Pedagogia 2015

Question 1 of 20

Medal-premium 1

José Carlos Libâneo classifica as tendências pedagógicas na prática escolar brasileira em liberais e progressistas. Relacione cada tendência à sua concepção.
I- Tendência liberal tradicional.
II- Tendência liberal renovada progressivista.
III- Tendência progressista libertadora.
IV- Tendência progressista crítico-social dos conteúdos.
(__) A educação é uma atividade que possibilita ao homem conscientizar-se da realidade e transformá-la;
(__) A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral do aluno para assumir sua posição na sociedade;
(__) Concebe a escola como espaço de difusão de conteúdos vivos, concretos e indissociáveis das realidades sociais tendo como papel fundamental a democratização social;
(__) A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social suprindo as experiências que permitam ao aluno educar-se de forma ativa.
A sequência correta é:

Select one of the following:

  • III, I , IV e II

  • I, III , IV e II

  • III, II, IV e I

  • I, III, II e IV

  • I, IV, II e III

Question 2 of 20

Medal-premium 1

Os diversos estudos , realizados nos últimos anos sobre a história da Didática no Brasil, classificam as Tendências Pedagógicas em dois grandes grupos que são: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. Cada um desses grupos abriga tendências que apresentam posições semelhantes em relação aos condicionantes sociopolíticos da educação. Podemos afirmar então que:
I. A Pedagogia Liberal se apresenta como organização que se opõe à sociedade classista.
II. A Pedagogia Progressista acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.
III. A Pedagogia Progressista não tem como se institucionalizar numa sociedade capitalista .
IV. A Pedagogia Liberal sustenta a ideia de que a escola tem como função preparar os educandos para o desempenho de papéis sociais.
V. Tanto a Pedagogia Liberal como a Pedagogia Progressista analisam a realidade social de forma a garantir a inclusão dos estudantes no mercado de trabalho.
Está CORRETO o que se afirma nos itens:

Select one of the following:

  • I , I e IV

  • II , IV e V

  • I , II e III

  • II , III e IV

Question 3 of 20

Medal-premium 1

O Decreto 5154/2004 define as formas de articulação entre o Ensino médio e a educação profissional, podendo essa articulação ocorrer nas modalidades integrada, concomitante ou subsequente.

Select one of the following:

  • True
  • False

Question 4 of 20

Medal-premium 1

O professor ao saber como se aprende pode auxiliar seus alunos a aprender melhor. Vários estudos realizados permitiram realizar algumas variáveis mediadoras cognitivas (estratégias e aprendizagem) e afetivas (orientações motivacionais) que têm ação de relevo no desempenho escolar.
Sobre a aprendizagem, analise as afirmativas abaixo.
I. Processos e estratégias de ensino podem ser ensinados.
II. O conhecimento pode ser dificultado por fatores intrínsecos ao processo de aprendizagem.
III. O bom aluno sabe gerenciar seu processo de aprendizado.
IV. Estudantes com idênticas capacidades intelectuais podem ter diferentes níveis de rendimento, dependendo das formas de atuação sobre seus próprios processos de aprendizagem.
Assinale a alternativa que identifica afirmativa(s) correta(s).

Select one of the following:

  • Apenas I e IV.

  • Apenas IV.

  • I, II, III e IV.

  • Apenas I, II e III.

Question 5 of 20

Medal-premium 1

Relacione as afirmativas às suas respectivas abordagens de ensino - aprendizagem, marcando: I para a Abordagem Tradicional; II para a Abordagem Comportamentalista; III para a Abordagem Humanista; IV para a Abordagem Cognitivista; V para a Abordagem Sócio-Cultural.
( ) Abordagem que considera a educação um ato político; a ciência, um produto histórico; o conhecimento, uma transformação contínua; o aluno, o centro da regulação da aprendizagem, e o professor, um educador para a prática da liberdade.
( ) Abordagem que considera a educação do homem, e não apenas da pessoa em situação escolar; o ensino como atividade não diretiva e centrada no aluno, e o professor como facilitador da aprendizagem.
( ) Abordagem que entende a educação como atividade restrita à escola; prioriza o processo de instrução entendido como transmissão de conhecimentos; considera o ensino centrado no professor e caracterizado pela transmissão do patrimônio cultural a partir de modelos pré-fixados.
( ) Abordagem que considera a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento; o controle e o diretivismo do comportamento humano como inquestionáveis; o ensino como atividade dependente de um conjunto de técnicas diretamente aplicáveis na sala de aula.
( ) Abordagem predominantemente interacionista que trata o conhecimento como resultado da interação entre sujeito e objeto; a inteligência como uma construção histórica e o ensino focado na aprendizagem do aluno, dando ênfase a sua capacidade de integrar informações e de processá-las.
A alternativa correta é:

Select one of the following:

  • I, II, III, IV e V.

  • I, III, IV, II e V.

  • II, I, IV, III e V.

  • III, II, IV, I e V.

  • V, III, I, II e IV.

Question 6 of 20

Medal-premium 1

“Uma sociedade do conhecimento clama por um novo jeito de ensinar e aprender. Compreendendo os conteúdos escolares como uma trajetória de formação do educando, deve haver um repensar constante sobre a importância e a contemporaneidade desses conhecimentos, bem como sobre o atendimento aos pilares da educação” (Leontiev – 2001, p.65). Sobre esta afirmativa do autor, faça a correlação das palavras-chave desses pilares com o respectivo significado ou equivalência.
1. Aprender a conhecer
2. Aprender a fazer
3. Aprender a conviver
4. Aprender a ser
( ) quer dizer interagir com o outro e compreender a interdependência na participação de projetos comuns;
( ) significa contribuir para o pleno desenvol vimento humano: inteligência, sensibilidade, espiritualidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e capacidade para se comunicar. (UNESCO, 2006, p. 90);
( ) equivale ao desenvolvimento de competências que possibilite ao sujeito habilidades para enfrentar variadas situações e conviver em equipe;
( ) significa não apenas a aquisição de um vasto repertório de saberes, mas o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento. Supõe aprender a aprender, desenvolvendo as funções psicológicas superiores: atenção, memória, comparação, análise, síntese, generalização, argumentação, avaliação, crítica.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Select one of the following:

  • 3, 4, 2, 1

  • 1, 4, 3, 2

  • 4, 2, 3, 1

  • 2, 3, 1, 4

  • 2, 1, 3, 4

Question 7 of 20

Medal-premium 1

Sobre a Pedagogia Progressista, observe os itens a seguir.
I. A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, acentuam a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.
II. As versões libertadora e libertária têm em comum o autoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica.
III. A tendência da pedagogia critico social de conteúdos propõe uma síntese que valorize a pedagogia tradicional e renovada, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta.
IV. A pedagogia progressista deve institucionalizar-se numa sociedade capitalista.
A quantidade de itens corretos é:

Select one of the following:

  • 0

  • 1

  • 2

  • 3

  • 4

Question 8 of 20

Medal-premium 1

A avaliação escolar tem provocado muitas reflexões na área pedagógica, tornando-se uma discussão intensa e interminável entre pedagogos e gestores educacionais, cada qual procurando enfatizar o que considera mais importantes para os educadores. Com base na afirmação assinale a alternativa correta:
I. Hoffmann acredita que a contradição entre o discurso e a prática de alguns educadores e sua ação classificatória e autoritária exercida, encontra explicação na concepção de avaliação do educador, reflexo de sua história como aluno e professor.
II. Dentro da pedagogia contemporânea, a avaliação é concebida como experiência de vivência multiplicada e variada, tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, objetivo do aluno.
III. A redefinição da prática avaliativa não é possível mediante um compromisso com a democratização do ato pedagógico.
IV. Segundo Hoffmann, a avaliação propicia a mudança, o progresso e a aprendizagem. Por isso é considerada, processual, contínua, participativa, diagnóstica e investigativa.
São verdadeiras:

Select one of the following:

  • I, II e IV

  • I, II e III

  • II, III e IV

  • I, III e IV

Question 9 of 20

Medal-premium 1

O conceito de currículo, historicamente, vem evoluindo na prática educacional, manifestando-se segundo as concepções de sociedade, de ser humano, de educação, em cada contexto histórico. Partindo dessa assertiva, pode-se, então, conceituar currículo como:
1. “Currículo é um processo educativo e não um momento, uma etapa.”
2. “Currículo é ação, é trajetória, é caminhada construída coletivamente e, em cada realidade escolar, de forma diferenciada. É um processo dinâmico, mutante, sujeito a inúmeras influências, aberto e flexível.”
3. “Currículo é um processo espontâneo, caracterizado por uma orientação definida enquanto ação humana, e por uma organização característica enquanto processo.”
4. “Currículo deve ser a expressão da função socializadora, cultural e educativa da escola, bem como das individualidades autônomas, devendo ser pensado, concebido em seu sentido mais abrangente, compreendendo as atividades teórico-práticas presentes na vida escolar bem como o processo de aprendizagem vivenciado dentro e fora do espaço restrito da sala de aula e da escola.”
Assinale a opção que agrega as afirmações corretas

Select one of the following:

  • 1, 2 e 4, apenas.

  • 2 e 3, apenas.

  • 1, 2, 3 e 4.

  • 1, 3 e 4, apenas.

  • 3 e 4, apenas.

Question 10 of 20

Medal-premium 1

Analise as questões abaixo e marque a alternativa que corresponde ao somatório das proposições corretas.

( 28 ) O ensino religioso, de matrícula obrigatória, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
( 42 ) A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos três horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.
( 66 ) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
( 84) O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

Select one of the following:

  • 70

  • 150

  • 108

  • 112

  • 94

Question 11 of 20

Medal-premium 1

Avalie se as diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE incluem:
I - erradicação do analfabetismo;
II - universalização do atendimento escolar;
III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;
IV - melhoria da qualidade da educação;
Estão corretos os itens:

Select one of the following:

  • I e II, apenas.

  • III e IV, apenas.

  • I, II e III, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

Question 12 of 20

Medal-premium 1

Rios (2001) define competência como uma totalidade que abriga em seu interior uma pluralidade de propriedades; um conjunto de qualidades de caráter positivo. Para uma docência de melhor qualidade, devem-se considerar as dimensões:
I - técnica: ignora a inserção da técnica no contexto social e política.
II - estética: apresenta a sensibilidade como elemento constituinte do saber e fazer docente.
III - social: reconhece o homem como ser coletivo e essencialmente com possibilidade de conhecer a realidade.
IV - ética: orienta a ação fundada no respeito e na solidariedade para o bem coletivo.
Assinale a alternativa que contempla a totalidade de dimensões corretas.

Select one of the following:

  • II, III e IV, apenas.

  • I e III,apenas.

  • I, III e IV, apenas.

  • II e IV, apenas.

Question 13 of 20

Medal-premium 1

O fenômeno da discentração das subjetividades sociais no mundo contemporâneo pode ser verificado nas práticas de leitura através de(a):

Select one of the following:

  • necessidade de produzir o sentido do texto a partir do ponto de vista de quem o lê, ainda que em detrimento do conteúdo expresso.

  • um maior número de grupos de leitura cooperativa, utilizados como estratégia de superação das dificuldades de acesso ao texto.

  • um crescente desapreço pelo livro e por outras formas de cultura escrita, em razão de se tratar de matéria atemporal.

  • tendência à formulação de sentidos baseados em informações previamente veiculadas pela mídia, em detrimento dos incidentais.

Question 14 of 20

Medal-premium 1

A organização do trabalho pedagógico escolar:
1) implica dar ênfase à organização do trabalho de ensino.
2) significa tomar como centralidade o trabalho global da escola.
3) requer reflexão, discussão e sistematização de atividades.
4) solicita a realização de estudos e a proposição de atividades.
5) requer materialidade das atividades de planejamento e avaliação.
Estão corretas:

Select one of the following:

  • 1, 2 e 5 apenas

  • 1, 2, 3 e 4 apenas

  • 2, 3, 4 e 5 apenas

  • 3 e 5 apenas

  • 1, 2, 3, 4 e 5

Question 15 of 20

Medal-premium 1

Na reunião pedagógica da Secretaria Estadual de Educação do Estado “X”, com as pedagogas das Escolas Estaduais, a coordenadora da reunião destacou as principais incumbências dos Estados, de acordo com o artigo 10, da LDB nº 9.394/96. Dentre as opções abaixo, assinale a que contraria o citado artigo:

Select one of the following:

  • Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.

  • Baixar normas suplementares para o seu sistema de ensino.

  • Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.

  • Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

  • Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior do Estado.

Question 16 of 20

Medal-premium 1

Para que o Professor de Matemática possa ter sucesso na organização de situações que propiciem a exploração matemática pelos alunos é fundamental que ele conheça os sete processos mentais básicos para a aprendizagem da Matemática, a saber:
1. Correspondência.
2. Comparação.
3. Classificação.
4. Sequenciação.
5. Seriação.
6. Inclusão.
7. Conservação.
Estão corretos apenas:

Select one of the following:

  • 3 itens.

  • 4 itens.

  • 5 itens.

  • 6 itens.

  • 7 itens

Question 17 of 20

Medal-premium 1

O planejamento se concretiza em planos e projetos, tanto da escola e do currículo quanto do ensino. A ação de planejar subordina-se à natureza da atividade realizada. Dessa forma, pode-se conceber o ato do planejamento como:
1. “Momento de elaboração dos planos de trabalho.”
2. “Atividade permanente de reflexão e ação.”
3. “Processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar e suas condições concretas.”
4. “Processo de busca de alternativas para a solução de problemas e de tomada de decisões, possibilitando a revisão de planos e projetos, a correção no rumo das ações.”
5. “Um documento escrito que materializa de forma organizada um conjunto de decisões tomadas.”
Estão corretos os itens

Select one of the following:

  • 1 e 4, apenas.

  • 2, 3 e 4, apenas.

  • 2, 3 e 5, apenas.

  • 2, 3, 4 e 5.

  • 1 e 3, apenas.

Question 18 of 20

Medal-premium 1

De acordo o Parâmetro Curricular Nacional volume I (Introdução) do ensino fundamental de primeira fase, o terceiro nível de concretização curricular se refere à:

Select one of the following:

  • Referência nacional para o Ensino Fundamental, estabelecendo metas educacionais que devem convergir com as ações políticas do Ministério da Educação.

  • Referência nacional para o Ensino Médio, estabelecendo metas educacionais que devem convergir com as ações políticas do Ministério da Educação.

  • Propostas curriculares dos estados e municípios para o Ensino Fundamental de primeira fase.

  • Propostas curriculares dos estados e municípios para o Ensino Médio.

  • Nenhuma das alternativas está correta.

Question 19 of 20

Medal-premium 1

A influência da Teoria de Gestalt sobre as práticas de alfabetização pode ser exemplificada através dos métodos:

Select one of the following:

  • fônicos e da estimulação da consciência fonológica.

  • naturais e práticas discursivas.

  • construtivistas e pós-naturais.

  • por palavração e suas variações posteriores.

Question 20 of 20

Medal-premium 1

De forma quase consensual, os especialistas afirmam que “O processo de aprendizagem é pessoal, sendo resultado de construção e experiências passadas que influenciam as aprendizagens futuras. Dessa forma a aprendizagem numa perspectiva cognitivoconstrutivista é como uma construção pessoal resultante de um processo experimental, interior à pessoa e que se manifesta por uma modificação de comportamento” (LIMA, 2008). Nesta expectativa, encontramos os estudiosos que defendem “fases da aprendizagem” e/ou “tipos de aprendizagem”. Para Moura (2008) aprender é “sempre um processo de reconstrução das realidades locais, onde estamos inseridos, aplicando nestes contextos as informações, transformando-as em conhecimento significativo. Neste pressuposto, aprender exigir contato com a realidade concreta e equivale a reconstruir realidades segundo os valores e interesses de uma coletividade”. Defendendo as fases do ato de aprender, Piletti (1987) as nomeia. Assinale a alternativa que apresenta os nomes destas fases segundo o autor citado:

Select one of the following:

  • Sincrética, Contextual e Realística;

  • Sincrética, Sintética e Estética;

  • Sincrética, Analítica e Sintética;

  • Analítica, Política e Sincrética;

  • Política, Filosófica e Sincrética.

Icon_fullscreen

Pedagogia 2015

Alceu Bernardino
Quiz by , created over 1 year ago

simulado act

Eye 71
Pin 1
Balloon-left 0
Tags
Alceu Bernardino
Created by Alceu Bernardino over 1 year ago
Close