Quiz Atitude Filosófica - 1º ano

Description

Quiz on Quiz Atitude Filosófica - 1º ano, created by Thiago Jandre on 26/02/2018.
Thiago Jandre
Quiz by Thiago Jandre, updated more than 1 year ago
Thiago Jandre
Created by Thiago Jandre about 6 years ago
1114
0

Resource summary

Question 1

Question
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas inferências relacionadas às características da atividade filosófica: ( ) A filosofia é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica fundamental é o uso de argumentos lógicos. ( ) Os filósofos analisam e clarificam conceitos. ( ) Os filósofos ocupam-se de questões acerca da religião, da política, da arte, dentre outras, que podemos chamar vagamente “o sentido da vida”. ( ) A filosofia é uma ciência da mesma forma que a biologia. ( ) A radicalidade, particularidade e visão de conjunto são características fundamentais da reflexão filosófica. Marque a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Answer
  • V, V,V, V, F.
  • V, V, V, F, V.
  • F, F, V, V, F.
  • V, F, V, V, F.
  • V, V, V, F, F.

Question 2

Question
“A filosofia nasceu como uma forma de pensar específica, como interrogação sobre o próprio homem como ser no mundo, quando o homem passou a confrontar-se com as entidades míticas e religiosas e procurou uma explicação racional para a sua existência e a existência das coisas”. (A. A. P. Mendes) Sobre a Filosofia, é incorreto afirmar que
Answer
  • a Filosofia é uma reflexão crítica sobre o conhecimento, sobre a ação e sobre o Ser.
  • a ciência atual superou completamente o pensamento filosófico.
  • a Filosofia pode ser considerada a superação do pensamento mítico.
  • a Filosofia nasceu na Grécia do século VI a.C.
  • a Filosofia sofreu mudanças desde seu surgimento.

Question 3

Question
Assinale a alternativa CORRETA em relação ao objeto da Filosofia.
Answer
  • O objeto da Filosofia é, notadamente, o Conhecimento considerado em toda a sua amplitude, a partir do processo da elaboração cognitiva, que é propriamente o pensamento e a comunicação dessa atividade pensante.
  • A Filosofia tem por objeto a expressão de tudo o que pode o Homem pensar.
  • O objeto de estudo da Filosofia é idêntico ao objeto de estudo da Ciência, sendo que a sua convergência é orientada pelo método experimental utilizado por ambos.
  • A Filosofia tem na Teoria do Conhecimento o seu objeto e a sua mais ampla conceituação, uma vez que essa teoria é a expressão máxima de tudo o que se pode entender por Filosofia.

Question 4

Question
“Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo. [...] A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações.” (M. Chauí) Sobre a Filosofia, conforme o texto acima, seguem as seguintes afirmações: I. Independentemente de seu conteúdo ou objeto, uma característica fundamental da Filosofia é a indagação, a interrogação. II. A Filosofia direciona perguntas como “o que é?”, “por que é?” e “como é?” ao mundo que nos cerca, ao próprio homem e às relações que o homem estabelece. III. A Filosofia não é algo importante porque não somos apenas seres pensantes. IV. A reflexão sobre o conhecer e o agir humanos fazem parte da reflexão filosófica. V. A reflexão filosófica é radical porque é feita sem nenhum tipo de objetivo. Das afirmações feitas acima
Answer
  • apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
  • todas as afirmativas estão corretas
  • todas as afirmativas estão incorretas

Question 5

Question
“Primeiro foi o espanto, depois o despertar crítico e a decepção. O ser humano queria uma explicação para o mundo, uma ordem para o caos. Ele queria, enfim, a verdade. Essa busca da verdade tornou-se cada vez mais exigente com o conhecimento que adquiria e transmitia. Ambicioso, o homem sentia uma necessidade crescente de entender e explicar de maneira clara, coerente e precisa. Essa busca do saber fez nascer a filosofia.” (COTRIM. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 16ª Ed., São Paulo: Saraiva, 2006 - pp.49-50.). Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a atitude filosófica.
Answer
  • O conhecimento filosófico é uma conquista recente da humanidade: no pensamento grego antigo, filosofia e mitologia encontravam-se unidas e só vieram a se separar no século XVII, com a ciência galileana.
  • A atitude filosófica caracteriza-se pela passagem do senso comum para o bom senso: enquanto o senso comum é conhecimento acrítico e fragmentário da realidade, o bom senso trata de organizá-lo criticamente em um todo coerente, o qual podemos chamar de filosofia de vida.
  • A dúvida e a incerteza do pensamento caracterizam exemplarmente a atitude filosófica: “Só sei que nada sei” é, desde Sócrates, a proposição que expressa o método, por excelência, da filosofia.
  • As indagações filosóficas se realizam de modo não sistemático, são perguntas sobre a capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir.
  • A exigência de rigor, clareza e crítica é própria da atitude filosófica. Em seu exercício ordinário, a filosofia é essencialmente teórica, mas isso não significa que ela esteja à margem do real (do mundo).

Question 6

Question
A atitude filosófica inicia-se dirigindo indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porém, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 14). Sobre isso, é correto afirmar que a Filosofia
Answer
  • pode ser entendida como aspiração ao conhecimento sensível, lógico e assistemático da realidade natural e humana.
  • é tão somente uma forma consciente e acrítica de pensar e de agir.
  • é uma forma crítica e incoerente de pensar o mundo, produzindo um entendimento de seu significado e formulando uma concepção específica desse mundo.
  • designava, desde a Grécia Antiga, a particularidade do conhecimento sensitivo, desenvolvido pelo homem.
  • como forma consciente e crítica de compreender o mundo e a realidade não se confunde, de maneira alguma, com o fato de estar ‘investida’ inconscientemente de valores adquiridos com base no ‘senso comum’.
Show full summary Hide full summary

Similar

OCR Chemistry - Atoms, Bonds and Groups (Definitions)
GwynsM
PRACTICA EL SPEAKING DEL FIRST
Diana GE
An Inspector Calls -- Themes
Sadia Aktar
GCSE AQA Chemistry Atomic Structure and Bonding
mustafizk
EXAM 2 - CLASSIFICATIONS /SUBSIDIARIES
kristinephil558
GCSE - AQA: C1.1 The Fundamental Ideas in Chemistry
Olly Okeniyi
Learn My Language: Korean-English
kang.s.724
Comparative Studies 2016: The Plough and The Stars, Foster, The King's Speech
Lorenzo Battilocchi
2PR101 1.test - 9. část
Nikola Truong
PuKW - FOLO Wippersberg (mögliche Prüfungsfragen/Prüfungsvorbereitung)
Kamelia Kostadinova
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Ricardo Padilla Alcantara