Independências na América Latina

Description

Vestibular História Quiz on Independências na América Latina, created by Sandro Vital on 31/03/2019.
Sandro Vital
Quiz by Sandro Vital, updated more than 1 year ago
Sandro Vital
Created by Sandro Vital about 5 years ago
295
2

Resource summary

Question 1

Question
(UFU MG/2009) “Na verdade, o interesse pelas áreas tropicais ressurgia mais breve e intensamente do que se esperava, em especial quanto aos sulistas. A Guerra de Secessão deixara um saldo desolador.[...]. Decepção e frustração mesclavam-se num só sentimento, e as terras estrangeiras já não lhes pareciam tão distantes.” OLIVEIRA, Ana Maria Costa de. Migrações nas Américas: a experiência dos norteamericanos no Brasil. In HOLANDA, Heloísa Buarque de; CAPELATO, Maria Helena Rolim (Orgs.). Relações de gênero e diversidades culturais nas Américas. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura. São Paulo: EDUSP, 1999. p. 477. Sobre a vinda de imigrantes para o Brasil no contexto mencionado acima, marque a afirmativa INCORRETA.
Answer
  • Uma das conseqüências do processo de migração estadunidense para o Brasil, cujo auge se ligou diretamente ao “saldo desolador” da Guerra da Secessão, foi a implantação de diversas escolas e igrejas a partir de iniciativas dos missionários protestantes nas áreas colonizadas.
  • Expectativas quanto à organização do plantio de algodão e à manutenção da tradicional instituição escravista foram decisivas para estimularem a emigração dos chamados “Confederados” dos EUA para o Brasil no século XIX.
  • Incentivados pelo projeto de D. Pedro II, que visava povoar o Brasil com imigrantes tecnicamente capacitados, milhares de norte-americanos vieram para o país com a perspectiva de implementarem propriedades privadas produtivas.
  • A vinda de famílias do norte dos Estados Unidos para o Brasil, motivada pelo fracasso na guerra civil americana no século XIX, desenvolveu os núcleos coloniais de povoamento financiados pelo governo.

Question 2

Question
(UFU MG/2007) A Revolução Francesa introduziu novos princípios políticos nas relações internacionais; a rebelião de escravos de Sant-Domingue [Haiti] irradiou o medo por todas as colônias do Novo Mundo em que predominava a agricultura de latifúndio; dissidentes criollos da América Espanhola [...] fizeram propaganda por toda a Europa em favor da emancipação das colônias americanas [...]. Planos de conquista se alternaram com projetos de libertação; mas pouca coisa foi feita numa ou noutra direção antes de 1806, quando o poder naval da Inglaterra estava apto a garantir que ela, e não a França, se beneficiasse de uma desintegração cada vez maior do comércio colonial espanhol. WADDELL, D.A.G.A Política Internacional e a Independência da América Latina. In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: Vol. II – América Latina Colonial. São Paulo: Edusp. / Brasília: FAG, 1999, p.231. Considerando o contexto a que se refere o trecho, marque a alternativa que esclarece corretamente a problemática histórica central narrada acima e suas relações com processos históricos vividos no Brasil no século XIX.
Answer
  • Mudanças importantes no equilíbrio de forças europeu desde a virada do século XVIII-XIX tiveram forte vinculação com os movimentos de emancipação, de escravos ou política, ocorridos nas colônias espanholas e portuguesas na América nesse período.
  • A Revolução Francesa mudou os rumos políticos na Europa e na América e seus agentes revolucionários lideraram movimentos de independência das colônias espanholas e do Brasil, inclusive com projetos de libertação.
  • Movimentos de caráter liberal e igualitário mobilizaram do mesmo modo as forças revolucionárias na França, Inglaterra, Espanha e colônias na América, unificando os benefícios e conquistas para escravos, criollos e brasileiros.
  • A desintegração do comércio colonial espanhol atendeu aos interesses ingleses e brasileiros. Além disso, favoreceu a emancipação dos escravos e das colônias espanholas e portuguesas, apesar do temor dos latifundiários.

Question 3

Question
(UFU MG/2006) A respeito da estrutura político − econômica instaurada a partir da independência das nações latino-americanas no século XIX, assinale a alternativa correta.
Answer
  • O Uruguai, anteriormente denominado Província Cisplatina, conseguiu sua independência após obter o apoio do Brasil, interessado em manter sua hegemonia na região. Este apoio foi importante para que o líder da independência, José Artigas, mantivesse a estrutura agrária e a escravidão na região.
  • No Brasil, o governo de D. Pedro I foi marcado pela ruptura com os interesses comerciais de Portugal e seus aliados ao outorgar a chamada “Constituição da mandioca”, que privilegiava os agricultores brasileiros. Além disso, o monarca contou com o apoio do Partido Brasileiro, vitorioso nas disputas com o Partido Português, durante a elaboração da nova constituição.
  • A Argentina, a partir da ação vitoriosa de mestiços e índios, conseguiu manter os territórios do antigo Vice-Reinado da Prata, após intensos conflitos contra os espanhóis e ingleses. Foi um dos poucos países que estabeleceram o regime republicano, controlado por grandes comerciantes em detrimento das oligarquias rurais, lideradas pelos “caudilhos”.
  • No Paraguai, o governo de José Gaspar Rodrigues de Francia confiscou terras da Igreja Católica e promoveu uma reforma agrária, criando fazendas estatais, chamadas estâncias da pátria; aboliu a escravidão; incentivou a produção industrial; criou o ensino gratuito e obrigatório.

Question 4

Question
(UNITAU SP/2019) A figura de Toussaint Louverture, o Espártaco Negro, domina os anos revolucionários do final do século XVIII na América, retratados pelo escritor cubano Alejo Carpentier, em seu romance "O Século das Luzes". Formidável estrategista, que soube jogar habilmente com as rivalidades entre as grandes potências – Espanha, Inglaterra e França –, Louverture consolidou seu poder e desafiou Napoleão. Capturado à traição, morre numa cela glacial nos Alpes do Jura, mas seus tenentes resistem. Os 43 mil soldados franceses, sob ordens de um cunhado de Napoleão, são dizimados pela guerrilha de ex-escravos. CAROIT, J. M. País marcado por golpes se rebelou contra escravidão. Folha de S. Paulo, 01 de março de 2004. Adaptado. O texto acima faz referência a um célebre episódio do processo de independência das colônias na América, que marcou o imaginário dos senhores de escravos, criando o que a historiadora Celia Maria Marinho de Azevedo denominou de “medo branco”. Trata-se da
Answer
  • Revolução de São Domingos, primeiro processo de independência na América após os EUA, em que Toussaint Louverture criou a única monarquia negra do continente.
  • Revolução de São Domingos, primeira revolução de escravos vitoriosa na América, em que foi proclamada a independência da colônia francesa, que recebeu o nome indígena de Haiti.
  • Revolução do Haiti, em que, após mais de 10 anos de guerra civil, pequenos proprietários de terras, apoiados pelos escravos, proclamam a independência em relação à Espanha.
  • Revolução de Cuba, de 1768, em que proprietários de terras, escravos e negros livres lutaram pelo fim do domínio colonial espanhol e pela abolição da escravidão.

Question 5

Question
(UNICAMP SP/2018) O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal de comunicação Christian Broadcasting Network, afirmou que a tragédia provocada pelo terremoto no Haiti, em janeiro de 2010, foi decorrente do “pacto com o diabo” que setores da população haitiana teriam feito para que o país se tornasse independente. Nas palavras do Pastor, "Os haitianos estavam sob o jugo da França. Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'". (Adaptado de Haroldo Ceravolo Sereza, “Pastor americano atribui terremoto a 'pacto com o Diabo' e provoca protestos; país se libertou da França em 1804”. Uol notícias. 14/01/2010. Disponível em https://noticias.uol.com.br/ especiais/terremoto -haiti/ultnot/2010/01/14/ult9967u9.jhtm. Acessado em 30/08/2017.) A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Answer
  • A independência do Haiti foi decisiva para que o Império Brasileiro, que projetava a construção de um Estado Nação reconhecido internacionalmente, reprimisse movimentos como a Revolta Malês, em Salvador (1835).
  • A declaração do Pastor é pautada em preconceitos em relação às práticas religiosas dos afrodescendentes no Haiti. A conquista espiritual, parte dos projetos imperialistas, garantiu a eliminação de religiões consideradas pagãs nas Américas.
  • Colônia francesa nas Antilhas, Saint Domingue tornou-se responsável por 40% da produção mundial de cacau no século XVIII. A mão de obra empregada era majoritariamente escrava, com a exploração de africanos ou de seus descendentes.
  • O processo de independência do Haiti foi apoiado por outras colônias, interrompendo o projeto imperialista europeu no Novo Mundo. Após 1804, os EUA conduzem as ações imperialistas na América, tornando-se a principal referência cultural no continente.

Question 6

Question
(PUC SP/2018) O Haiti tornou-se independente da França em 1804, e o Brasil emancipou-se de Portugal em 1822. Comparando os dois processos de independência, é CORRETO afirmar que
Answer
  • os dois movimentos foram inspirados por ideias iluministas e liderados pelas camadas médias urbanas, resultando na libertação dos escravos.
  • no Haiti, os líderes do movimento foram os latifundiários criollos que mantiveram a escravidão, enquanto, no Brasil, a independência foi proclamada pela elite escravocrata e cafeeira.
  • no Brasil, a independência foi proclamada pelo príncipe regente apoiado pela elite escravista e, no Haiti, uma revolta de escravos e afrodescendentes livres provocou a abolição da escravatura.
  • foram movimentos apoiados militarmente pelos EUA e terminaram por implementar monarquias que mantiveram a estrutura fundiária e a escravidão.

Question 7

Question
(Mackenzie SP/2018) “Em agosto de 1791, passados dois anos da Revolução Francesa e dos seus reflexos em São Domingos, os escravos se revoltaram. Em uma luta que se estendeu por doze anos, eles derrotaram, por sua vez, os brancos locais e os soldados da monarquia francesa. Debelaram também uma invasão espanhola, uma expedição britânica com algo em torno de sessenta mil homens e uma expedição francesa de semelhantes dimensões comandada pelo cunhado de Bonaparte. A derrota da expedição de Bonaparte, em 1803, resultou no estabelecimento do Estado negro do Haiti, que permanece até os dias de hoje”. C. L. R. James. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução e São Domingos. São Paulo: Bom- tempo, 2000, p.15 Acerca da independência do Haiti e de seus reflexos em outras regiões da América, assinale a alternativa correta.
Answer
  • O movimento foi realizado sob a égide dos ideais liberais e nacionalistas, defendidos, por sua vez, pelo Iluminismo francês. Seu sucesso foi determinante para a realização de importantes transformações estruturais nas sociedades das novas nações latino-americanas.
  • Trata-se de uma articulação escrava que, sob influência direta dos interesses geopolíticos estadunidenses e dos ideais iluministas, colocou em xeque o controle francês sobre a ilha. Seu sucesso incentivou o surgimento do movimento zapatista, em 1994.
  • Resultado de insatisfações sociais e políticas da população escrava, demonstrou a força popular no contexto do surgimento dos Estados nacionais na América Latina. Seu sucesso influenciou Simon Bolívar e San Martín a iniciarem as lutas pelas independências na América do Sul.
  • Foi a única revolta escrava bem-sucedida da História americana e as dificuldades que tiveram que superar coloca em evidência a magnitude dos interesses envolvidos. No Brasil, sua influência pôde ser sentida na articulação que levaria à Revolta dos Malês, em 1835.

Question 8

Question
(UNESP SP/2017) No movimento de Independência atuam duas tendências opostas: uma, de origem europeia, liberal e utópica, que concebe a América espanhola como um todo unitário, assembleia de nações livres; outra, tradicional, que rompe laços com a Metrópole somente para acelerar o processo de dispersão do Império. (Octavio Paz. O labirinto da solidão, 1999. Adaptado.) O texto refere-se às concepções em disputa no processo de Independência da América Latina. Tendo em vista a situação política das nações latino-americanas no século XIX, é correto concluir que
Answer
  • os Estados independentes substituíram as rivalidades pela mútua cooperação.
  • os países libertos formaram regimes constitucionais estáveis.
  • as antigas metrópoles ibéricas continuavam governando os territórios americanos.
  • as classes dirigentes nativas foram herdeiras da antiga ordem colonial.

Question 9

Question
(FGV/2017) Sobre o México e o seu processo de emancipação política é correto afirmar:
Answer
  • Foi iniciado em 1810, com forte caráter popular, e concluído em 1821, como um movimento de elite.
  • Foi o único movimento de independência política comandado por escravos, libertos e mestiços.
  • Foi inspirado no princípio de unidade latino-americana defendido por Símon Bolívar.
  • Serviu de referência para os demais movimentos emancipatórios americanos pelo seu republicanismo.

Question 10

Question
(Uni-FaceF SP/2017) Depois da emancipação, a situação institucional de grande parte dos Estados hispano-americanos foi assinalada pelas adversidades das camadas sociais empobrecidas, pelo clima de insegurança política e pelo predomínio das elites dirigentes. Neste contexto, surgiram lideranças políticas locais, na sua maioria oriundas dos exércitos de independência, que muitas vezes se colocavam acima das leis e das Constituições dos países. Esse fenômeno político, tipicamente hispano-americano, foi denominado de
Answer
  • fascismo.
  • liberalismo.
  • pan-americanismo.
  • caudilhismo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes