Ensino Híbrido

Description

Com base na leitura do e-book, para testar seus conhecimentos responda o quiz abaixo.
Thais Rocha
Quiz by Thais Rocha, updated more than 1 year ago
Thais Rocha
Created by Thais Rocha almost 6 years ago
118
0

Resource summary

Question 1

Question
O que é o ensino híbrido?
Answer
  • Modalidade de ensino à distância que possui um professor tutor, contribuindo para a construção da autonomia dos estudantes.
  • Integração das tecnologias digitais na educação, em que contempla o presencial e o digital, proporcionando diferentes possibilidades para trabalhos educativos mais significativos.
  • O ensino híbrido percebe a educação em sua amplitude, como um processo em que não existe uma forma única de aprender e na qual a aprendizagem é contínua, que ocorre de diferentes formas, em diferentes espaços, por esse motivo o professor determina os percursos para que a aprendizagem seja garantida.
  • O ensino híbrido tem o professor como o centro do processo, pois o mesmo precisa reconfigurar sua prática, visando o alcance dos objetivos.

Question 2

Question
De que forma a expansão das tecnologias digitais modificaram a relação professor, aluno e informação?
Answer
  • A expansão das tecnologias digitais tornaram as informações unidirecionais, o que amplia a gama de informações sobre os assuntos, tornando o ensino dinâmico em que a construção do conhecimento se dá coletivamente.
  • As tecnologias digitais modificaram o processo de ensino-aprendizagem, transformando e criando novas relações entre os envolvidos, essas relações já não são lineares, pois há inúmeras fontes de informações e estas precisam ser filtradas e construídas coletivamente para que se tornem conhecimentos significativos.
  • Com o acesso as tecnologias digitais os estudantes conseguem aprender sem que haja o suporte do professor, eles possuem autonomia para construir conceitos, pois possuem acesso a um leque de informações disponibilizadas nas tecnologias.
  • As tecnologias possibilitam que a sala de aula seja reconfigurada, os professores podem solicitar atividades tanto presenciais quanto à distância, o que favorece apenas o trabalho individual e o desenvolvimento intrapessoal.

Question 3

Question
O ensino híbrido modifica as relações professor, aluno e informação, exigindo mudanças no perfil dos sujeitos durante este processo. Com base nisso, assinale as alternativas corretas.
Answer
  • Nesse processo de ensino-aprendizagem o aluno precisa construir autonomia, ser participativo e colaborativo.
  • As modificações possibilitadas pelas tecnologias digitais requerem novas metodologias de ensino, as quais necessitam de novos suportes pedagógicos, transformando o papel do professor e dos estudantes e ressignificando o conceito de ensino e aprendizagem.
  • O ensino híbrido é a educação em que não existe uma forma única de aprender e na qual a aprendizagem é um processo contínuo, que ocorre de diferentes formas, em diferentes espaços.
  • Cabe aos sujeitos envolvidos autonomia total no processo, o professor apenas os avalia em suas construções e não transmite a informação através de aulas expositivas como era realizado anteriormente.

Question 4

Question
As tecnologias digitais modificam o ambiente educativo no qual estão inseridas por meio de algumas relações. A partir disto, assinale as alternativas corretas.
Answer
  • Relação professor-tecnologia: o professor busca utilizar uma ferramenta tecnológica especifica para potencializar a construção do conhecimento pelo aluno.
  • Relação aluno(s)-tecnologia: as interações são constantes, e tende a ocorrer o processo de ação-reflexão-ação
  • Relação professor-aluno(s)-conteúdo: o professor organiza os conteúdos após conhecer os interesses e necessidades dos alunos e estes precisam cumprir com as propostas elaboradas pelo professor passo a passo a fim de cumprir os objetivos esperados.
  • Relação professor-aluno(s)-tecnologia: o professor tendendo a se tornar mediador nas relações dos estudantes com a ferramenta na busca de informação e construção de conhecimentos.

Question 5

Question
As propostas de ensino híbrido organizam-se em quatro modelos: Modelo de rotação, modelo flex, modelo à la carte e modelo virtual enriquecido. Com base nisso, é correto afirmar que:
Answer
  • No modelo flex os alunos dividem seu tempo entre aprendizagem on-line e a presencial.
  • Os modelos são utilizados apenas nas aulas presenciais.
  • Nos modelos de ensino híbrido, os estudantes passam a ser protagonistas da própria aprendizagem.
  • O modelo de rotação é subdividido em: rotação por estações, laboratório rotacional, sala de aula invertida e rotação em pares.
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Psicologia da Educação
rsgomes88
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto