Metodologia ativas

Description

Quiz on Metodologia ativas, created by Rosamaria Dalonso on 05/03/2018.
Rosamaria Dalonso
Quiz by Rosamaria Dalonso, updated more than 1 year ago
Rosamaria Dalonso
Created by Rosamaria Dalonso about 6 years ago
268
0

Resource summary

Question 1

Question
Classe invertida A Escola de Enfermagem da Universidade do Arizona, localizada em Tucson (EUA), sofria com a falta de professores de enfermagem. A instituição precisava de um sistema poderoso e flexível com o qual fosse possível converter o programa presencial de doutorado em enfermagem, que já existia, em um programa totalmente on-line. Aplicou a FlipClass (classe invertida), uma das experiências ativas e inovadoras de ensino utilizadas nos Estados Unidos. O programa deu tão certo que agora a Escola tem 56 cursos de doutorado em enfermagem on-line, que contam com apresentações e momentos interativos. A FlipClass é centrada no uso da [blank_start]tecnologia[blank_end], especialmente vídeo, e tem como objetivo aproveitar melhor o tempo presencial e reduzir o número de aulas expositivas, aproveitando a tecnologia e outros recursos fora da sala de aula. “Às vezes, erroneamente, associamos essa [blank_start]metodologia[blank_end] a assistir vídeos em casa, mas na realidade ela diz respeito a uma nova abordagem no uso do tempo em sala de aula, pois nem sempre o sistema expositivo deve dar início ao aprendizado”, explica Virginia Jamieson, assessora de Comunicação Corporativa da Desire2Learn, companhia norte-americana especializada em soluções de [blank_start]aprendizagem[blank_end]. Por esse sistema o aluno passa a ter a responsabilidade de entender a matéria para ser capaz de aplicá-la em sala de aula. “Assim consegue articular o que não entende por meio de um modelo mais ativo que estimula o raciocínio complexo ao invés de uma atitude passiva na aula”, salienta. Segundo Virginia, esse é um conceito novo que enfoca o uso da tecnologia. “Porém, o importante é que os alunos precisam se tornar mais ativos e responsáveis pela própria aprendizagem”, destaca. A sala de aula invertida, ela informa, pode abranger uma série de outras metodologias, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos.
Answer
  • tecnologia
  • metodologia
  • aprendizagem

Question 2

Question
O que você chama de inovação disruptiva em educação? A palavra “disruptivo” tem sido tão usada que seu significado real tem se perdido. A disrupção é algo muito específico. Significa que uma inovação transformou algo que era caro, complicado, centralizado e inacessível, que só servia a um número limitado de pessoas, em algo com um preço muito mais acessível, conveniente e simples, que pode servir a muito mais gente. As inovações disruptivas em educação são sempre muito primitivas em seu início. Elas não começam como rupturas muito fortes. Elas vão melhorando e se aprofundando com o passar dos anos. A disrupção sempre terá a ver com o ensino híbrido?
Answer
  • True
  • False

Question 3

Question
Por que o aluno obtém mais informações nas metodologias ativas?
Answer
  • Metodologia Ativa o estudante consegue se envolver mais no estudo porque todos os seus sentidos são estimulados. Ele passa a reter mais informações e fazer conexões entre os conteúdos analisados em sala de aula e os acontecimentos do dia a dia.
  • Porque dessa forma ele mesmo faz as questões e sabe a resposta.

Question 4

Question
O aluno estará mais preparado para discutir ideias no ambiente de trabalho, propor soluções inovadoras para os problemas que surgirem e se destacar perante os demais. Ele terá maior capacidade de liderar equipes, visto que essa habilidade é incentivada em sala de aula. Estes são exemplos de como o aluno se beneficia da Metodologia Ativa.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
professores, mais articuladores 20 de maio de 2016 Reportagem acompanhou seminário na PUC de São Paulo, com o foco na metodologia ativa. Seminário na PUC-SP debate como a metodologia ativa pode deixar o aprendizado mais completo. As aulas [blank_start]expositivas[blank_end], com falas tradicionais sobre um determinado conteúdo e a expectativa de seu entendimento por meio da escuta, acontecem no Ensino Fundamental, Ensino Médio e, posteriormente, no ensino profissional. São classes que pressupõem comportamentos [blank_start]passivos[blank_end]: enquanto o educador discorre sobre uma teoria, muito dificilmente os alunos terão chance de participar ou interferir nele – no máximo, um levantar de mãos, uma prova aplicada ao fim do bimestre ou do semestre para avaliar o conhecimento. Mas se não há interação com o [blank_start]conhecimento[blank_end], não é mais difícil absorvê-lo?
Answer
  • expositivas
  • passivos
  • conhecimento
Show full summary Hide full summary

Similar

Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Ensinando com as ferramentas de GoConqr
Nathalia - GoConqr
Sala de Aula Invertida - Vestibular
GoConqr suporte .
Sala de Aula Invertida - Exame da OAB
GoConqr suporte .
Sala de Aula Invertida
miminoma
Sala de Aula Invertida
prestadoraservic
MAPA MENTAL DE SISTEMAS E APLICATIVOS NA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
Andrea Monteiro
METODOLOGIAS ATIVAS
Tânia Oliveira
mapa mental
Kelen Santa Catarina
Sala de aula invertida
Fernanda Ramos
Tecnologia e Novas Midias
Graziele Gomes