Quiz - Do neocolonialismo até a Guerra Fria

Daniel Fernando Lima
Quiz by Daniel Fernando Lima, updated more than 1 year ago
Daniel Fernando Lima
Created by Daniel Fernando Lima about 2 years ago
45
0

Description

Quiz para exercitar o aprendizado sobre temáticas como: Neocolonialismo; Guerra Fria; Segunda Guerra Mundial.
Tags

Resource summary

Question 1

Question
UFSE Leia a entrevista de Cecil Rhodes ao jornalista Stead. “A idéia que mais me acode ao espírito é a solução do problema social, a saber: nós (…) devemos, para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de mortífera guerra civil, conquistar novas terras a fim de aí instalarmos o excedente da nossa população, e aí encontrarmos novos mercados para os produtos das nossas fábricas e das nossas minas. (…)” MELLO, Leonel I. A. e COSTA, Luiz C. A. História moderna e contemporânea. São Paulo: Scipione, 1999. O texto identifica fatores, que em seu conjunto, explicaram e impulsionaram a
Answer
  • expansão marítima e os descobrimentos do século XV.
  • corrida expansionista dos países europeus no século XVI.
  • colonização inglesa da América do Norte no século VII.
  • disputa pela ocupação do litoral africano no século XVIII.
  • expansão colonialista e imperialista do século XIX.

Question 2

Question
UFR-RJ “O Imperialismo é o capitalismo chegado a uma fase de desenvolvimento onde se afirma a dominação dos monopólios e do capital financeiro, onde a exportação dos capitais adquiriu uma importância de primeiro plano, onde começou a partilha do mundo entre os trustes internacionais e onde se pôs a termo a partilha de todo o território do globo, entre as maiores potências capitalistas”. LENIN, V. I. O Imperialismo: fase superior do Capitalismo. São Paulo: Global Editora, 1979. p. 88. A partir da definição acima, pode-se atribuir a seguinte característica ao Imperialismo:
Answer
  • a distribuição igualitária de produção e de capital, dando origem aos monopólios, cujo papel é decisivo na vida econômica.
  • o desenvolvimento de pequenas empresas de capital nacional em grande parte dos países.
  • divisão entre o capital bancário e o capital industrial formando o capital financeiro.
  • as maiores potências capitalistas, formando rede de apoio financeiro aos países mais pobres.
  • exportação de mercadorias, assim como a exportação de capitais, assumindo grande importância.

Question 3

Question
Unirio “O mundo está quase todo parcelado, e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Penso nas estrelas que vemos à noite, esses vastos mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas se pudesse; penso sempre nisso. Entristece-me vê-los tão claramente e ao mesmo tempo tão distantes.” Cecil Rhodes. Esta frase, proferida por um dos grandes incentivadores da expansão imperialista do século XIX, expressa as novas formas de:
Answer
  • distribuição da riqueza global, norteadas pela manutenção do equilíbrio ecológico entre as nações do hemisfério sul do continente europeu.
  • constituição de megablocos econômicos, priorizando as economias periféricas, potencialmente mais desenvolvidas e ricas do que a Europa.
  • nexação territorial, objetivando a conquista de terras férteis e importação de mão-deobra imigrante para o centro do capitalismo europeu.
  • globalização da economia e da informação, ultrapassando as fronteiras nacionais, suprimindo a intermediação do Estado Nacional.
  • cobiça pelos mercados da África e da Ásia, visando à exportação de capitais e ao consumo de produtos industriais dos países europeus.
Show full summary Hide full summary

Similar

Imperialismo e Neocolonialismo
Daniel Lima
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Iluminismo
Priscila Reinaldo
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha