Filosofia/Sociologia para o Enem

Description

Quiz on Filosofia/Sociologia para o Enem, created by Victor Rian on 02/07/2018.
Victor Rian
Quiz by Victor Rian, updated more than 1 year ago
Victor Rian
Created by Victor Rian almost 6 years ago
32
1

Resource summary

Question 1

Question
Karl Marx foi uma importante figura para a sociologia clássica. Suas ideias estavam voltadas à denominada oposição de classes, na qual a sociedade estaria dividida em proletariados e burgueses, oprimidos e opressores. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Answer
  • As ideias marxistas estavam voltadas ao fato de que, farta de tanta exploração, a classe operária geraria uma revolução que, por conseguinte, ocasionaria um Estado comunista e, por fim, socialista.
  • A superestrutura elaborada por Marx faz referência à política, enquanto a infraestrutura faz menção à economia, considerada a base da sociedade vinculada ao capital (isto é, capitalista).

Question 2

Question
Émile Durkheim aprofundou seus estudos sobre fatos sociais, divididos em tipos específicos. Sobre essas classificações, assinale o que for correto:
Answer
  • A exterioridade afirma que o fato social é exterior ao indivíduo e exerce influência sobre ele - sendo, portanto, dotado de generalidade.
  • Um exemplo de coercitividade são os padrões de beleza preestabelecidos pela sociedade, fato que indica a existência de influência social sobre o indivíduo.

Question 3

Question
Sobre o conceito de Mais-valia, desenvolvido por Karl Marx, é correto afirmar que:
Answer
  • Consiste na acumulação de riquezas mediante o excedente de trabalho. É responsável por explicar a contradição de classes.
  • Consiste na acumulação de riquezas por horas extras de trabalho exclusivamente tecnológico. É o topo da exploração do sistema capitalista.

Question 4

Question
Auguste Comte, considerado o criador da corrente positivista, defendia que a sociedade deveris viver com base na ciência porque:
Answer
  • Ela é responsável pela estabilidade social, na qual os fenômenos são explicados pela razão e a religião é verdade absoluta e onipotente.
  • Ela é a solução para todos os problemas da sociedade, baseando-se nos ideais de razão iluministas e franceses, além de desenvolver ideias sobre os conflitos entre burgueses e operários.

Question 5

Question
O conceito de "Corpo Biológico", desenvolvido por Durkheim, não afirma que:
Answer
  • A sociedade é um coletivo que, se perder uma de suas engrenagens, é levado à utopia
  • A sociedade é baseada nas relações mantidas entre as diversas partes de uma sociedade, sendo os crimes indicadores de anomalias sociais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Auguste Comte
Sofia Silva Vinagre
Karl Marx
Victória Gama
Karl Marx
Ighor Ferreira
Karl Marx e Max Weber
Jaqueline Ribeir
Auguste Comte
Rafaela Ferreira
Karl Marx
Débora Barbosa
Surgimento da Sociologia
Christyan David
Roteiro de Estudos Sociofilosofia 2º Anos 3º Trimestre - EG
Marcos Roberto Martinez
O que é política
Samuel Gebing
Karl Heinrich Marx
Laila Reus Nissr
Revolução Russa (Revolução Mundial)
the.wise