SIMULADO ETNICOS RACIAIS

Description

Sociedade e educação das relações étnicos raciais Quiz on SIMULADO ETNICOS RACIAIS, created by Sanielle Oliveira on 16/05/2017.
Sanielle Oliveira
Quiz by Sanielle Oliveira, updated more than 1 year ago
Sanielle Oliveira
Created by Sanielle Oliveira almost 7 years ago
2335
0

Resource summary

Question 1

Question
Segundo Andrews (1988), o racismo contra os negros no Brasil tem sido praticado desde o primeiro momento da chegada forçada destes seres humanos no país, uma vez que foram trazidos como escravos. A escravidão foi “a mais extrema das formas de opressão racial na história brasileira” . A profunda desigualdade racial entre negros e brancos em praticamente todas as esferas sociais brasileiras é fruto de mais de quinhentos anos de opressão e/ou discriminação racial contra os negros, algo que não somente os conservadores brasileiros, mas uma parte significativa dos progressistas recusam-se a admitir. No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava. Sobre os quilombos no Brasil, é correto afirmar que o(a):
Answer
  • Os quilombos se constituem como uma concordância ao sistema escravista, uma tentativa de retorno à prática da vida africana, um protesto contra as condições impostas aos escravos e, também, como um espaço livre para a celebração religiosa.
  • O quilombo nasce espontaneamente, nunca é fruto de um plano premeditado, e pode reunir, em um mesmo refúgio, escravos ou homens livres, vítimas de alguma lei discriminatória.
  • No Brasil, houve apenas o conhecido Quilombo de Palmares.
  • O Movimento Negro caracterizou-se pela luta racista combinada com a luta revolucionária anticapitalista e a consequente construção de uma sociedade igualitária.
  • Os quilombos eram organizados nas áreas urbanas.

Question 2

Question
As análises do Instituto ETHOS apontam que ainda há problemas no mundo corporativo em aceitar a diversidade refletindo o seguinte: “O mundo, que convive com o acelerado avanço tecnológico, ainda assiste, entretanto, ao crescimento de conflitos assentados na intolerância étnica, religiosa e cultural, em relação as quais a diversidade pode ser um importante instrumento de superação” (INSTITUTO ETHOS, p. 9). Diante dessa constatação pode-se concluir que a Diversidade, tal qual ela se apresenta num mundo contemporâneo atual é resultado de uma grande luta social cujo objetivo é buscar oportunidades iguais para todos e respeito à dignidade humana. Acerca da Diversidade pode-se entender que: I. Ela é buscada e praticada coletivamente por cidadãos, instituições, governos e comunidades como uma responsabilidade social compartilhada. II. As empresas não têm se preocupando com o tema visto que é algo ainda insípido na sociedade. III. Diz respeito apenas a questões socioeconômicas relacionadas aos empregados. IV. A diversidade não efetiva o direito social, daí a sua pouca importância para a sociedade. V. Por seu significado abrangente, que inclui todo e qualquer indivíduo, a diversidade é uma meta social a ser alcançada. VI. As empresas, como participantes desse processo, devem assumir tarefas específicas de valorização da diversidade, relacionadas aos papéis que desempenham na vida das coletividades.
Answer
  • I, III, V
  • II, III, VI
  • I, V, VI
  • III, IV, V
  • IV, V, VI

Question 3

Question
O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.) Com base no texto, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
Answer
  • A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença de etnias de tipo incivilizado.
  • Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar a maneira de pensar do povo brasileiro.
  • Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores relacionados a cada cultura.
  • O texto afirma que as culturas podem conviver de forma democrática, sejam elas indígenas, africanas ou brancas.
  • O texto afirma que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais.

Question 4

Question
A história nos mostra que “A cidadania se instaura a partir dos processos de lutas que culminaram na Independência dos Estados Unidos da América do Norte e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para a s mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias”. Fonte: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8. O conceito e aplicação da cidadania, no entanto, sofreram legitimidades sociais que trouxeram outras conformações nas civilizações contemporâneas. Na Aula 3, Torquato e Costa (2000, p. 4) fala sobre o assunto refletindo que “nos dias atuais, a cidadania pode ser entendida como um complexo de direitos políticos, sociais e civis, e de deveres atribuídos aos indivíduos que integram e participam, social e politicamente, de um determinado Estado Nacional” Diante dessas considerações você pode concluir que ser cidadão é:
Answer
  • Ter consciência de seus direitos e deveres e participar ativamente de todas as questões da sociedade.
  • Ser apenas um morador da cidade.
  • Ter consciência do seu papel na sociedade mesmo que se isente da participação política.
  • Contribuir, exclusivamente, para a sociedade com a cobrança dos seus direitos.
  • Apoiar, somente, a democracia.

Question 5

Question
As estruturas sociais podem ser vistas como uma organização da sociedade, em que “cada um dos participantes de uma estrutura desempenha o papel correspondente à posição social que ocupa” (OLIVEIRA apud TORQUATO; COSTA, 2013, p. 19). Esta reflexão faz parte dos estudos conceituais de estrutura social e organização social, base do assunto da Aula 1. Tal qual a sociedade humana, a empresa, como uma instituição social, também tem estruturas sociais que se manifestam nas formas do poder organizacional. Tomando como paralelo esta análise sobre estrutura social, e os estudos da Aula 1, você diria que:
Answer
  • Numa estrutura organizacional os participantes se organizam pelo papel que desempenham em razão da posição social que ocupam.
  • Não existe diferença conceitual entre estrutura social e organização social.
  • O conceito de estrutura social está relacionado ao de organização social.
  • As estruturas sociais não promovem organização social.
  • Organização social diz respeito faz parte da estrutura social.

Question 6

Question
Como os abolicionistas americanos previram, os problemas da escravidão não cessariam com a abolição. O racismo continuaria a acorrentar a população negra às esferas mais baixas da sociedade dos Estados Unidos. Mas se tivessem tido a oportunidade de fazer uma viagem pelo Brasil de seus sonhos – o país imaginado por tanto tempo como o lugar sem racismo – eles teriam concluído que entre o inferno e o paraíso não há uma tão grande distância afinal. (Fonte: Texto adaptado de Célia M. M. Azevedo, Abolicionismo: Estados Unidos e Brasil, uma história comparada (século XIX). São Paulo: Anna blume, 2003, p. 205.) Sobre o tema, é correto afirmar que:
Answer
  • A experiência da escravidão aproxima a história dos Estados Unidos e do Brasil, mas a questão do racismo tornou-se uma pauta política apenas nos EUA da atualidade.
  • Os abolicionistas norte-americanos tinham uma visão idealizada do Brasil, pois não identificavam o racismo como um problema em nosso país.
  • A imagem de inferno e paraíso na questão racial também é adequada às divisões entre o sul e o norte dos EUA, pois a questão racial impactou apenas uma parte daquele país.
  • A abolição foi uma etapa da equiparação de direitos nas sociedades norte-americana e brasileira, pois os direitos civis foram assegurados, em ambos os países, no final do século XIX.
  • Nenhuma das alternativas está correta.

Question 7

Question
Nas sociedades democráticas do chamado mundo desenvolvido, a ideia, a prática, a defesa e a promoção dos direitos humanos, de uma certa maneira, já estão incorporadas à vida política. Já se incorporaram no elenco de valores de um povo, de uma nação. Mas, pelo contrário, é justamente nos países que mais violam os direitos humanos, nas sociedades que são mais marcadas pela discriminação, pelo preconceito e pelas mais variadas formas de racismo e intolerância, que a ideia de direitos humanos permanece ambígua e deturpada. (Maria Victoria Benevides. Cidadania e Direitos Humanos. http://www.iea.usp.br/textos/benevidescidadaniaedireitoshumanos.pdf. Acesso em 08.06.2012) A partir do texto, assinale a alternativa correta.
Answer
  • A noção de direitos humanos ainda não está definida com clareza nas sociedades democráticas do primeiro mundo.
  • A promoção dos direitos humanos não é uma preocupação na vida política das chamadas sociedades emergentes.
  • A discriminação e o preconceito são sinais de que a noção de direitos humanos não foi socialmente incorporada.
  • A implantação de leis que promovam os direitos humanos é suficiente para evitar o preconceito e a discriminação.
  • A prática dos direitos humanos nas sociedades democráticas desenvolvidas independe de valores éticos.

Question 8

Question
Os primeiros africanos foram trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses como mão-de-obra em meio ao processo de escravidão, que tão bem caracterizou o período colonial e imperial brasileiro. Esses escravos africanos, trazidos ao Brasil, vinham de regiões diferentes e possuíam costumes, crenças e organizações distintas. Um dos grandes desafios do século XXI para tornar o mundo melhor é o de aprender a conviver com os outros, aceitar e respeitar os que são diferentes na cultura, na religião, nos costumes, na sexualidade etc. A intolerância, os preconceitos, as discriminações e o racismo, no entanto, vêm crescendo. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
Answer
  • o princípio de que todos os seres humanos são iguais, independentemente de sexo, cor da pele, orientação sexual, local de nascimento, valores culturais, existe de direito e de fato nas sociedades democráticas.
  • o racismo consiste numa tendência a desvalorizar certos grupos étnicos, sociais ou culturais, atribuindo-lhes características inferiores e manifesta-se na segregação e rejeição de valores culturais.
  • os neonazistas, os carecas, os arianos, entre outros, são grupos organizados que visam combater os preconceitos, sobretudo contra migrantes pobres.
  • a xenofobia e a homofobia atingem em maior grau os indígenas, os negros e a mulher, considerados inferiores em determinadas sociedades.
  • Apenas uma etnia fez parte do processo colonizador brasileiro e foi importante na formação da sociedade brasileira colonial.

Question 9

Question
De acordo com o texto abaixo, responda ao que se solicita: Índios & Civilizados Há mais povos no Brasil que nações no mundo. São chamadas tribos, que são centenas. Cada qual com sua própria língua e seus próprios costumes. De fato, as tribos são naçõezinhas, muito seguras de sua própria identidade e orgulhosas de si mesmas. Não querem ser confundidas com nenhuma comunidade estranha. Seja de índios, seja de civilizados. O que nós chamamos de civilizados é gente desgarrada, há décadas, há séculos, desde que saíram de suas tribos originais. Isto, para se incorporarem às sociedades novas, como pastores, como lavradores, ou como citadinos. Os lavradores ainda guardam copiosa sabedoria sobre a natureza, além de costumes originais, que os singularizam. Os pastores, também, têm suas tradições e seus modos próprios, como os vaqueiros do Nordeste, vestidos de couro, ou os gaúchos do Sul, vestidos em suas bombachas. O povo da cidade, que é propriamente civilizado – porque civilização significa, essencialmente, viver na cidade , é feito de gente sem cara, descaracterizada. Gente que perdeu a noção de suas origens, esqueceu suas tradições, e que se deixa levar por qualquer novidade; seja um sacerdote milagreiro, seja um programa de televisão. Sua qualidade principal é a sua inconstância. Estão sempre mudando os seus modos e as suas modas. O bom seria permanecermos índios, para vivermos tranquilos e felizes. Como isso é impossível, porque já fomos assaltados, avassalados e deculturados, só resta uma saída: é brigar para construir no futuro uma sociedade de tecnologia muito avançada, mas com gosto de viver a cordialidade, o respeito recíproco e a liberdade que os índios tinham. (Fornte: RIBEIRO, Darcy. Noções de coisas. São Paulo: FTD, 2000.) Assinale a afirmativa que apresenta a intencionalidade do texto.
Answer
  • Enfatizar a responsabilidade da vida dos índios.
  • Contrapor características da vida de índios às da vida de civilizados.
  • Evidenciar ações de índios que abandonaram suas nações.
  • Mostrar a cultura do povo citadino como a mais evoluída.
  • Apontar novidades tecnológicas existentes nas nações indígenas.

Question 10

Question
Para Rocha (1984), etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. Considerando o que não corresponde a uma atitude ou visão etnocêntrica, julgue os itens abaixo e em seguida, escolha a alternativa correta: I- Os índios brasileiros não tiveram a sua mão de obra aproveitada pelos portugueses por que eram preguiçosos e não gostavam de trabalhar. II- Os negros se tornaram escravos dado a sua condição física: mais fortes, resistentes, destinados ao trabalho braçal. III- As favelas são lugares carentes de cultura. IV- Toda sociedade possui seu valor e devem ser respeitadas em suas diversidades. Está correto o que se afirma em:
Answer
  • I, II, III, IV
  • I, II, IV apenas
  • III, IV apenas
  • IV apenas
  • II, IV apenas
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia Geral e do Brasil
Magno Goulart
Émile Durkheim
Victor Hugo Ferreira
Humanismo
Nathan Lima
Dinâmica de populações
Vitor Heitor
Indivíduo e Sociedade
Leonardo Menegon
Consciência Negra
Emanuella Barret
Roma Monárquica : SOCIEDADE
Arthur Rocha
Sociedade
biabang_pop
"O que é Sociologia" - O surgimento (Capítulo 1) - C. B. Martins
Larissa Lopes
Brasil Colonial
Laura Devite