Unidade 6 - Estratégias Textuais

Description

Quiz on Unidade 6 - Estratégias Textuais, created by Henrique Catai on 19/08/2014.
Henrique  Catai
Quiz by Henrique Catai, updated more than 1 year ago
Henrique  Catai
Created by Henrique Catai over 9 years ago
447
0

Resource summary

Question 1

Question
As estratégias textuais correspondem ao modo como o autor organiza a sua mensagem. A comunicação deverá ter um equilíbrio em o que foi dito e as informações novas e complementares. Leia o texto abaixo e responda a alternativa correta: “A construtora Odebrecht entrou na Justiça na última quinta com um pedido de extinção da ação movida pelo Ministério Público contra ela, Corinthians e o ex-prefeito Gilberto Kassab. Para brecar o processo, a defesa da empresa alega supostas falhas processuais e que não deveria fazer parte do polo passivo da ação por improbidade administrativa motivada pelos incentivos fiscais concedidos ao Itaquerão. Kassab também já pediu a extinção, mas não foi atendido pela Justiça. A Odebrecht aguarda a decisão em relação ao seu pedido. O Ministério Público alega que os Cids, certificados de incentivo que ajudam a pagar o estádio corintiano, foram concedidos sem uma licitação prévia e pede multa aos envolvidos. A engenharia financeira para colocar a arena alvinegra em pé prevê que os Cids sejam negociados por cerca de R$ 420 milhões. Quem compra os papéis usa os certificados para abater impostos.” (Fonte: http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br, 2013)
Answer
  • Identificamos que as expressões grifadas no segundo parágrafo constituem uma estratégia textual de referenciação, pois retomam temas apresentados no primeiro parágrafo e permitem a melhor compreensão do leitor.
  • Identificamos que as expressões grifadas no segundo parágrafo constituem uma estratégia textual de reformulação, pois retomam temas apresentados no primeiro parágrafo e permitem a melhor compreensão do leitor.
  • O segundo parágrafo do texto não é relevante para compreensão por parte do leitor e não acrescenta novas informações.
  • Identificamos que as expressões grifadas correspondem ao uso de estratégias textuais para mudança de tópico.
  • O texto apresentado não permite compreender qual a função dos Cids na construção do estádio.

Question 2

Question
Quando desenvolvemos um texto é importante a presença de marcas que permitirão ao leitor uma percepção sobre a mudança de tópico. Dentro das denominadas estratégias textuais, podemos considerar isso como:
Answer
  • uma estratégia sociointeracional.
  • uma estratégia cognitiva.
  • uma estratégia textual.
  • uma estratégia de dialogo.
  • uma estratégia de referenciação.

Question 3

Question
Você foi convidado para elaborar uma apresentação sobre um tema da sua área de estudo e trabalho. Nesse texto você apresenta suas ideias e as organiza de uma forma a permitir a sua compreensão e dos seus interlocutores. Consideramos essa estratégia como:
Answer
  • uma estratégia cognitiva.
  • uma estratégia sociointeracional.
  • uma estratégia textual.
  • uma formulação de ideias.
  • introduzir o assunto.

Question 4

Question
Veja o quadrinho e responda
Answer
  • Faltou no dialogo o uso da polidez que constitui uma estratégia sociointeracional.
  • faltou no dialogo o uso da polidez que constitui uma estratégia cognitiva.
  • faltou no diálogo o uso da polidez que constitui uma estratégia textual.
  • No diálogo há carência de retomada de temas e isso dificulta a compreensão do conteúdo.
  • No diálogo as personagens apresentam um diálogo organizado e que permite observar uma organização clara de pensamentos.

Question 5

Question
5. Leia um trecho do “Minhocão é um desastre urbanístico, mas é impossível fechá-lo agora de Nabil Bonduki abaixo e responda: Existe consenso entre os paulistanos de que a construção do Minhocão foi um desastre urbanístico. Planejado no período da ditadura, na administração biônica de Paulo Maluf (1969-1971), o elevado se insere na lógica urbana do século 20, que privilegiava o automóvel e a construção de vias expressas e alternativas viárias. AS CONSEQUÊNCIA FORAM TRÁGICAS, embora o elevado cumpra um papel relevante no sistema viário da cidade. A tradicional avenida São João, uma impotente artéria da cidade, teve sua concepção urbanística destruída. OS BAIXOS DO ELEVADO SE DETERIORAM, desvalorizando o comércio e os imóveis. O impacto ambiental - como ruído e poluição - sobre os edifícios do entorno foi estrondoso, gerando uma área degradada e o abandono de inúmeros moradores originais. DESDE SUA CONCEPÇÃO, a proposta de um elevado, que faz parte da ligação leste-oeste, gerou muita polêmica. Idealizado na segunda metade da década de 1960 pelo prefeito Faria Lima, foi engavetado devido à reação negativa. Predominou a visão de que era uma obra que causaria um impacto extremamente negativo na paisagem urbana, e que alternativas viárias para a necessária ligação leste-oeste poderiam ser estudadas. EM 1969, quando o Ato Institucional nº 5 suprimiu as liberdades políticas, de expressão e de imprensa, Paulo Maluf decidiu iniciar a obra em ritmo acelerado. Inaugurada em 1971, foi batizada simbolicamente de Elevado Artur da Costa e Silva, em uma homenagem ao segundo presidente da ditadura militar. DESDE ENTÃO, SE BUSCA ALTERNATIVAS PARA ENFRENTAR ESSE DESASTRE URBANÍSTICO, ambiental e paisagístico. Em 1989, por iniciativa da prefeita Luiza Erundina, o Minhocão – nome pelo qual, carinhosamente, a população passou a chamar o elevado – determinou seu fechamento à noite e no domingo, medida que reduziu os graves problemas de saúde e desconforto aos moradores do entorno. Aos poucos, o elevado passou a ser utilizado pela população da cidade como uma área de recreação, esporte e lazer. Fonte: Disponível em http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2014/08/22/minhocao-e-um-desastre-urbanistico-mas-e-impossivel-fecha-lo-imediatamente.htm/08/201406h00
Answer
  • Os trechos digitados em letra maiúscula correspondem as mudanças de tópicos que o autor utiliza como estratégia sociointeracional.
  • Os trechos digitados em letra maiúscula correspondem as mudanças de tópicos que o autor utiliza como estratégia cognitiva.
  • Os trechos digitados em letra maiúscula correspondem as mudanças de tópicos que o autor utiliza como estratégia textual.
  • Os trechos digitados em letra maiúscula constituem atos de polidez e uma estratégia socionteracional.
  • Os trechos digitados em letra maiúscula correspondem as formulações que o autor utiliza para expor suas ideias.
Show full summary Hide full summary

Similar

Cell Structure
daniel.praecox
CHEMISTRY C1 1
x_clairey_x
Key Shakespeare Facts
Andrea Leyden
AQA GCSE Physics Unit 2.2
Matthew T
Frankenstein by Mary Shelley
nina.stuer14
GCSE Chemistry C2 topic notes
imogen.shiels
A Level Chemistry Unit 1 - Organic Chemistry
charlottehyde
Biological Psychology - Stress
Gurdev Manchanda
F211- Module 1 Cells, exchange and transport
eilish.waite
Continents & Oceans
Thomas Yoachim
Using GoConqr to study science
Sarah Egan