Perguntas Quiz

Description

Pedagogia da Educação Física Quiz on Perguntas Quiz, created by Mariluce P. Vieira on 10/10/2017.
Mariluce P. Vieira
Quiz by Mariluce P. Vieira, updated more than 1 year ago
Mariluce P. Vieira
Created by Mariluce P. Vieira over 6 years ago
111
2

Resource summary

Question 1

Question
Os conteúdos da Educação Física envolvem jogos, esportes, ginásticas, lutas, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo. Esses blocos de conteúdos possuem dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais. No caso específico da Educação Física, os conteúdos se relacionam com o saber fazer, o saber sobre o saber fazer, e o ser. Diante dessas premissas, o planejamento de ensino de Educação Física deve ter sua organização pautada em aulas que sejam
Answer
  • A- práticas, pois elas servem de base para a formação dos futuros atletas, o que torna a Educação Física um meio eficaz para a democratização do esporte.
  • B - teóricas, no início, pois elas serão referência conceitual em aulas posteriores, caracterizadas pela prática a partir das diversas dimensões dos conteúdos.
  • C - práticas, teóricas, teórico-práticas, pois elas ressaltam as relações entre as diversas dimensões dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, o que diversifica as estratégias empregadas.
  • D - teóricas, pois elas valorizam a dimensão científica da área, o que aproxima a Educação Física das outras disciplinas e de modelos de escolarização e contribui para a superação do preconceito em relação ao saber corporal.
  • E- práticas, pois elas ressaltam a especificidade dos conteúdos de Educação Física em sua dimensão procedimental, o que garante uma aprendizagem motora adequada.

Question 2

Question
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72. Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor. I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado. II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes. IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo. É correto apenas o que se afirma em
Answer
  • A - I e II.
  • B - I e III.
  • C - II e III.
  • D - II e IV.
  • E III e IV.

Question 3

Question
Considerando as perspectivas para a Educação Física como componente curricular, situando seus conteúdos no âmbito da cultura de movimento, destaca-se a preocupação com o ensino do esporte de forma não hegemônica, visando situar as práticas esportivas além dos elementos técnicos e estimular uma compreensão mais plural sobre o próprio fenômeno esportivo. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. NÓBREGA, T.P. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corposujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005. A partir dessas perspectivas, o professor de Educação Física Escolar, em suas intervenções pedagógicas, deve I. considerar que o processo de ensino-aprendizagem necessita do trânsito entre os saberes. II. organizar o conhecimento pedagógico da Educação Física de forma a garantir efetiva aprendizagem os conteúdos por parte dos alunos. III. observar que a lógica da progressividade no desenvolvimento do esporte, como conteúdo da Educação Física escolar, ocorre de forma única no processo ensino-aprendizagem. IV. utilizar o esporte como um dos conteúdos na Educação Física Escolar, por induzir a modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social. V. entender que as aprendizagens decorrentes das práticas pedagógicas do esporte como conteúdo da Educação Física Escolar devem ser um instrumento para a ampliação da compreensão dos alunos em relação às práticas corporais e à sua própria cultura de movimento. É correto apenas o que se afirma em:
Answer
  • A - I e II.
  • B - I, III e V.
  • C - II, III e IV.
  • D - III, IV e V.
  • E - I, II, IV e V

Question 4

Question
Avalie as seguintes asserções. Na atualidade, recomenda-se ao professor de educação física problematizar a hegemonia do esporte na escola como único conteúdo da Educação Física, no intuito de reconfigurar essa tradição bastante cristalizada e valorizar outras manifestações corporais. Observa-se que as décadas de 1960 a 1980 foram decisivas nesse processo de esportivização, pois a situação política mundial (Guerra Fria) propiciou as condições para o engendramento de políticas governamentais vinculadas ao sistema esportivo, então já fortemente estruturado em escala mundial. A cultura da Educação Física passa a ser a cultura esportiva, sendo introduzido nas escolas o cultivo do esporte fortemente influenciado pelo modelo olímpico. PORQUE O esporte, no início do século XX, no Brasil, passou a ser considerado um indicador de modernização e crescimento das cidades (e das nações) e uma prática cultural, tendo assim, presença marcante na vida nacional. Esses elementos fizeram com que fosse mais contemplado na Educação Física e, portanto, na escola. À medida que o esporte foi se afirmando como grande fenômeno social, principalmente relacionado aos aspectos políticos e econômicos, ele tornou-se manifestação hegemônica na própria escola e passou a ser entendido como o conteúdo mais emblemático da Educação Física, sendo mais valorizado em relação às outras manifestações da cultura corporal. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Answer
  • A - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
  • B - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
  • C - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • D - A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • E -Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.

Question 5

Question
A Educação Física adaptada para pessoas com necessidades especiais não se diferencia da Educação Física escolar em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados em atividades com indivíduos com necessidade especial. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades dos alunos. PORQUE A Educação Física na escola constitui significativa oportunidade que favorece a participação de crianças e jovens em jogos e danças adequados às suas possibilidades e lhes proporciona valorização e integração em um mesmo mundo. As aulas de Educação Física, quando adaptadas a estudantes com necessidades especiais, possibilitam a vivência e a compreensão de habilidades e a inserção social de tais estudantes no grupo escolar. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Answer
  • A - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
  • B - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
  • C - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • D - A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • E - Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas

Question 6

Question
No fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educação Física Escolar e suas relações com Filosofia, História e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso público, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistério. O professor Pedro se deparou, então, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as características dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que permeariam sua prática docente. Enfim, era necessário superar a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática de sua prática docente. Para elaborar o planejamento das atividades pedagógicas, o professor Pedro deveria considerar a relação entre teoria e prática.
Answer
  • A - valorizando o conhecimento teórico/científico, em detrimento da contextualização local, pois é esse saber que explica a realidade. Assim, a prática seriauma aplicação da teoria.
  • B - compreendendo o papel do conhecimento teórico/ científico da Educação Física Escolar, qual seja, o de contemplar a descrição das metodologias de ensino, as quais caberia ao professor aplicar.
  • C - desconsiderando o conhecimento teórico/científico, pois a experiência prática é mais eficaz, já que está mais próxima da realidade, o que faz com que a teoria não sustente didaticamente a intervenção do professor.
  • D - tendo como referência sua própria história de vida, ou seja, sua experiência prática, de tal forma que se apresentasse como exemplo para as crianças, fornecendo-lhes uma base ética da qual deveriam apropriar-se.
  • E - reconstruindo sua prática com referência no conhecimento teórico/científico, o que faria com que refletisse sobre sua didática, tendo como base as teorias educacionais e as experiências no contexto local

Question 7

Question
Os aspectos metodológicos que envolvem a Educação Física não diferem substancialmente dos que envolvem as demais áreas do conhecimento. Historicamente, o ensino da Educação Física vem buscando organizar formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o ensino, entre as quais, podemos citar: a Desenvolvimentista, a Construtivista, o Ensino Aberto e a Crítico-Superadora. OLIVEIRA, A.A.B. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física/UEM. v. 8, n.1, p. 21-27, 1997 (com adaptações). No texto, é mencionada a Metodologia de Ensino Aberto, a qual
Answer
  • A - não considera história, cultura, medos e aflições dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio .
  • B - favorece, estimula e reforça uma prática gímnico desportiva centrada no treinamento e no rendimento .
  • C - possibilita a inserção dos estudantes do Ensino Médio em algumas etapas do processo ensino-aprendizagem.
  • D - busca articular o conteúdo das aulas com os movimentos cotidianos dos estudantes, levando-os a participar do processo decisório da aprendizagem.
  • E - estimula a prática de exercícios e a execução de tarefas de repetição, buscando a automatização do movimento e o aperfeiçoamento da técnica aplicada nas atividades esportivas de caráter competitivo

Question 8

Question
Avalie as duas asserções a seguir. As teorias/propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua prática pedagógica. No entanto, há evidências de que os professores conhecem muito superficialmente as proposições pedagógicas elaboradas pelo então movimento renovador. PORQUE Persiste, atualmente, apesar do surgimento de novas propostas metodológicas em Educação Física, o modelo esportivizado, cuja escolha por parte dos professores decorre, entre outros fatores, da formação tecnicista desses docentes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Answer
  • A - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
  • B - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
  • C - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • D - A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • E -Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.

Question 9

Question
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de esportes coletivos, avalie as afirmações a seguir. I. O método por partes pode ser caracterizado pelo ensino de cada uma das partes de uma habilidade. II. O método pelo todo consiste na utilização de toda a habilidade a ser aprendida. III. O método situacional é caracterizado pela prática de situações de jogo nas quais comportamentos individuais e coletivos são extraídos do jogo propriamente dito. IV. A escolha entre o método por partes ou o método pelo todo deve levar em consideração o nível de complexidade e a organização da habilidade. É correto o que se afirma em
Answer
  • A - I, apenas.
  • B - II e IV, apenas.
  • C - III e IV, apenas.
  • D - I, II e III, apenas.
  • E - I, II, III e IV
Show full summary Hide full summary

Similar

Art Movements
Julia Lee
Key Paintings
Julia Lee
GCSE PE - 2
lydia_ward
Cold War Timeline
jacksearle
A-level French Vocabulary
Andrea Leyden
Frankenstein by Mary Shelley
nina.stuer14
Realidad De Nuestra Identidad Cultural
53831
Lord of the Flies - CFE Higher English
Daniel Cormack
AQA Biology 8.1 structure of DNA
Charlotte Hewson
Writing successful GCSE English essays
Sarah Holmes
General Pathoanatomy Final MCQs (1-110)- 3rd Year- PMU
Med Student