Simulado ACAFE 2016/inverno

Description

Simulado online de Literatura para o vestibular de inverno ACAFE 2016. Não perca o aulão online no dia 10/6, às 15h! www.edirliteratura.com.br
Edir Alonso
Quiz by Edir Alonso, updated more than 1 year ago More Less
Edir Alonso
Created by Edir Alonso almost 8 years ago
Edir Alonso
Copied by Edir Alonso almost 8 years ago
271
0

Resource summary

Question 1

Question
Sobre "Esaú e Jacó", assinale a alternativa correta:
Answer
  • Aires era diplomata e tinha verdadeiro "tédio à controvérsia".
  • Flora concordava com a opinião de Pedro e defendia a abolição.
  • Pedro, o mais agressivo dos gêmeos, era um republicano exaltado.
  • Os gêmeos brigavam constantemente, mas terminam reconciliados após a morte de Flora.

Question 2

Question
Sobre o "Auto da Compadecida", assinale a alternativa INCORRETA:
Answer
  • O Padre, o Bispo e o Sacristão encarnam a simonia – corrupção clerical em oposição ao Frade, figura simples e bondosa.
  • Embora seja um personagem cruel, sádico e violento, os atos de Severino e de seu comparsa são justificados.
  • João Grilo é uma figura típica do nordestino sabido, analfabeto e amarelo.
  • O Encourado é o Cristo negro, responsável por julgar as almas dos personagens

Question 3

Question
Leia o trecho que segue: "Alma-menina no tempo? Não, ela não se envergonhava de seu narcisismo. Era com ele que ela compunha e recompunha toda a sua dignidade. Encarou novamente o espelho e se lembrou de um poema, em que uma mulher contemplando a sua imagem refletida, perguntava angustiada onde é que ela deixara a sua outra face, a antiga, pois não se reconhecia naquela que lhe estava sendo apresentada naquele momento.” O trecho pertence à obra:
Answer
  • Auto da Compadecida
  • Olhos D'Água
  • Quarenta Dias
  • As Fantasias Eletivas

Question 4

Question
Relacione as colunas: Coluna 1 (1) Carlos Henrique Schroeder (2) Maria Valéria Rezende (3) Machado de Assis (4) Ariano Suassuna (5) Conceição Evaristo Coluna 2 ( ) “Vou te arrebentar, você vai ver onde vai parar sua cabeça.” “Que galo, hein, lindão? Vim selar as pazes.” “Que mané paz, eu quero distância de traveco, ainda mais de você, vaza, senão vou te arrebentar, ó!” “Você parece um rato, lindo, um rato assustado, vou te chamar de Ratón”. ( ) “O barraco de Davenga era uma espécie de quartel-general, e ele, o chefe. Ali se decidia tudo. No princípio, os companheiros de Davenga olharam Ana com ciúme, cobiça e desconfiança.” ( ) “Com efeito, as duas senhoras buscavam disfarçadamente o número da casa da cabocla, até que deram com ele. A casa era como as outras, trepada no morro. Subia-se por uma escadinha, estreita, sombria, adequada à aventura. Quiseram entrar depressa, mas esbarraram com dois sujeitos que vinham saindo, e coseram-se ao portal. Um deles perguntou-lhes familiarmente se iam consultar a adivinha.” ( ) "Não diga uma palavra e deixe tudo por minha conta. (Vendo Antônio Morais no limiar, esquerda.) Ora viva, seu major Antônio Morais, como vai Vossa Senhoria? Veio procurar o padre? (Antônio Morais, silencioso e terrível, encaminha-se para a igreja mas João toma-lhe a frente.) Se Vossa Senhoria quer, eu vou chamá-lo. (Antônio Morais afasta João do caminho com a bengala, encaminhando-se de novo para a igreja. João, aflito, dá a volta, tomando-lhe a frente e fala, como último recurso.) É que eu queria avisar para Vossa Senhoria não ficar espantado: o padre está meio doido." ( ) “Vou enrolar um pouco mais, se eu falar logo de Cícero e ela disser que não sabe de nada, se desinteressar, vou ter de ir embora, mas ela parou e virou-se para mim, Então, já resolveu alguma coisa? Quer voltar daqui a uns quinze dias? ou quer que eu lhe ensine o endereço da outra? Demorei a responder, avoada, saudade faz isso com a gente, sabia, Barbie? Você algum dia já teve saudade? Nada, na sua língua nem existe essa palavra.” A sequência correta para o preenchimento das lacunas é:
Answer
  • 1, 3, 4, 2, 5
  • 1, 5, 3, 4, 2
  • 4, 5, 1, 3, 2
  • 4, 3, 1, 2, 5
Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Simulado Filosofia
Marina Faria
Simulado Geografia
Marina Faria
Simulado Espanhol
Marina Faria
Provas anteriores de Vestibular - Fuvest 1
GoConqr suporte .
Provas anteriores de Vestibular - Unicamp 2014 - 1
GoConqr suporte .
Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Gêneros Literários
Larissa Borela
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro