GAMIFICAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Description

JOGOS COMPETIÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Maria Adriana  Silva
Quiz by Maria Adriana Silva, updated more than 1 year ago
Maria Adriana  Silva
Created by Maria Adriana Silva almost 6 years ago
153
0

Resource summary

Question 1

Question
O HOMEM DO OLHO TORTO No sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caçador, meio vaqueiro, era cheio de conversas — falava cuspindo, espumando como um sapo-cururu. O que mais chamava a atenção era o seu olho torto, que ganhou quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua. Pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a égua. Era uma onça. No corre-corre, machucou-se com galhos de árvores e ficou sem um olho. Alexandre até que tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado. Ficou com um olho torto. RAMOS, Graciliano. Histórias de Alexandre. Editora Record. In revista Educação, ano 11, p. 14 O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
Answer
  • (A) O fato de Alexandre falar muito.
  • (B) A caçada de Alexandre à égua pampa.

Question 2

Question
Observe o SEGUNDO quadrinho. A ideia que expressa melhor o texto é
Answer
  • A.o aluno sujou-se de tinta.
  • B.o aluno desenhava a figura de um polvo.

Question 3

Question
Receitas da vovó Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando). A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias:
Answer
  • (A) Fazem com que lembremos a nossa infância
  • (B) São uma parte importante da cultura brasileira.

Question 4

Question
A DOR DO LADO Uma das principais inimigas dos corredores, a dor aguda que aparece embaixo da costela, conhecida como dor desviada, dor do lado, dor de atleta, dor do baço entre outros nomes, costuma deixar muitos corredores com cara feia por causa do incômodo que causa. Quando o esforço físico é maior do que a capacidade do coração de aspirar todo o retorno do sangue venoso ao coração, gera, assim, um excesso de sangue pobre em oxigênio em alguns órgãos e causa dores ou desconfortos na região do fígado (lado direito do abdômen) ou no baço (no lado esquerdo). “Uma maneira bem eficaz de diminuir e até acabar com as dores é intensificar a respiração, insistindo em numerosas, fortes e prolongadas expirações, o que faz o corredor se conhecer melhor em atividade, proporcionando o conhecimento da respiração ideal”, explica Albuquerque. Fonte: http://www.melhoramiga.com.br/2010/07/conheca-as-causas-da-dor-de-lado-comum-em-corredores/ (ultimo acesso em 23/11/2011)
Answer
  • A) informar as dores que sentimos durante uma corrida.
  • B)) informar os tipos de dores que temos durante uma corrida.

Question 5

Question
QUAL É A FUNÇÃO DE UM JARDIM? A palavra jardim vem do hebreu e significa “proteger”. Um jardim, portanto, é um local de cultivo e proteção das plantas. Ele pode servir para pequenos propósitos, como o simples desejo de desfrutar a beleza das flores, ou até trazer benefícios à saúde. Na verdade, as características e funções dos jardins mudaram ao longo dos anos. Para não nos perdermos nesse caminho, melhor dividirmos os jardins em tipos, com características próprias e que representem diferentes fases da História. (Revista Ciência Hoje das Crianças, número 200, pág.3) Pela leitura do texto, pode-se entender que o jardim apresenta uma função secundária, que é
Answer
  • cultivar as plantas.
  • representar diferentes fases da História.

Question 6

Question
Texto 1 As Borboletas Brancas Azuis Amarelas E pretas Brincam na luz As belas borboletas Borboletas brancas São alegres e francas. Borboletas azuis Gostam muito de luz. As amarelinhas São tão bonitinhas! E as pretas, então . . . Oh, que escuridão! MORAES, Vinícius de. A arca de Noé. Companhia das Letrinhas, 1991. Texto 2 Borboletas As borboletas são insetos com dois pares de asas. Vive melhor em regiões tropicais pelo clima quente e alimento abundante. Existem aproximadamente 200 mil espécies de borboletas, mas somente 120 mil estão registradas. As borboletas se alimentam de vegetais e néctar. Pesam cerca de 0,3 gramas sendo que a maior pode pesar 3 gramas. Chegam a ter 32 centímetros de asa a asa. As borboletas vivem em média duas semanas. http://www.brasilescola.com/animais/borboleta.htm Esses textos falam sobre a preservação das borboletas.
Answer
  • True
  • False

Question 7

Question
CUIDADOS COM A CATAPORA Clima seco e dias mais quentes. Receita propícia à propagação de vários vírus, inclusive o da catapora, que tem tirado o sossego de muitas crianças na região Sul de Minas. O médico pediatra José Alencar Faleiros, de Varginha, explica que atualmente os casos da doença reduziram bastante em função das [blank_start]vacinas[blank_end], mas mesmo assim ainda preocupam. Isso porque, uma vez instalada, a catapora requer cuidados, principalmente quando surge acompanhada de febre. Os anti-inflamatórios e vacinas não devem ser ministrados para não interferir no processo normal da doença. Nos casos de febre, analgésicos à base de dipirona são os mais aconselháveis. Para diminuir a coceira, banhos com permanganato. Jornal Hoje em dia, 03 set. 2009.
Answer
  • vacinas

Question 8

Question
A vespa A vespa faz parte da ordem dos himenópteros. É um inseto que possui dois pares de asas membranosas, dos quais o posterior é menor. A vespa caça diferentes insetos, como as lagartas, para alimentar suas próprias larvas, o que acaba sendo benéfico para as plantas. A abelha Assim como as vespas, as abelhas fazem parte da ordem dos himenópteros. Existem 20 mil espécies de abelhas, das quais mil são sociais, como a abelha-europeia. Insetos extremamente úteis, elas nos proporcionam mel e cera e desempenham um importante papel ecológico para as plantas. A abelha se alimenta de néctar e também de pólen que, espalhado sobre seu corpo, é transportado de uma flor para outra. Isso favorece a polinização das plantas. Os textos e a imagem retratam o tema de forma A) similares. B) controversa.
Answer
  • controversa
  • similares

Question 9

Question
Quanta pressa! Como vc é apressada! Não lembra que eu disse antes de vc viajar que eu ia pra fazenda do meu avô? Quem mandou não dar notícias antes d’eu ir pra lá?!?!?!:-O Vc sabia. Eu avisei. Vc não presta atenção no que eu falo? Quando ficar mais calma eu tc mais, tá legal? :-* Mônica PINA, Sandra. Entre e-mails e acontecimentos. São Paulo: Salesiana, 2006. Fragmento. Nesse texto, predomina a linguagem característica do meio
Answer
  • virtual.
  • esportivo

Question 10

Question
Onde trabalhar O perito tem quatro possibilidades de emprego: • ser contratado por uma empresa de consultoria, que é chamada quando pinta um problema em outra empresa; • ser perito da Polícia Federal ou Estadual, que mantém seu próprio corpo de especialistas; • ser autônomo e ser convocado pelo juiz de um tribunal ou por alguma pessoa ou empresa para trabalhar num caso específico; • trabalhar em uma empresa para fazer segurança virtual preventiva. Ou seja, proteger os sistemas antes de serem atacados por hackers. Mundo Estranho, São Paulo: Abril, ed.48, fev. 2006, p. 22. No Texto, há uma palavra representativa de linguagem coloquial em: “que é chamado quando pinta um problema...”.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Simulado de Química
Marina Faria
Simulado Biologia
Marina Faria
Conhecimentos Gerais
GoConqr suporte .
Simulado Filosofia
Marina Faria
Simulado Geografia
Marina Faria
Quiz - Advérbios
Rodrigo de Freit9506
Célula Animal X Célula Vegetal
Marília Mendes
Simulado Espanhol
Marina Faria