Felicidade

Description

Unidade 1
Patricia  Rodrigues de Souza Novais
Quiz by Patricia Rodrigues de Souza Novais, updated more than 1 year ago
Patricia  Rodrigues de Souza Novais
Created by Patricia Rodrigues de Souza Novais about 4 years ago
241
0

Resource summary

Question 1

Question
Qual é a obra na qual Aristóteles dedica-se a pensar sobre a felicidade? a) Política b) Poética c) Ética a Nicômaco d) Metafísica
Answer
  • c
  • a

Question 2

Question
O que significa dizer que a filosofia aristotélica é teleológica? a) Uma filosofia voltada para preocupações existenciais e religiosas; b) Uma filosofia orientada pela busca do prazer; c) Uma filosofia orientada pela comprovação científica; d) Uma filosofia que está orientada pela busca por uma finalidade.
Answer
  • d
  • a

Question 3

Question
Como podemos interpretar a seguinte citação de Aristóteles: “O bem é aquilo a que todas as coisas tendem” (Aristóteles, 1973, p. 249)? a) Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade será identificada com o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem. b) Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade será identificada com o “prazer”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que devemos buscar uma vida de satisfação dos impulsos. c) Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade será identificada com a “honra”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que é preciso realizar grandes feitos para ser reconhecido e isso é a verdadeira felicidade. d) Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade será identificada com a “riqueza”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que é preciso acumular a maior quantidade de dinheiro possível, pois só assim é possível prevenir-se da pobreza.
Answer
  • a
  • c

Question 4

Question
Como podemos interpretar a seguinte citação de Aristóteles: “O fim da arte médica é a saúde, o da construção naval é um navio, o da estratégia é a vitória e o da economia é a riqueza” (Aristóteles, 1973, p. 249)? a) Todas as coisas têm uma finalidade em si mesmas. b) Algumas coisas não têm finalidade em si mesmas. c) A arte médica é a ciência que tem privilégio em relação às outras, pois seu fim é a saúde. d) A arte econômica é a ciência que tem privilégio em relação às outras, pois seu fim é a acumulação de riqueza.
Answer
  • b
  • a

Question 5

Question
Aristóteles, ao observar que não existe um consenso a respeito do conceito de felicidade, identifica três modos de vida. Cada modo de vida tem uma percepção distinta a respeito do que é a felicidade. Quais são eles? a) Vida ética, Vida política, Vida prática; b) Vida ética, Vida ativa; Vida contemplativa; c) Vida política; Vida guiada pelo prazer; Vida contemplativa; d) Nenhuma das alternativas anteriores.
Answer
  • c
  • b
Show full summary Hide full summary

Similar

Ética Aristotélica
Emmanuel Fraga
Iluminismo
Robson Bueno
PALESTRA FELICIDADE - JOSE R. MARQUES - CEO IBC
Douglas Noleto F
JOGO DA LEITURA
Elena M Ignacio
a utima fase para min.
Thiago Santos
Método Científico
Isabelle Guimarães
Happier
Samanta Cicilia
Saúde
Ítalo Lima
Você sabe com quem está falando?
Paloana Lourenço
Sem medo de Ser Feliz - Felicidade 10-11-2015
André Marchioro
2º Lei de Mendel
mateus.noronha