Lei 8.112/90 - Do Processo Administrativo Disciplinar - TITULO V

Description

Lei 8.112/90 Legislação Quiz on Lei 8.112/90 - Do Processo Administrativo Disciplinar - TITULO V, created by helison oliveira on 21/10/2016.
helison oliveira
Quiz by helison oliveira, updated more than 1 year ago
helison oliveira
Created by helison oliveira over 7 years ago
12
2

Resource summary

Question 1

Question
A absolvição Criminal só afastará a persecução no âmbito da administração no caso de
Answer
  • ficar provada na ação penal a inexistência do fato ou a negativa de autoria.
  • insuficiência de provas para demonstração da participação do servidor no ilícito.
  • ocorrer prescrição da pretensão punitiva.
  • ocorrer prescrição da pretensão executória.
  • o Ministério Público propor a suspensão do processo no rito do juizado especial criminal.

Question 2

Question
Julgue os itens seguinte e indique a incorreta
Answer
  • Um servidor público federal foi demitido, por meio de processo administrativo disciplinar, por ter praticado crime de peculato e por ter exercido o cargo em proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública. No entanto, na esfera penal, foi absolvido por falta de provas. Nessa situação, o servidor deve ser reintegrado no seu cargo público, já que a decisão na esfera penal estende os seus efeitos à decisão administrativa.
  • Em determinada repartição federal, foi aberta sindicância para apurar indícios de autoria e materialidade de diversas irregularidades. A comissão de sindicância, em razão de os fatos apurados cominarem suspensão superior a trinta dias, concluiu pela instauração de processo disciplinar que envolvia os servidores Jorge. Osvaldo e Eduardo. Indignados, esses servidores questionaram veementemente o resultado do procedimento pelo fato de não terem sido ouvidos até aquele momento. Nessa situação, não assiste razão aos servidores, pois a sindicância é medida preparatória para o processo administrativo, não se observando, nessa fase, dado o seu caráter inquisitivo, o principio da ampla defesa.
  • É proibido ao servidor retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da sua repartição.
  • O servidor em gozo de licença para tratamento de assuntos particulares pode participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, bem como exercer o comércio.
  • O rito sumário do processo administrativo disciplinar aplica-se apenas à apuração das irregularidades de acumulação ilícita de cargos públicos, abandono de cargo e inassiduidade habitual.

Question 3

Question
Hermenegildo é ocupante de cargo de Nível Assistente, da Carreira de Apoio Técnico-Administrativo do Ministério Público da União, aprovado em concurso público realizado no ano de 1996. Em uma decisão desvairada, resolve levar apreciável quantidade de material de consumo da repartição para sua residência, apropriando-se, também, de um grampeador, de um furador e de uma máquina de calcular. O fato é descoberto e apurado em regular processo administrativo disciplinar, cuja comissão conclui, afinal, que a conduta do servidor corresponde, hipoteticamente, á descrição do crime de peculato (artigo 312 do Código Penal). Nos termos da Lei n ° 8.112/90, a autoridade administrativa a quem forem enviados os autos deverá, além de aplicar as medidas disciplinares cabíveis,
Answer
  • ignorar esse tópico da conclusão, pois essa autoridade não tem competência para analisar condutas de servidores sob o ângulo criminal, tarefa apenas do Ministério Público e do Poder Judiciário.
  • remetê-los ao Ministério Público Federal, se concordar com a conclusão, para que o servidor seja eventualmente processado por crime perante a Justiça Federal.
  • aplicar a punição administrativa cabível, abstendo-se de qualquer providência do ponto de vista criminal, tendo em vista o princípio da independência das esferas de responsabilidade.
  • encaminhá-los diretamente a um juiz federal para que, com base nos elementos já colhidos regularmente, seja o servidor apenado, de acordo com a lei penal.
  • despachá-los para a Polícia Federal, com vistas à instauração de inquérito policial.

Question 4

Question
José é servidor da administração pública direta e regido pela Lei n° 8.112/1990. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2008, ele faltou deliberadamente ao serviço por 35 dias ininterruptos, razão por que foi instaurado processo administrativo para julgamento de sua conduta. A partir da situação hipotética acima, assinale a opção correta.
Answer
  • No processo administrativo disciplinar, será apurado o abandono do cargo com indicação da materialidade da ilegalidade praticada pela comprovação do período de ausência intencional ao serviço.
  • A penalidade aplicável ao servidor é a de advertência ou demissão, a critério da autoridade julgadora.
  • A critério da comissão disciplinar, José poderá ser removido para outra localidade para não interferir na apuração de sua falta.
  • Na hipótese de demissão, José não mais poderá voltar ao serviço público.
  • Na hipótese de a autoridade julgadora ser também o superior hierárquico imediato de José, em razão da aplicação do princípio da verdade sabida, o processo disciplinar poderá ser simplificado, excluindo-se a formação de comissão disciplinar.

Question 5

Question
Acerca da sindicância e do processo administrativo disciplinar (PAD), assinale a opção correta.
Answer
  • O servidor público federal que for demitido por ter atuado ilegalmente como procurador em sua repartição pública poderá retornar imediatamente ao serviço público, se for aprovado em novo concurso público.
  • Como medida cautelar e a fim de que o servidor acusado não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do PAD poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até sessenta dias, com prejuízo da remuneração.
  • Caso um individuo tenha contribuído durante trinta e cinco anos no serviço público para o regime próprio de previdência social dos servidores públicos federais, porém, depois de se aposentar, teve a aposentadoria cassada, após o devido PAD, tal penalidade será inconstitucional, já que a relação previdenciária do servidor nada tem a ver com a falta disciplinar ocorrida na ativa.
  • Se um servidor acumular dois cargos públicos indevidamente, deverá ser instaurado PAD, no rito ordinário, o qual culminará, na hipótese de se provar o fato, na demissão do servidor, esteja ele acumulando os dois cargos de boa ou má-fé.
  • Na aplicação das penalidades, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais, sendo que as penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de três e cinco anos de efetivo exercício. respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Didática Geral e Legislação da Educação (PI/2012)
renpv
LEI 8080
Camila Costa
01. Eng de software:Fases de Processos da Eng de Software.
Jamil Yahuza Felippe
Improbidade Administrativa - Lei 8429/92 - Art. 10
Suzy Nobre
Quiz - SINERGIA CONCURSOS (Legislação do SUS)
Orlando Lima
Direitos Humanos
lb.roberto
Sinergia Concursos - Mapa da Portaria Nº 399/GM, Pacto pela Saúde 2006.
Orlando Lima
Legislação SUS (CF/88, Arts 196 ao 200) Blog Sinergia Concursos
Orlando Lima
Lei 9.784/99
stefanypaiva4
Processo Penal Investigação Criminal
leandrosilveirap