O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas

Description

Questionário do ENEM, contendo exercícios com o seguinte tema: O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas.
Sem Parar
Quiz by Sem Parar, updated more than 1 year ago
Sem Parar
Created by Sem Parar almost 9 years ago
525
8

Resource summary

Question 1

Question
O mecanismo que permite articular uma porta (de um móvel ou de acesso) é a dobradiça. Normalmente, são necessárias duas ou mais dobradiças para que a porta seja fixada no móvel ou no portal, permanecendo em equilíbrio e podendo ser articulada com facilidade. No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em

Question 2

Question
Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar. Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?

Question 3

Question
O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamento apropriado é de \(20 kPa\). A figura mostra a instalação hidráulica com a caixa d’água e o cano ao qual deve ser conectada a ducha. O valor da pressão da água na ducha está associado à altura
Answer
  • \(h1\).
  • \(h2\).
  • \(h3\).
  • \(h4\).
  • \(h5\).

Question 4

Question
Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de \(80 km/h\) e a distância a ser percorrida é de \(80 km\). No segundo trecho, cujo comprimento vale \(60 km\), a velocidade máxima permitida é \(120 km/h\). Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?
Answer
  • \(0,7\)
  • \(1,4\)
  • \(1,5\)
  • \(2,0\)
  • \(3,0\)

Question 5

Question
Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo \(1,0\) litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de \(1,5\) litro e também que a porção não fiara totalmente submersa, com \(\frac{1}{3}\) de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, \(\rho_{agua}=1\frac{g}{cm^{3}}\). No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a \(0,500 kg\) (meio quilograma). Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a
Answer
  • \(0,073 kg\).
  • \(0,167 kg\).
  • \(0,250 kg\).
  • \(0,375 kg\).
  • \(0,750 kg\).

Question 6

Question
Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético. As representações esquemáticas da força de atrito \(f_{at}\) entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:

Question 7

Question
Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d´água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura. Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?
Answer
  • Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.
  • Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
  • Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
  • Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica.
  • Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.

Question 8

Question
Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldades de locomoção, é utilizado, em ônibus e automóveis, o elevador hidráulico. Nesse dispositivo é usada uma bomba elétrica, para forçar um fluido a passar de uma tubulação estreita para outra mais larga, e dessa forma acionar um pistão que movimenta a plataforma. Considere um elevador hidráulico cuja área da cabeça do pistão seja cinco vezes maior do que a área da tubulação que sai da bomba. Desprezando o atrito e considerando uma aceleração gravitacional de \(10 m/s^{2}\), deseja-se elevar uma pessoa de \(65 kg\) em uma cadeira de rodas de \(15 kg\) sobre a plataforma de \(20 kg\). Qual deve ser a força exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante?
Answer
  • \(20 N\)
  • \(100 N\)
  • \(200 N\)
  • \(1 000 N\)
  • \(5 000 N\)

Question 9

Question
Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fia que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, \(P\) e \(Q\). Por questão de segurança, é necessário que a serra possua menor velocidade linear. Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual a justificativa desta opção?
Answer
  • Q, pois as polias \(1\) e \(3\) giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.
  • Q, pois as polias \(1\) e \(3\) giram com frequências iguais e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico.
  • P, pois as polias \(2\) e \(3\) giram com frequências diferentes e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico.
  • P, pois as polias \(1\) e \(2\) giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver menor raio terá maior frequência.
  • Q, pois as polias \(2\) e \(3\) giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.

Question 10

Question
Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?
Answer
  • Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento.
  • Paralelo ao plano e no sentido contrário ao movimento.
  • Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movimento.
  • Horizontal e no mesmo sentido do movimento.
  • Vertical e sentido para cima.

Question 11

Question
Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante \(T_{A}\)), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança. Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda?

Question 12

Question
Christiaan Huygens, em 1656, criou o relógio de pêndulo. Nesse dispositivo, a pontualidade baseia-se na regularidade das pequenas oscilações do pêndulo. Para manter a precisão desse relógio, diversos problemas foram contornados. Por exemplo, a haste passou por ajustes até que, no início do século XX, houve uma inovação, que foi sua fabricação usando uma liga metálica que se comporta regularmente em um largo intervalo de temperaturas. [YODER, J. G. Unrolling Time: Christiaan Huygens and the mathematization of nature. Cambridge: Cambridge University Press, 2004 (adaptado).] Desprezando a presença de forças dissipativas e considerando a aceleração da gravidade constante, para que esse tipo de relógio realize corretamente a contagem do tempo, é necessário que o(a)
Answer
  • comprimento da haste seja mantido constante.
  • massa do corpo suspenso pela haste seja pequena.
  • material da haste possua alta condutividade térmica.
  • amplitude da oscilação seja constante a qualquer temperatura.
  • energia potencial gravitacional do corpo suspenso se mantenha constante.

Question 13

Question
Uma pessoa, lendo o manual de uma ducha que acabou de adquirir para a sua casa, observa o gráfico, que relaciona a vazão na ducha com a pressão, medida em metros de coluna de água (\(mca\)). Nessa casa residem quatro pessoas. Cada uma delas toma um banho por dia, com duração média de \(8\) minutos, permanecendo o registro aberto com vazão máxima durante esse tempo. A ducha é instalada em um ponto seis metros abaixo do nível da lâmina de água, que se mantém constante dentro do reservatório. Ao final de \(30\) dias, esses banhos consumirão um volume de água, em litros, igual a
Answer
  • \(69 120\).
  • \(17 280\).
  • \(11 520\).
  • \(8 640\).
  • \(2 880\).

Question 14

Question
O pêndulo de Newton pode ser constituído por cinco pêndulos idênticos suspensos em um mesmo suporte. Em um dado instante, as esferas de três pêndulos são deslocadas para a esquerda e liberadas, deslocando-se para a direita e colidindo elasticamente com as outras duas esferas, que inicialmente estavam paradas. O movimento dos pêndulos após a primeira colisão está representado em:

Question 15

Question
Para entender os movimentos dos corpos, Galileu discutiu o movimento de uma esfera de metal em dois planos inclinados sem atritos e com a possibilidade de se alterarem os ângulos de inclinação, conforme mostra a figura. Na descrição do experimento, quando a esfera de metal é abandonada para descer um plano inclinado de um determinado nível, ela sempre atinge, no plano ascendente, no máximo, um nível igual àquele em que foi abandonada. Se o ângulo de inclinação do plano de subida for reduzido a zero, a esfera
Answer
  • manterá sua velocidade constante, pois o impulso resultante sobre ela será nulo.
  • manterá sua velocidade constante, pois o impulso da descida continuará a empurrá-la.
  • diminuirá gradativamente a sua velocidade, pois não haverá mais impulso para empurrá-la.
  • diminuirá gradativamente a sua velocidade, pois o impulso resultante será contrário ao seu movimento.
  • aumentará gradativamente a sua velocidade, pois não haverá nenhum impulso contrário ao seu movimento.

Question 16

Question
Um professor utiliza essa história em quadrinhos para discutir com os estudantes o movimento de satélites. Nesse sentido, pede a eles que analisem o movimento do coelhinho, considerando o módulo da velocidade constante. Desprezando a existência de forças dissipativas, o vetor aceleração tangencial do coelhinho, no terceiro quadrinho, é
Answer
  • nulo.
  • paralelo à sua velocidade linear e no mesmo sentido.
  • paralelo à sua velocidade linear e no sentido oposto.
  • perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para o centro da Terra.
  • perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para fora da superfície da Terra.
Show full summary Hide full summary

Similar

Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr
Oscilações, ondas, óptica e radiação
Sem Parar
Leis de Newton.
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
sarahnjife
Cinemática Escalar: Conceitos fundamentais
Bruno Fernandes3682
Fórmulas de física
Alessandra S.
Física moderna
GoConqr suporte .
ÁTOMO
Hugo Fonseca
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.