ENADE 2021 Formação Geral - USO PESSOAL

Description

O quiz pode conter erros e é imprescindível que os alunos confiram, nas provas oficiais, se os gabaritos batem. A justificativa de equívoco na avaliação externa por conta de gabaritos diversos entre o quiz e o ENADE serão desconsideradas de pronto. O que vale é o gabarito estabelecido pela faculdade (podem haver adaptações nas provas das avaliações externas) e não o gabarito estabelecido no quiz. Caso algum aluno verifique descompasso entre o gabarito oficial dos ENADES e do Quiz, favor avisar.
Cassia ..
Quiz by Cassia .., updated more than 1 year ago
Cassia ..
Created by Cassia .. about 2 years ago
983
1

Resource summary

Question 1

Question
A chance de uma criança de baixa renda ter um futuro melhor que a realidade em que nasceu está, em maior ou menor grau, relacionada à escolaridade e ao nível de renda de seus pais. Nos países ricos, o "elevador social" anda mais rápido. Nos emergentes, mais devagar. No Brasil, ainda mais lentamente. O país ocupa a segunda pior posição em um estudo sobre mobilidade social feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018, com dados de 30 países. Segundo os resultados, seriam necessárias nove gerações para que os descendentes de um brasileiro entre os 10% mais pobres ati ngissem o nível médio de rendimento do país. A esti mati va é a mesma para a África do Sul e só perde para a Colômbia, onde o período de ascensão levaria 11 gerações. Mais de 1/3 daqueles que nascem entre os 20% mais pobres no Brasil permanece na base da pirâmide, enquanto apenas 7% consegue chegar aos 20% mais ricos. Filhos de pais na base da pirâmide têm dificuldade de acesso à saúde e maior probabilidade de frequentar uma escola com ensino de baixa qualidade. A educação precária, em geral, limita as opções para esses jovens no mercado de trabalho. Sobram-lhes empregos de baixa remuneração, em que a possibilidade de crescimento salarial para quem tem pouca qualificação é pequena – e a chance de perpetuação do ciclo de pobreza, grande. LEMOS, V. Brasil é o segundo pior em mobilidade social em ranking de 30 países. BBC News Brasil, 15 jun. 2018 (adaptado). A parti r das informações apresentadas, é correto afirmar que
Answer
  • o fator ambiental e o fator demográfico afetam a mobilidade social observada, sendo ela menor nos países que apresentam as maiores taxas de natalidade.
  • a baixa organização social dos economicamente menos favorecidos determina a baixa mobilidade social da base para o topo da pirâmide.
  • a mobilidade social é caracterizada por um fator ancestral que se revela ao longo das gerações, sendo um limitador da eficácia de políticas públicas de redução das desigualdades sociais.
  • a análise de mobilidade social permite a observação de um ciclo vicioso, que se caracteriza por uma subida nas camadas sociais seguida de uma queda, repetindo-se esse ciclo de modo sucessivo.
  • a ascensão social depende de fatores viabilizadores que estão fora do alcance das camadas pobres, o que ocasiona conflitos sociais em busca do acesso a tais fatores.

Question 2

Question
Em alguns países da Europa, permite-se que um produto de menor valor estético seja comercializado. Estamos falando de um pepino deformado ou de uma cebola pequena, mas não de um produto contaminado com resíduos químicos ou agentes biológicos. No caso do Brasil, o problema vai além da aparência, porque há hortaliças ruins – contaminadas, murchas, machucadas – que chegam às bancas para ser comercializadas. Mas, se nos dois contextos há perda de alimentos e preconceito em relação às hortaliças fora do padrão visual, mas boas para o consumo, quais seriam as alternativas para evitar o desperdício e melhorar a qualidade dos produtos? Para os pesquisadores do assunto, não adianta replicar a experiência europeia no Brasil, de exigir hortaliças esteticamente perfeitas, porque também teríamos produtos sendo desprezados ainda na etapa de produção. Não devemos passar de um mercado pouco exigente, que gera desperdício no varejo e nas residências, para um mercado exigente que gera perda no campo. A solução do problema é conscientizar os diversos elos da cadeia produtiva, especialmente varejistas e consumidores, para que sejam esclarecidos sobre quais aspectos da aparência das hortaliças comprometem a qualidade. Quanto maior a exigência do mercado por hortaliças de aparência perfeita, maior o desperdício de alimentos. Por sua vez, quanto maior a exigência por hortaliças sem danos, causados pela falta de cuidado e pela falta de higiene, menor será a perda de alimentos e maior a qualidade da alimentação da população brasileira. Disponível em: htt ps://www.embrapa.br/busca-de-noti cias/-/noti cia/29626389/manuseio-correto-preserva-a-qualidade-e -a-vida-uti l-das-hortalicas. Acesso em: 27 maio 2020 (adaptado). Considerando as informações apresentadas nos textos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O texto I sintetiza uma informação principal do texto II, ao apresentar critérios distintivos de alterações visuais que têm efeitos puramente estéticos em produtos alimentícios daquelas que têm implicações na qualidade desses produtos. PORQUE II. O texto II divulga que o aumento das perdas na cadeia produtiva de hortaliças no Brasil é proporcional à elevação de exigências dos consumidores pela aparência de produtos agropecuários.
Answer
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • As asserções I e II são proposições falsas.

Question 3

Question
Na Alemanha nazista, no auge da Segunda Guerra Mundial, surgiu a necessidade de abrir mais espaço para os veículos automotivos. Com muitos ciclistas, as bicicletas viraram um empecilho, forçando a criação de um espaço exclusivo para elas – talvez as primeiras ciclovias do mundo. Mas, se na década de 1940 os veículos eram prioridade, hoje, o uso de bicicletas – e das ciclovias – surge como uma das principais alternativas para melhorar a qualidade de vida nas grandes metrópoles. Quando políticas públicas incentivam o uso de bicicletas como meio de transporte para curtas e médias distâncias, um novo panorama se abre. COSTA, J. Ciclovias ajudam a humanizar o espaço urbano. Ciência e Cultura . v. 68, n. 2, São Paulo, 2016 (adaptado) .
Answer
  • Dado que as bicicletas são veículos que ocupam pouco espaço na malha viária, prescinde-se de investi mentos públicos em construção de ciclovias, sendo prioritárias campanhas de conscienti zação de motoristas a respeito dos benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte.
  • O uso das bicicletas como meio de transporte contribui para a melhoria da qualidade de vida nas grandes metrópoles, pois elas não emitem poluentes, além de esse uso proporcionar a prática de atividade física.
  • A parti r da Segunda Guerra Mundial, durante o governo da Alemanha nazista, o uso da bicicleta como meio de transporte tornou-se efi caz e passou a prevalecer nas cidades europeias.

Question 4

Question
Além do contexto econômico, o avanço da tecnologia também é um dos responsáveis pelo aumento dos trabalhadores informais. E a tendência de contratação de freelancers por meio de plataformas digitais, como aplicati vos de delivery e de mobilidade urbana, ganhou até um nome: Gig Economy , ou economia dos bicos. Para os gigantes de tecnologia detentores desses aplicati vos, os motoristas são trabalhadores autônomos, que não possuem vínculo empregatí cio. Além de não estarem sujeitos a nenhuma regulamentação e proteção legal, os profi ssionais que desenvolvem esse ti po de trabalho deixam de contribuir para a Previdência Social e de possuir benefí cios como Fundo de Garanti a por Tempo de Serviço (FGTS), férias e décimo terceiro salário. Não obstante, ainda arcam com todo o custo da ati vidade que exercem. Em uma reportagem que ouviu alguns desses trabalhadores, motoristas afi rmaram sofrer com problemas de coluna e com o estresse no trânsito, além das longas jornadas de trabalho. Por esses moti vos, a Gig Economy está no centro de uma discussão mundial acerca da responsabilidade dessas companhias milionárias sobre as condições de trabalho da mão de obra que contratam. No meio do limbo jurídico, quem sofre são os trabalhadores dessas plataformas, que fi cam duplamente desprotegidos ― pelas empresas e pelo Estado. Disponível em: htt ps://exame.abril.com.br/carreira/quais-sao-as-consequencia-do-trabalho-informal-no-pais/. Acesso em: 18 abr. 2020 (adaptado). A parti r das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Trabalhadores autônomos informais que atuam em plataformas digitais sem qualquer vínculo empregatí cio, desprotegidos de regulamentação ou lei trabalhista, compõem a Gig Economy . PORQUE II. Os trabalhadores, na Gig Economy , arcam com todos os custos necessários para desempenhar o seu trabalho, ganham por produção e enfrentam longas jornadas diárias, o que os deixa mais desgastados e com problemas de saúde.
Answer
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justi fi cati va correta da I.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi fi cati va correta da I.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • As asserções I e II são proposições falsas.

Question 5

Question
textO i Segundo o Ministério da Saúde, em 2017 o Brasil registrou uma média nacional de 5,7 óbitos para 100 mil habitantes. Na população indígena, foi registrado um número de óbitos três vezes maior que a média nacional – 15,2. Destes registros, 44,8% (aproximadamente, 6,8 óbitos), são suicídios de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos. Esses dados contrastam com o panorama nacional, em que o maior índice é entre adolescentes e adultos de 15 a 20 anos. Disponível em: htt ps://www.cvv.org.br/blog/o-suicidio-do-povo-indigena/. Acesso em: 30 de abr. 2020 (adaptado). textO ii Evidências apontam que, em determinadas minorias étnico-raciais, como os indígenas (aborígines ou populações nati vas), o suicídio entre crianças apresenta taxas bem mais elevadas do que as observadas na população geral. No Brasil, o enforcamento foi uti lizado mais frequentemente entre indígenas do que entre não indígenas, não se observando, no primeiro grupo, suicídios por intoxicação ou por armas de fogo. O mapa a seguir apresenta a distribuição dos óbitos por suicídio entre crianças e adolescentes indígenas no Brasil, entre os anos de 2010 e 2014.
Answer
  • O elevado índice de suicídios entre crianças e adolescentes indígenas no país evidencia a necessidade de ações com foco nos direitos fundamentais desses indivíduos.
  • Os estados do Pará e de Tocanti ns são os que possuem os maiores índices de suicídio de indígenas na faixa etária de 10 a 14 anos.
  • Os povos das tribos originárias do Brasil, no que tange a sua história e preservação cultural, não estão amparados por direitos e garantias constitucionais.
  • O estabelecimento de ações preventi vas ao suicídio nas comunidades indígenas deve considerar os elementos globais que afetam a população em geral, na faixa etária entre 15 e 20 anos.

Question 6

Question
A pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus gerou impactos negati vos na economia e nos negócios, intensifi cando problemas sociais no mundo todo. Nos Estados Unidos, um estudo realizado com a parceria de duas importantes universidades verifi cou que a expectati va de vida dos norte-americanos caiu 1,1 ano em 2020. A nova expectati va é de 77,4 anos. De acordo com o estudo, esta foi a maior queda anual da expectati va de vida já registrada nos últi mos 40 anos. O declínio é ainda maior se considerada a expectati va de vida para negros que moram no país, cuja queda foi de 2,1 anos. Para a população lati na, essa queda foi de 3 anos. O declínio na expectati va de vida dos lati nos é signifi cati vo, uma vez que eles apresentam menor incidência de condições crônicas que são fatores de risco para a Covid-19 em relação às populações de brancos e negros. LOUREIRO, R. Covid-19 reduz gravemente expectativa de vida de negros e latinos nos EUA. revista exame, 2021 (adaptado). Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O efeito desproporcional da pandemia da Covid-19 na expectativa de vida da população negra e latino americana estabelece relação com sua situação de vulnerabilidade social. PORQUE II. Uma hipótese que pode ser levantada quanto à diminuição da expectati va de vida de negros e lati no-americanos está relacionada às suas precárias condições de trabalho, levando-os a maior possibilidade de exposição ao contágio pelo novo Coronavírus.
Answer
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justi fi cati va correta da I.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi fi cati va correta da I.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • As asserções I e II são proposições falsas.

Question 7

Question
textO i O estudo Internet and American Life Project , do Pew Research Center , demonstrou que, em 2009,metade das buscas de temas relacionados à saúde na internet era feita para terceiros, e quase seis em cada dez pessoas que usaram meios digitais para se informar sobre saúde mudaram o enfoque com que cuidavam da própria saúde ou da de algum parente. Esti ma-se que exista uma correlação positi va entre o grau de conhecimento das doenças (seus fatores de risco, formas de prevenção e tratamento) e a taxa de adoção de hábitos saudáveis pela sociedade. O aumento nos diagnósti cos precoces do câncer de mama e a diminuição do tabagismo são dois exemplos clássicos a favor dessa ideia. Acredita-se que indivíduos mais bem informados aderem a comportamentos preventi vos e reagem melhor a uma enfermidade. Infelizmente, a divulgação de temas médicos é uma faca de dois gumes: quem não sabe nada está mais perto da verdade do que a pessoa cuja mente está cheia de informações equivocadas. Conseguir que a mensagem seja bem decodifi cada pelos receptores é o grande desafi o que preocupa (ou deveria preocupar) tanto médicos quanto jornalistas. TABAKMAN, R. A saúde na mídia : medicina para jornalistas, jornalismo para médicos. Trad. Lizandra Magon de Almeida. São Paulo: Summus Editorial, 2013 (adaptado). textO ii De acordo com os dados da últi ma TIC Domicílios — pesquisa realizada anualmente com o objeti vo de mapear formas de uso das tecnologias de informação e comunicação no país —, proximadamente 46% dos usuários de Internet no Brasil uti lizam a rede à procura de informações médicas sobre saúde em geral e serviços de saúde. Para uma médica e pesquisadora da Fiocruz, os indivíduos sempre procuraram informações sobre seu estado de saúde, mas é inegável que o surgimento da Internet trouxe um aumento signifi cati vo do acesso a informações amplifi cando assim os refl exos deste processo e alterando a relação entre os indivíduos. A pesquisadora chama a atenção para o perigo do autodiagnósti co e da automedicação, que podem gerar consequências nefastas tanto para os indivíduos quanto para a saúde pública, uma vez que boa parte dos estudos mostra que não são adotados critérios durante as buscas na Internet. Disponível em: htt ps://agencia.fi ocruz.br/conteudos-sobre-saude-na-web-alteram-relacao-medico-paciente. Acesso em: 16 abr. 2020 (adapt
Answer
  • Os textos I e II evidenciam a importância de critérios nas buscas realizadas pelos usuários da Internet por informações sobre patologias, pois algumas informações podem trazer riscos à saúde por fomentarem a compreensão equivocada de sintomas e profi laxias.
  • O texto I afi rma que a disponibilização de informações sobre temas de saúde nos meios de comunicação tem contribuído para o esclarecimento da população acerca de hábitos saudáveis.
  • No texto II, defende-se o acesso a informações relati vas a pesquisas da área da saúde nos veículos de comunicação, pois elas permitem que o indivíduo seja proati vo na prevenção de patologias.

Question 8

Question
Que é democracia? Em seu famoso discurso em Gett ysburg, Abraham Lincoln disse que “a democracia é o governo do povo, feito para o povo e pelo povo, e responsável perante o povo”. O crédito desta defi nição é, na verdade, de Daniel Webster, que a elaborou 33 anos antes de Lincoln em outro discurso. Nesta ideia de “governo pelo povo e para o povo” surge uma questão essencial: e quando o povo esti ver em desacordo? E quando o povo ti ver preferências divergentes? O politólogo Arend Lijphart ressalta que há duas respostas principais: a resposta da “democracia majoritária” e a resposta da “democracia consensual”. Na democracia majoritária, a resposta é simples e direta: deve-se governar para a maioria do povo. A resposta alternati va, no modelo da democracia consensual é: deve-se governar para o máximo possível de pessoas. A virtude da democracia consensual é buscar consensos mais amplos no que é interesse de todos; o desafi o da democracia consensual pressupõe lideranças políti cas mais maduras, tanto no governo quanto na oposição. Democratas genuínos têm aversão à ideia do totalitarismo e combatem os delírios daqueles que desejam poder sem limites. Disponível em: htt ps://g1.globo.com/politi ca/blog/matheus-leitao/post/2020/02/25/democracia-consensual-contra-a-ti rania-da-maioria.ghtml. Acesso em: 2 maio 2020 (adaptado).
Answer
  • O bem comum, a ser estabelecido por um governo democráti co, nem sempre está associado às opiniões da maioria do povo.
  • A democracia consensual é caracterizada pelo consenso a ser alcançado entre situação e oposição, nas decisões governamentais.
  • Circunstâncias políti cas de polarização, marcadas pela alta competi ti vidade e combati vidade entre posições divergentes, caracterizam um modelo de democracia majoritária.
  • Democracia consensual pressupõe que a situação políti ca no poder considere em suas decisões as necessidades das minorias, no senti do de governar para todo o povo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Energy, Mass, & Conversions
Selam H
Physics - Energy, Power & Work
dominique22
Characteristics and Climate of a hot desert
Adam Collinge
Geography Restless Earth
sophieelizabeth
Chemistry Module C1: Air Quality
James McConnell
Common Irish Words
silviaod119
Life in Germany
Ben C
Matters of Life and Death - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
nicolalennon12
Biology B1.3
raffia.khalid99
GCSE Maths: Statistics & Probability
Andrea Leyden
Using GoConqr to study Art
Sarah Egan