidas e de caráter filantrópico ou comunitário.

  • Às escolas públicas, podendo ser dirigidos a
    escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas,
    definidas em lei, que comprovem
    finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação, e que assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.

Question 2 of 16

Medal-premium 1

Conforme disposto na Constituição Federal de 1988, a universalização do ensino obrigatório, meta perseguida pela educação nacional, é responsabilidade:

Select one of the following:

  • Dos Estados Federados e dos Municípios que têm por responsabilidade e compromisso a aplicação de 10% dos recursos oriundos de arrecadação de impostos, conforme indica o Plano Nacional de Educação (2014-2014).

  • Do esforço conjunto da União que aplicará nunca menos de 18%, e dos Estados,Municípios e Distrito Federal que aplicarão anualmente, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos para a manutenção e desenvolvimento do ensino.

  • Dos Municípios no que concerne aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos Estados no relativo aos Anos Finais do Ensino Fundamental e da União, quando os investimentos se relacionarem ao Estudo Médio e Profissionalizante.

  • Da União que disponibilizará, através de sua função redistributiva e supletiva, recursos aos Estados Federados. Esses, por sua vez, realizarão a distribuição de recursos entre os Municípios comprometidos com projetos de desenvolvimento do ensino.

  • Página 3
    Prefeitura Municipal de Florianópolis
    A06 Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional
    Conhecimentos Gerais (25 questões)
    2. Conforme disposto na Constituição Federal
    de 1988, a universalização do ensino obrigatório,
    meta perseguida pela educação nacional, é
    responsabilidade:
    a. ( ) Dos Estados Federados e dos Municípios que
    têm por responsabilidade e compromisso a
    aplicação de 10% dos recursos oriundos de
    arrecadação de impostos, conforme indica o
    Plano Nacional de Educação (2014-2014).
    b. ( X ) Do esforço conjunto da União que aplicará
    nunca menos de 18%, e dos Estados,
    Municípios e Distrito Federal que aplicarão
    anualmente, no mínimo, 25% da receita
    resultante de impostos para a manutenção e
    desenvolvimento do ensino.
    c. ( ) Dos Municípios no que concerne aos Anos
    Iniciais do Ensino Fundamental, dos Estados
    no relativo aos Anos Finais do Ensino
    Fundamental e da União, quando os investimentos
    se relacionarem ao Estudo Médio e
    Profissionalizante.
    d. ( ) Do investimento progressivo representado
    por uma composição de impostos que podem
    atingir até 25% do Produto Interno Bruto no
    caso da União e a combinação de encargos e impostos recolhidos no nível estadual e municipal, que poderão atingir, no máximo, 18% de suas verbas públicas.

Question 3 of 16

Medal-premium 1

De acordo com o artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a carga horária mínima anual é de:

Select one of the following:

  • De acordo com o artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a carga horária mínima anual é de:

  • 800 horas ou 200 dias de efetivo trabalho escolar, incluindo-se o tempo reservado aos exames finais e a reavaliação paralela e contínua.

  • 800 horas de efetivo trabalho escolar, distribuídas ao longo do ano e respeitando o calendário escolar de cada instituição, uma vez que a fixação do número de horas de trabalho diário é determinada pela escola através de seu PPP.

  • 4 horas diárias de jornada escolar no ensino fundamental, excluindo-se os períodos destinados aos recreios e a outras atividades extracurriculares, mesmo que previstas no PPP da escola.

  • 800 horas de efetivo trabalho escolar, incluindo-se os encontros de formação docente e planejamento escolar e progressivamente ampliados os períodos de permanência dos estudantes na escola.

Question 4 of 16

Medal-premium 1

Segundo as prescrições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica (2010), a avaliação no ambiente escolar deve abranger vários âmbitos. São eles:

Select one of the following:

  • Avaliação diagnóstica; avaliação somativa; avaliação formativa.

  • Avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica.

  • Avaliação externa baseada nos índices de desempenho escolar dos estudantes da instituição; avaliações institucionais; aferições dos níveis de alfabetização.

  • Avaliação de âmbito interno; avaliação de desempenhos socioeconômicos; avaliação do âmbito pedagógico-curricular.

  • Avaliação formal de desempenho quantitativo; avaliação formal de desempenho qualitativo; avaliação global de desenvolvimento classificatório.

Question 5 of 16

Medal-premium 1

A autonomia da instituição educacional baseia-se na busca de sua identidade, que se expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, enquanto manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares. Em relação a esses documentos escolares, é correto afirmar:

Select one of the following:

  • Cabe aos Conselhos Municipais de Educação a elaboração das Diretrizes Básicas, dos projetos político-pedagógicos e dos regimentos internos das escolas municipais circunscritas às suas áreas de atuação.

  • Cabe ao Ministério da Educação (MEC) a formulação das diretrizes do projeto político-pedagógico da escola, considerando a sua identidade e a de seus sujeitos, articulando-os ao contexto em que a escola se situa, as necessidades locais e de seus estudantes.

  • O projeto político-pedagógico é um documento de elaboração obrigatória que explicita a identidade da escola e traduz suas concepções acerca das formas de avaliação, alocação de recursos financeiros e matriz curricular. O regimento escolar, por sua vez, é documento facultativo a escolas que possuam mais de 1000 alunos.

  • São produzidos a partir de consulta às comunidades locais e por isso podem ser construídos de forma coletiva, atendendo a mais de uma unidade escolar, desde que localizados no mesmo bairro ou mesorregião geográfica.

  • O projeto político-pedagógico e o regimento escolar, interdependentemente da autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira da instituição educacional, representam mais do que documentos, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática para todos e de qualidade social.

Question 6 of 16

Medal-premium 1

A constituição de um Sistema Nacional de Educação tem por fundamento:
1. A organização de um sistema no qual cada ente federativo, com suas peculiares competências, é chamado a colaborar para transformar a Educação Básica em um sistema orgânico, sequencial e articulado.
2. A atividade intencional e organicamente concebida, que se justifica pela realização de atividades voltadas para as mesmas finalidades ou para a concretização dos mesmos objetivos.
3. O regime de colaboração entre os entes federados pressupondo o estabelecimento de regras de equivalência entre as funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação nacional, respeitada a autonomia dos sistemas e valorizadas as diferenças regionais.
4. A suplência de responsabilidades e a consubstanciação coletiva que estabelece percentuais mínimos de investimento no setor educativo que variam de 18 a 25% dos recursos arrecadados em impostos e taxas federais, estaduais e municipais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Select one of the following:

  • É correta apenas a afirmativa 4.

  • São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Question 7 of 16

Medal-premium 1

O Calendário Escolar das escolas da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, conforme a Portaria 008/2014 da Secretaria de Educação do Município, deverá ser elaborado e cumprido pela Unidade Educativa respeitando as normas legais e ser divulgado amplamente à comunidade educativa, composta por alunos, professores, colaboradores e famílias.
A fiscalização do cumprimento das atividades previstas no calendário cabe à(ao):

Select one of the following:

  • Unidade Escolar.

  • Divisão de Controle do IDEB.

  • Secretaria Municipal de Educação.

  • Conselho Municipal de Educação.

  • Diretoria de Legislação e Normas da SME.

Question 8 of 16

Medal-premium 1

Em relação ao horário de atendimento às crianças em escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, é correto afirmar:

Select one of the following:

  • A totalidade das crianças é atendida pela Rede Municipal de Educação de Florianópolis em tempo integral, ou seja, elas permanecem por 7 horas nas escolas.

  • O horário de atendimento das Unidades Educativas de Educação Infantil será de 6 horas quando parcial e de 12 horas para crianças atendidas em período integral.

  • O município de Florianópolis não possui estrutura educacional para atender crianças em período integral. Isso ocorrerá a partir da aprovação do Plano Municipal de Educação prevista para 2015.

  • As crianças são atendidas nas Unidades Educativas Municipais por um período de 4 horas quando parcial e de 8 horas em regime integral.

  • As Unidades Educativas de Educação Infantil de Florianópolis funcionam initerruptamente das 8 às 18 horas, com exceção dos finais de semana, salvo quando ocorre a realização de eventos previstos no Calendário Escolar.

Question 9 of 16

Medal-premium 1

O estatuto do Servidor Público Municipal de Florianópolis prevê, no capítulo referente a vantagens pecuniárias, o recebimento de indenizações, adicionais e gratificações. No tocante ao Magistério, além das gratificações previstas no Estatuto, outras são praticadas. Em relação às gratificações do Magistério Público Municipal, é correto afirmar:

Select one of the following:

  • Os docentes que estejam efetivamente lotados em sala de aula fazem jus à hora atividade e regência de classe, obedecendo ao disposto no Estatuto do Magistério.

  • Professores em trabalho nas Unidades Educativas recebem gratificações por tempo de serviço e por insalubridade. Podem, também, requerer a gratificação de difícil acesso e hora atividade.

  • Os docentes lotados na sede da Secretaria Municipal de Educação não fazem jus a gratificações concedidas a profissionais inseridos efetivamente no trabalho nas Unidades Educativas.

  • Os profissionais da educação podem receber gratificações específicas que se resumem a adicionais por periculosidade, apoio ao deficiente, prestação de serviços extraordinários e exercício de função de chefia.

  • O profissional do magistério tem como vantagens as gratificações de hora atividade, de regência de classe, de difícil acesso e de dedicação exclusiva, na forma de Estatuto próprio.

Question 10 of 16

Medal-premium 1

O dever do Estado com a educação escolar pública é afirmado na Lei de Diretrizes e Bases Nacionais em seu artigo 4o e será efetivado mediante a garantia de:

Select one of the following:

  • Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade organizada em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

  • Educação Básica e Educação Superior, oferecidas ao conjunto da população em idade escolar, e oferta de Ensino Supletivo para os estudantes fora da relação idade/série.

  • Atendimento obrigatório e gratuito a estudantes do nascimento (creches e escolas infantis) à vida adulta (Universidades e Escolas Técnicas Profissionalizantes).

  • Ensino Fundamental e Ensino Médio com a garantia de progressiva inclusão dos níveis relativos ao atendimento em instituições de educação infantil até o final da validade do PNE 2011-2020.

  • Atendimento pré-escolar com matrícula obrigatória a partir dos 4 anos de idade, e Ensino Fundamental com duração de 9 anos em seus anos iniciais e finais.

Question 11 of 16

Medal-premium 1

Em relação ao disposto no Estatuto do Magistério Público Municipal (Lei CMF 2.517/1986) no que se refere à carreira docente, é correto afirmar:

Select one of the following:

  • O Magistério Público Municipal é constituído por docentes efetivados através de concurso público e de professores incorporados à rede por meio de processos seletivos de provimento de vagas.

  • Fazem parte do quadro do Magistério Público Municipal todos os servidores e colaboradores das Unidades Educativas e da Secretaria Municipal de Educação.

  • O Magistério Público Municipal é constituído por docentes e pelos especialistas em assuntos educacionais nomeados ou admitidos de acordo com as disposições do Estatuto do Magistério Público Municipal

  • Os cargos de direção, chefia e assessoramento pedagógico, educacional e de convivência não exigem, necessariamente, profissionais integrantes do Quadro do Magistério.

  • Compete ao Secretário Municipal de Educação prover os cargos públicos do Magistério, incluindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares.

Question 12 of 16

Medal-premium 1

Em relação ao Estágio Probatório, o Estatuto do Magistério Público Municipal dispõe:
1. O estágio probatório é o período de um ano de efetivo exercício, durante o qual são apurados os requisitos necessários à confirmação ou não do membro do Magistério no cargo efetivo para o qual fora nomeado.
2. Não preenchendo os requisitos necessários, o membro do Magistério em estágio probatório, cabe ao superior imediato iniciar o processo de exoneração.
3. Durante o Estágio Probatório poderá ocorrer ascensão funcional.
4. Na vigência do Estágio Probatório o servidor poderá se afastar para realização de curso de pós-graduação, desde que devidamente autorizado por seus superiores imediatos.
5. São requisitos avaliados no Estágio Probatório: idoneidade moral; assiduidade; disciplina; eficiência e produtividade; dedicação às atividades educacionais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Select one of the following:

  • É correta apenas a afirmativa 5.

  • São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.

  • São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

Question 13 of 16

Medal-premium 1

A gestão democrática propõe uma educação com relevante valor social. Referenciada pela legislação, o processo de gestão democrática municipal pressupõe:

Select one of the following:

  • A participação das Associações de Pais e Professores na elaboração da proposta pedagógico curricular dos Centros Educativos de forma a possibilitarem uma educação verdadeiramente vinculada à comunidade.

  • A constituição de Conselhos de Classe com a participação legitimada de professores, pais, alunos, especialistas educacionais e representantes da comunidade local.

  • O dimensionamento dos planos de gastos e orçamentos das Unidades Educativas realizados de forma colegiada para atender às exigências legais e às necessidades da comunidade local e regional.

  • A organização do corpo docente e de especialistas escolares em torno de discussões de cunho socioeconômico e social que representem possibilidade de incorporação de suas tendências ao projeto político-pedagógico das escolas.

  • A participação social nas tomadas de decisões, na fiscalização dos recursos financeiros e nas necessidades de investimento, na execução das deliberações coletivas e nos processos de avaliação.

Question 14 of 16

Medal-premium 1

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo de acordo com as características das dimensões metodológicas de constituição do projeto político-pedagógico (PPP) numa perspectiva emancipatória e democrática.
Coluna 1 (1. Planejamento) (2. Sistematização) (3. Execução) (4. Monitoramento) (5. Avaliação)
Coluna 2
( ) Retrato da realidade traçado a partir do levantamento das forças e fragilidades da escola, dos potenciais e dificuldades existentes. Envolve o planejamento de ações e a programação visando a atingir a escola desejada a partir da superação de desafios.
( ) São mecanismos baseados em discussões e reflexões das práticas pedagógicas educacionais, na gestão participativa e na gestão de apoio propondo planos de melhoria, reorganização e articulação das ações decorrentes do PPP.
( ) Análise das ações tomadas e sua capacidade de transformação da realidade diagnosticada. Possibilidade de retomar ações, corrigindo seu fluxo, e acrescentar ou sugerir novas ações para alcançar melhor êxito com a s metas sugeridas.
( ) Envolve a mobilização da comunidade escolar, os estudos sobre marco referencial, a visão que contagia as pessoas, fornece a direção e alimenta a participação de todos.
( ) É a ação derivada dos projetos que satisfaçam as necessidades identificadas no diagnóstico visando a diminuir a distância entre a realidade da escola desejada e a realidade existente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a.

Select one of the following:

  • 1 • 2 • 5 • 4 • 3

  • 1 • 3 • 4 • 2 • 5

  • 2 • 4 • 5 • 1 • 3

  • 4 • 3 • 2 • 1 • 5

  • 5 • 2 • 4 • 1 • 3

Question 15 of 16

Medal-premium 1

A Educação Básica é constituída por etapas que apresentam características específicas e que devem se estruturar de forma orgânica, sequencial e articulada.
Em relação às etapas da Educação Básica, é correto afirmar:
1. Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo.
2. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 anos e 11 meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 anos.
3. A articulação das dimensões orgânica e sequencial das etapas e das modalidades da Educação Básica, e dessas com a Educação Superior, implica ação coordenada e integradora do seu conjunto sob responsabilidade da União e seus organismos de planejamento (MEC e INEP).
4. A transição entre as etapas da Educação Básica e suas fases requer formas de articulação das dimensões orgânica e sequencial que assegurem aos educandos, sem tensões e rupturas, a continuidade de seus processos peculiares de aprendizagem e desenvolvimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Select one of the following:

  • São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Question 16 of 16

Medal-premium 1

Paulo Freire, no livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, afirma que ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo. Esta afirmação, de acordo com o autor, refere-se primariamente à/a(ao):

Select one of the following:

  • movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer.

  • negação da fórmula do “faça o que eu mando e não o que eu faço”.

  • propiciar as condições em que os educandos em suas relações entre si e com o professor ensaiam a experiência profunda de assumir-se.

  • transferência de conhecimento através da utilização da linguagem corporal em conjunto com palavras.

  • afirmação de que o velho que preserva sua validade ou marca uma presença no tempo continua novo e, portanto, constitui exemplo
    válido.

Icon_fullscreen

Temas de Educação Floripa 2014

Alceu Bernardino
Quiz by , created over 1 year ago

Simulado da seleção para professor substituto Florianópolis 2014

Eye 23
Pin 1
Balloon-left 0
Alceu Bernardino
Created by Alceu Bernardino over 1 year ago
Close