Atividade de Estudo

Description

Educação em Revista versão impressa ISSN 0102-4698 Educ. rev. vol.26 no.3 Belo Horizonte dez. 2010
Jones Gonçalves Rosa
Quiz by Jones Gonçalves Rosa, updated more than 1 year ago
Jones Gonçalves Rosa
Created by Jones Gonçalves Rosa over 3 years ago
8
0

Resource summary

Question 1

Question
Hipertextualidade esta que vai além da comunicação, como afirmou_______________, em As tecnologias da Inteligência. Para ele, "os processos sociotécnicos, sobretudo, também têm uma forma hipertextual, assim como vários outros fenômenos.
Answer
  • Pierre Lévy
  • Theodor Nelson

Question 2

Question
A proposta original de Vannevar Bush de criação de um grande mecanismo de amplificação da memória, com o estabelecimento de links variados, apareceu pela primeira vez em um artigo publicado na revista americana The Atlantic Monthly, descrevendo o sistema Memex (Memory Extension, extensão da memória).
Answer
  • True
  • False

Question 3

Question
Na mesma segunda metade do século passado, jovens estudantes, interessados no desenvolvimento tecnológico e nas mudanças do mundo, começaram a desenhar programas e máquinas a partir de uma nova linguagem que começava a ser escrita. Era o nascimento da linguagem
Answer
  • da memória
  • binária, que possibilita o digital

Question 4

Question
O processo de produção desses novos aparatos tinha como metodologia resolver os problemas surgidos em cada um dos projetos e, a cada solução, a imediata circulação dela para ser objeto de crítica dos outros. Era o início do até hoje conhecido RFC (Request For Comments - solicitação de comentários), comum na computação, que nada mais é do que pôr uma ideia (uma solução) na mesa, aguardando a colaboração dos demais.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
Para Himanen, são sete as características da chamada ética dos hackers:
Answer
  • paixão, alegria, valor social (abertura), nética (ética da rede), atividade, participação responsável e criatividade
  • paixão, liberdade, valor social (abertura), nética (ética da rede), atividade, participação responsável e criatividade

Question 6

Question
Esses princípios dos hackers possibilitaram a construção do________________ , que, com os aparatos tecnológicos digitais, possibilitou intrinsecamente a emergência de novas linguagens e de novas práticas de produção de conhecimentos e de culturas. Destacam-se, nesse campo, as redes ponto a ponto (peer-to-peer: rede entre pares, rede entre amigos, p2p), que têm como base a produção e a circulação colaborativa, que partilha as produções e os conhecimentos.
Answer
  • ciberespaço
  • cibercultura

Question 7

Question
Interação e troca entre sujeitos. Interação e troca entre produtos culturais. Recombinagem. Remixagem. Nova produção e diálogo permanente com o instituído, produzindo-se, a partir daí, novos produtos, novas culturas e novos conhecimentos. Tudo no plural. Com isso, temos a possibilidade de retomar o papel de liderança acadêmica do professor, que, em conjunto com os alunos, no coletivo e individualmente, passam a interagir de forma intensa com esse labirinto de possibilidades.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha