Ciências da Natureza

Description

Atividade On-lie
Sandro  Souza de Oliveira
Quiz by Sandro Souza de Oliveira, updated more than 1 year ago
Sandro  Souza de Oliveira
Created by Sandro Souza de Oliveira almost 6 years ago
25
0

Resource summary

Question 1

Question
Enzimas convertem sangue de todos os tipos em sangue “O”. Um método capaz de transformar em “O” sangue dos tipos A, B e AB foi criado por uma equipe internacional de pesquisadores. A técnica pode pôr fim aos problemas de suprimento nos bancos de sangue, onde falta frequentemente o tipo O negativo o mais procurado, pois pode ser recebido por qualquer paciente. A compatibilidade é fundamental para a transfusão, pois esses antígenos podem reagir com anticorpos presentes no plasma e levar à morte em alguns casos. A equipe de Qiyong Liu, da empresa ZymeQuest (EUA), obteve enzimas capazes de remover da superfície dos glóbulos vermelhos as moléculas responsáveis pela reação imune. As enzimas foram desenvolvidas em laboratório a partir de proteínas produzidas por bactérias. Disponível em: <http://www.cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/68658> Acesso em: 16. set. 2009. (Adaptado). Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
Answer
  • a) ao obter enzimas capazes de suprimir a reação imune, os cientistas podem alterar a herança genética das pessoas quanto ao tipo sanguíneo.
  • b) para cada fenótipo sanguíneo existente no sistema ABO só existe um genótipo possível que o determine.
  • c) o sangue das pessoas que apresentam o tipo O recebe essa denominação pois não apresenta o antígeno A ou B (aglutinogênio A ou aglutinogênio B) nem as aglutininas anti-A ou anti-B.
  • d) a herança dos grupos sanguíneos do sistema ABO é determinada por um gene com alelos múltiplos (polialelia).

Question 2

Question
O conhecimento do padrão de herança tem importante aplicação em medicina legal. Casos de troca de crianças em maternidades ou de investigação de paternidade podem ser solucionados conhecendo-se os grupos sanguíneos dos indivíduos envolvidos. Uma mulher que apresenta tipo sanguíneo B tem um filho cujo tipo sanguíneo é O. Ela vai à justiça atribuindo a paternidade da criança a um homem cujo tipo sanguíneo é AB. Então conclui-se que:
Answer
  • a) ele é o pai
  • b) ela não seria a mãe
  • c) exclusão de paternidade
  • d) positivo
Show full summary Hide full summary

Similar

Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr
Cinemática Escalar: Conceitos fundamentais
Bruno Fernandes3682
Dicionário de Química
Alessandra S.
Fórmulas de física
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Física moderna
GoConqr suporte .
ÁTOMO
Hugo Fonseca
Oscilações, ondas, óptica e radiação
Sem Parar
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani