ETEC F. P. Avaliação de Geografia 3/4 bim - Prof. Túlio

Description

Quiz on ETEC F. P. Avaliação de Geografia 3/4 bim - Prof. Túlio, created by Tulio Camargo on 17/09/2018.
Tulio Camargo
Quiz by Tulio Camargo, updated more than 1 year ago
Tulio Camargo
Created by Tulio Camargo over 5 years ago
579
0

Resource summary

Question 1

Question
As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente. A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental.Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações). As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,
Answer
  • onde chove, há floresta.
  • onde a floresta cresce, chove.
  • onde há oceano, há floresta.
  • apesar da chuva, a floresta cresce.
  • no interior do continente, só chove onde há floresta.

Question 2

Question
A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções, e coloca problemas de gestão muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar: - a eliminação da ação humana, como é a proposta da ecologia radical; - a proteção das populações cujos sistemas de produção e cultura repousam num dado ecossistema; - a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matéria-prima, para produzir mercadorias. (Adaptado de GARAY, I. & DIAS, B. Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais) De acordo com o texto, no tratamento da questão da biodiversidade no Planeta,
Answer
  • o principal desafio é conhecer todos problemas dos ecossistemas, para conseguir protegê-los da ação humana.
  • os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilíbrio ecológico.
  • deve-se valorizar o equilíbrio do meio ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e seus recursos.
  • o enfoque ecológico é mais importante do que o social, pois as necessidades das populações não devem constituir preocupação para ninguém.
  • há diferentes visões em jogo, tanto as que só consideram aspectos ecológicos, quanto as que levam em conta aspectos sociais e econômicos.

Question 3

Question
No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela:
Answer
  • incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.
  • incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.
  • interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.
  • proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.
  • necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.

Question 4

Question
Na afirmação: “Apesar de a tundra ocorrer em aproximadamente 1/5 da superfície terrestre, nela há baixa taxa de ocupação humana, e alguns lugares podem ser considerados anecúmenos. É o bioma mais seco e frio do mundo, apesar de localizar-se junto a uma grande quantidade de água, que se encontra em forma de precipitação. ”
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
Assinale a alternativa que identifica corretamente: I. o nome da vegetação que ocupava originalmente as áreas representadas no mapa. II. um dos fatores responsáveis pela redução dessas áreas na atualidade. III. um aspecto que justifica sua importância para a sociedade.
Answer
  • I. Matas tropicais e subtropicais; II. secas prolongadas devido a fenômenos ocasionais como El Niño; III. fornecimento de plantas específicas para a indústria farmacêutica.
  • I. Florestas pluviais (Rainforest); II. queimadas associadas à expansão da agropecuária; III. megadiversidade, possuindo cerca de 70% das espécies vegetais e animais do mundo.
  • I. Savanas; II. queimadas associadas à expansão da agropecuária; III. biodiversidade, possuindo um dos mais ricos estoques genéticos do globo.
  • I. Floresta pluviais (Rainforest); II. processo de desertificação associado ao crescimento da atividade industrial; III. biodiversidade, possuindo um dos mais ricos estoques genéticos do globo.
  • I. Savanas; II. processo de desertificação associado ao crescimento da atividade industrial; III. megadiversidade, possuindo cerca 70% das espécies vegetais e animais do mundo.

Question 6

Question
(UNICAMP) Em zonas de altas montanhas, como no Himalaia, a vegetação se desenvolve em diferentes altitudes, a que se associam variações das condições de temperatura, umidade, exposição do sol e ventos. Após examinar a figura a seguir, assinale a alternativa correta a respeito da distribuição da vegetação em relação à altitude. **Imagem: (Adaptada de http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas.htm. Acessado em 17/09/2018)
Answer
  • Até 2000 m, floresta temperada; de 2000 a 3000 m, floresta tropical; de 3000 a 5000 m, gramíneas; de 5000 a 6000 m, floresta de coníferas; acima de 6000 m, terreno coberto por gelo.
  • Até 2000 m, floresta de coníferas; de 2000 a 3000 m, floresta temperada; de 3000 a 5000 m, floresta tropical; de 5000 a 6000 m, gramíneas; acima de 6000 m, terreno coberto por gelo.
  • Até 2000 m, gramíneas; de 2000 a 3000 m, floresta de coníferas; de 3000 a 5000 m, floresta temperada; de 5000 a 6000 m, floresta tropical; acima de 6000 m, terreno coberto por gelo.
  • Até 2000 m, floresta tropical; de 2000 a 3000 m, floresta temperada; de 3000 a 5000 m, floresta de coníferas; de 5000 a 6000 m, gramíneas; acima de 6000 m, terreno coberto por gelo

Question 7

Question
Com relação ao tipo de vegetação dos principais biomas mundiais, é INCORRETO afirmar que:
Answer
  • Os desertos quase não possuem vegetação.
  • Os campos são constituídos por uma vegetação composta por gramíneas e quase não possuem vegetação arbustiva ou arbórea.
  • As savanas possuem uma vegetação florestal densa que é composta por árvores que atingem mais de 30 metros e não perdem as folhas no outono.
  • A vegetação da Tundra é composta por musgos e líquens, que resistem ao frio intenso do inverno e voltam a brotar no verão.
  • A Taiga é composta por florestas de coníferas, um tipo de árvore que possui folhas em forma de agulha que são recobertas por uma cera que as torna mais resistentes ao frio.

Question 8

Question
Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica. (1) Floresta de Coníferas (2) Vegetação Mediterrânea (3) Tundra (4) Pradaria (5) Savana (6) Estepe ( ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e liquens. ( ) Vegetação herbácea, esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, na faixa de transição de climas úmidos para desertos. ( ) Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros. ( ) Vegetação esparsa que possui três estratos. Um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. Predomina em regiões de clima mediterrâneo. ( ) Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental. ( ) Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
Answer
  • 2 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3
  • 1 – 2 – 3 – 6 – 5 – 4
  • 3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5
  • 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1
  • 4 – 3 – 2 – 5 – 1 – 6
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia-Hidrografia e Biomas
Maria Beatriz Moreira
Biomas
vanessamiyato
Biomas e Hidrografias do Brasil
crisboracz
VEGETAÇÃO BRASILEIRA
Matheus Fagundes
Domínio da caatinga
Thiago Henrique
Quizz - Biodiversidade Brasileira: Componentes Físico-naturais e Distribuição no Território Brasileiro.
Natália Rodrigues
Resumo: Aula 14 – Biomas
Ivan Pessanha
Biomas br
Marco Aurelio
Biomas do Mundo
GeoQuim Silva