Mito e Filosofia

Description

FILOSOFIA Quiz on Mito e Filosofia, created by Kyssillanne Alves on 09/06/2019.
Kyssillanne Alves
Quiz by Kyssillanne Alves, updated more than 1 year ago
Kyssillanne Alves
Created by Kyssillanne Alves almost 5 years ago
0
0

Resource summary

Question 1

Question
"O Mito, quando estudado ao vivo, não é uma explicação destinada a satisfazer uma curiosidade científica, mas uma narrativa que faz reviver uma realidade primeira, que satisfaz a profundas necessidades, religiosas, aspirações morais, a pressões de ordem social..." (Malinowski)
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
Mito e Filosofia:
Answer
  • São duas narrativas inventadas pelos povos antigos que buscam passar algum conhecimento para as sociedades onde surgiram
  • São Narrativas baseadas na tradição oral e preocupam-se em explicar os fenômenos da natureza.
  • Buscam ensinar valores humanos através da valorização do herói como figura lendária e não se preocupam com o rigor científico.
  • Tem suas diferenças. A argumentação lógica fica por conta do Mito que tenta nos convencer que suas histórias são verdadeiras.

Question 3

Question
"Diferentemente da religião Cristã, e de quase todas as crenças monoteístas, o [blank_start]mito[blank_end] grego não está assentado em uma fonte transcendente, isto é, distinta da realidade. Ao contrário, ele estava integrado à vida como fala ao cotidiano, [...] Para cumprir suas obrigações religiosas bastava ao homem ter fé perante às narrativas." O mito, os [blank_start]deuses[blank_end] faziam parte da mesma realidade e plano humano. Nasceram junto com os humanos e comportavam-se semelhante aos humanos.
Answer
  • mito
  • filósofo
  • filósofos
  • deuses
  • naturalistas

Question 4

Question
Na história sobre Pandora, ela teria sido enviada a Prometeu e a seu irmão Epimeteu, como forma de puní-los por terem roubado o fogo do céu. Ela tinha sido feita no céu, com a contribuição dos deuses, onde cada um lhe deu alguma coisa para aperfeiçoá-la. Por exemplo: Apolo lhe deu a música, Vênus a beleza irresistível, Mercúrio a persuasão e assim por diante. Prometeu já tinha avisado seu irmão Epimeteu para não aceitar presente de Zeus (Jupiter), o grande e mais poderoso deus dos gregos antigos, pois tinha medo da vingança de Zeus, pelo fato dele ter roubado o fogo dos céus. Epimeteu, mesmo escutando o conselho de seu irmão Prometeu, quando se deparou com o presente de Zeus, não resistiu a tanta beleza de Pandora. Acontece que ao destampá-la, Pandora fez com que uma multidão de pragas fosse alastrada para o pobre homem, como “a gota, o reumatismo, a cólica, a vingança, a inveja”, etc. Ao perceber o que tinha feito, Pandora tenta rapidamente fechar a caixa. Mas, sempre tem um mas, infelizmente o conteúdo da mesma, com exceção de uma única coisa que ficava bem no fundo da caixa, já havia saído do controle de Pandora. A única coisa que restou no fundo da caixa e que até hoje ajuda toda a humanidade foi a esperança. Assim, Pandora entra na casa de Epimeteu. Ali havia uma caixa, onde ele guardava artigos malignos que não fora utilizado ao preparar o homem para o mundo, mas, sempre tem um mas, a curiosidade de Pandora, (olha aí como até hoje a grande maioria das mulheres, a qual eu me incluo, é curiosa) a levou a olhar e querer saber o que havia dentro da caixa Acontece que ao destampá-la, Pandora fez com que uma multidão de pragas fosse alastrada para o pobre homem, como “a gota, o reumatismo, a cólica, a vingança, a inveja”, etc. Ao perceber o que tinha feito, Pandora tenta rapidamente fechar a caixa. Mas, sempre tem um mas, infelizmente o conteúdo da mesma, com exceção de uma única coisa que ficava bem no fundo da caixa, já havia saído do controle de Pandora. A única coisa que restou no fundo da caixa e que até hoje ajuda toda a humanidade foi a esperança. Como essa história pode ser interpretada? Que mensagem ela intenta passar?
Answer
  • A curiosidade leva ao desenvolvimento.
  • Apesar dos problemas, há esperança,
  • A curiosidade sempre traz problema.
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227