Impactos socioambientais

Question 1 of 10

Medal-premium 1

O Aterro Sanitário de Gramacho, localizado em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, após 30 anos de funcionamento irregular, teve suas atividades fechadas no dia 03/06/2012. O maior aterro da América Latina se estendia por uma área de cerca de 1,3 milhões de m2, próximo à Baia da Guanabara e ao Aeroporto do Galeão.
Sobre a deposição final de resíduos sólidos urbanos, leia com atenção as afirmativas a seguir.
I. Os resíduos lançados a céu aberto acarretam problemas à saúde pública, com a proliferação de vetores de doenças, além de produzir mau cheiro. Quando próximos a aeroportos, atraem aves como urubus, colocando em risco pousos e decolagem das aeronaves.
II. O chorume, líquido produzido pela decomposição dos resíduos, pode infiltrar pelo solo contaminando o lençol freático, quando o substrato onde se depositou resíduo apresenta irregularidades na impermeabilização.
III. Caso não exista aterro industrial no município, o poder público poderá autorizar a deposição de resíduos industriais em terrenos baldios.
IV. Todo aterro sanitário deve possuir licença ambiental para seu funcionamento. Essa licença atesta que forma de deposição dos resíduos atende a legislação ambiental vigente.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Select one of the following:

  • I, II, III e IV.

  • I, II e IV apenas.

  • I, II e III apenas.

  • III e IV, apenas

Question 2 of 10

Medal-premium 1

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O
homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas.
AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:

Select one of the following:

  • concentra suas atividades no setor primário.

  • apresenta estoques elevados de alimentos.

  • possui um sistema de transportes articulado.
    .

  • diversifica a matriz de geração de energia.

  • introduz tecnologias à produção agrícola

Question 3 of 10

Medal-premium 1

Por muitos anos, as várzeas paulistanas foram uma espécie de quintal geral dos bairros encarapitados nas colinas. Serviram de pastos para os animais das antigas carroças que
povoaram as ruas da cidade. Serviram de terreno baldio para o esporte dos humildes, tendo assistido a uma proliferação incrível de campos de futebol. Durante as cheias, tais campos improvisados ficam com o nível das águas até o meio das traves de gol.
(Aziz Ab’Saber, 1956.)

Considere a imagem e a citação do geógrafo Aziz Ab’Saber na análise das afirmações abaixo:
I. O processo de verticalização e a impermeabilização dos solos nas proximidades das vias marginais ao rio Tietê aumentam a sua susceptibilidade a enchentes.
II. A retificação de um trecho urbano do rio Tietê e a construção de marginais sobre a várzea do rio potencializaram o problema das enchentes na região.
III. A extinção da Mata Atlântica na região da nascente do rio Tietê, no passado, contribui, até hoje, para agravar o problema com enchentes nas vias marginais.
IV. A várzea do rio Tietê e um ambiente susceptível a inundação, pois constitui espaço de ocupação natural do rio durante períodos de cheias.

Está correto o que se afirma em:

Select one of the following:

  • I, II e III, apenas.

  • I, II e IV, apenas.

  • I, III e IV, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

Question 4 of 10

Medal-premium 1

Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações acidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acumulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência:

Select one of the following:

  • a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.

  • a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.

  • a destruição da fauna e da flora, e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.

  • as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.

  • a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste dos nossos pais.

Question 5 of 10

Medal-premium 1

Com o uso intensivo do computador como ferramenta de escritório, previu-se o declínio acentuado do uso de papel para escrita. No entanto, essa previsão não se confirmou, e o
consumo de papel ainda é muito grande. O papel é produzido a partir de material vegetal e, por conta disso, enormes extensões de florestas já foram extintas, uma parte sendo substituída por reflorestamentos homogêneos de uma só espécie (no Brasil, principalmente eucalipto).
Para evitar que novas áreas de florestas nativas, principalmente as tropicais, sejam destruídas para suprir a produção crescente de papel, foram propostas as seguintes ações:
I. Aumentar a reciclagem de papel, através da coleta seletiva e processamento em usinas.
II. Reduzir as tarifas de importação de papel.
III. Diminuir os impostos para produtos que usem papel reciclado.
Para um meio ambiente global mais saudável, apenas

Select one of the following:

  • a proposta I é adequada.

  • a proposta II é adequada.

  • a proposta III é adequada.

  • as propostas I e II são adequadas

  • as propostas I e III são adequadas.

Question 6 of 10

Medal-premium 1

Analise as proposições sobre as noções de impacto ambiental.
I – É qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.
II – É qualquer alteração no sistema socioeconômico que possa ser atribuída exclusivamente a razões de caráter administrativo para satisfazer as necessidades de um projeto.
III – É uma alteração ambiental que pode ser natural ou induzida pelo homem; inclui um julgamento do valor da significância de um efeito.
IV – É a alteração do meio ambiente que afeta as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
V – Todas as atividades humanas, sem exceção, geram impacto ambiental direto e/ou indireto.

Assinale a alternativa correta.

Select one of the following:

  • Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

  • Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

  • Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

  • Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

  • Todas as afirmativas são verdadeiras.

Question 7 of 10

Medal-premium 1

Tratando-se do processo de desertificação, as afirmações a seguir são verdadeiras, EXCETO.

Select one of the following:

  • Segundo a Convenção das Nações Unidas, a desertificação é a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de fatores diversos tais como a variação climática e as atividades humanas.

  • Para o Brasil, as áreas enquadradas no conceito de desertificação, consensualmente aceito, são aquelas abrangidas pelo semiárido do bioma das caatingas.

  • A degradação das terras supõe, essencialmente, a degradação dos solos, dos recursos hídricos e da biodiversidade e não implica em perda de qualidade de vida da população afetada.

  • O semiárido brasileiro apresenta diversidades geoambientais e as deficiências hídricas afetam diretamente as atividades ligadas ao setor primário da economia.

Question 8 of 10

Medal-premium 1

Nos últimos anos, casos de poluição do solo em zonas urbanas e rurais têm sido cada vez mais freqüentes e, geralmente, estão associados à intensificação do uso da terra, descargas acidentais ou voluntárias de poluentes, deposição de resíduos tóxicos, lixões a céu aberto, entre outros. Sobre a poluição do solo, é correto afirmar:

Select one of the following:

  • Em países desenvolvidos do Hemisfério Norte, a contaminação química dos solos é eliminada pela precipitação abundante de neve que os recobre e os protege.

  • A poluição causada pela deposição de lixo no solo circunscreve-se à sua quantidade, isso porque lixo orgânico ou lixo inorgânico, em igual volume, causam idêntico impacto ambiental.

  • Os resíduos sólidos provenientes de aglomerados urbanos e de atividades industriais e agrícolas têm uma participação mínima na poluição do solo.

  • Por ser o solo um elemento que se caracteriza pela impermeabilidade, sua poluição restringe-se às áreas de depósito de detritos, portanto suas adjacências estão livres de
    contaminação.

  • O controle da poluição do solo requer medidas de curto, médio e longo prazo como, por exemplo, a remoção da fonte poluidora, o isolamento da área afetada e a educação ambiental.

Question 9 of 10

Medal-premium 1

No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água.
Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados:

Select one of the following:

  • aumento do nível dos oceanos e chuva ácida.

  • chuva ácida e efeito estufa.

  • alagamentos e intensificação do efeito estufa.

  • alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.

  • alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica.

Question 10 of 10

Medal-premium 1

Leia o texto a seguir.
“No fundo do vale o lençol freático aflora para formar os rios. Estes têm seus ciclos regulados pelos períodos de cheia e vazante, e pelos espaços representados pelas planícies de inundação. Este termo encerra em si sua função: abrigar as águas do rio quando do seu natural extravasamento nas épocas de cheias.”
(LOPES, Luciana Maria. Tragédia ou descaso. Disponível em:
<www.opopular.com.br/anteriores/03out2009/opiniao>. Acesso em: 3 out. 2009.)

Este texto analisa as recorrentes tragédias na região Sul do Brasil, com desmoronamentos, desabamentos de casas, mortes e centenas de pessoas desabrigadas.
A explicação geográfica para essas tragédias pode ser encontrada no seguinte fato:

Select one of the following:

  • desvios dos leitos dos rios que direcionam o fluxo das águas em um mesmo sentido, tornando as enchentes inevitáveis

  • ausência de planejamento do uso do solo causando especulação imobiliária e possibilitando a ocupação de novos espaços sem fiscalização.

  • encostas íngremes que impedem a absorção de quantidade volumosa de água vertida em direção aos vales.

  • altas precipitações pluviométricas anuais que dificilmente são previstas devido ao uso de equipamentos meteorológicos obsoletos.

  • presença de solos profundos porosos que retêm água, provocando desabamentos de construções.

Icon_fullscreen

Impactos socioambientais

leatrice.barros
Quiz by , created over 2 years ago

Quiz on Impactos socioambientais, created by leatrice.barros on 28/05/2014.

Eye 109
Pin 0
Balloon-left 0
Tags No tags specified
leatrice.barros
Created by leatrice.barros over 2 years ago
Close